segunda-feira, junho 30, 2003

MAZUKIÉISTO?
Tá tudo louco? São 23.35 (pelo menos no relógio) e o contador de pancadas diz que só hoje, até esta hora, já vieram 1000 curiosos espreitar o que andamos a fazer.
Ó minha gente, não há necessidade... eu sei que o Canal 18 só dá programação decente de 5ª a Domingo, mas há sempre uma Playboy ou uma Tânia debaixo da cama ou no fundo da gaveta. E se querem cultura, política e coisas sérias, há sites apropriados. Humor, o Gato, a Cagada, o Pipi ou o Cruzes dão conta do recado. Nós só somos uns peluches... 1000 visitas num dia (que ainda não acabou)? Tch...
ANIMAL
MILENA
Pela primeira vez, o contador do blogue atingiu as 1000 visitas num só dia. E ainda falta meia hora para o dia acabar.
The sky is the limit.
STATLER
O CONFRONTO SINDICAL CHEGOU AO BLOGUE
Desde que o Contador de Marretadas se inscreveu na CGTP e foi para o Fórum Social Português dissertar sobre a Situação Laboral da Pósmodernidade e suas Influências no Desempenho Erótico dos Contadores de Marretadas, que isto nunca mais funcionou como devia. Dito em versão curta: o cabrão está em greve. Sem pré-aviso, sem reivindicações de qualquer espécie. Pagamos-lhe acima da tabela, o trabalho é leve (não tem de dar marretadas, só tem de as contar), nem sequer está a recibo verde. Não percebemos.
Fazemos um apelo à blogosfera: se andar por aí um negociador sindical (m/f) que possa entrar em diálogo com o nosso Contador de Marretadas e perceber o que é que ele quer, os Marretas agradecem. Somos bons patrões, não usamos mão de obra infantil (e logo nos tempos que correm, crianças >>>>> longe!), não assediamos as secretárias (só porque não as temos, é verdade), não temos salários em atraso nem fazemos falências fraudulentas (só porque não sabemos bem como é que se fazem sem sermos apanhados...). Nem sequer uma mísera continha ófexóre a gente tem (...também somos Marretas, claro!).
Assim, o perfil do negociador que procuramos terá de ser flexível e polivalente, capaz de dialogar, mas também capaz de dar dois murros no HTML, de modo a situá-lo e a mostrar quem é que manda aqui.
Respostas com CV para bloguemarretas@hotmail.com ou mesmo aqui em baixo, para que o sacana do grevista saiba que estamos a tratar do assunto.
MARRETAS
SOLIDARIEDADE CORPORATIVA
A Guitarra Espanhola Que Acredita Que Pode Voar e que dá aulas nas horas vagas diz no seu blogue: Grrrrrr «Antes do 25 de Abril tinhamos a Inquisição que tinha uma lista de livros proibidos que se chamava o Index» - Vê-se mesmo que estou a corrigir testes. Grrrrrr
Como a gente te compreende...
ANIMAL
MAIS UM BLOGUE DE JEITO
Estudos sobre a Guerra Civil Espanhola. Vale a pena estar atento ao trabalho desta gente. Pode ser que aprendamos alguma coisa. A blogosfera começa a ser interessante.
ANIMAL
ESTÁ NA HORA DE MUDAR DE VIDA
O Correio da Manhã fala dos blogues. Ficamos a saber que o contra-a-corrente é do Miguel Esteves Cardoso e que o blog-de-esquerda é feito por gente do Bloco de Esquerda (já suspeitava...), que o cruzescanhoto é de uma esquerda desalinhada e aspirante a espirituosa (ai que espirituoso...). Mais grave, os Marretas não são mencionados (atentado covarde contra um umbiguismo florescente! - não se faz! somos um blogue incontornável!).
Se sair uma notícia sobre blogues na Bola ou no Record, não sei o que faço! Mas vou-me desgraçar! (sei lá, inscrevo-me na Nova Democracia, ou coisa parecida).
ANIMAL
ATÉ ISSO QUEREM NORMALIZAR?
Contra (...). É assim que pais, professores e mesmo autarquias definem a posição (...) relativamente à imposição dos agrupamentos verticais (...)
Nestas coisas de agrupamentos, acho que ninguém tem o direito de se meter na vida privada dos outros. Pessoalmente, prefiro os agrupamentos horizontais (na vertical dão uma trabalheira imensa, provocam cãimbras, e nunca se está devidamente descontraído). Mas isto sou eu a falar. Outros poderão preferir de pé. Não é da minha conta. Mas também não é da conta de nenhum ministério. Nem da igreja.
ANIMAL

domingo, junho 29, 2003

STROM HANDS
Morreu esta semana o senador Strom Thurmond, aos 100 anos. A notícia do Público refere que o velho senador, nos últimos anos, continuava a apalpar o mulherio nos elevadores do Congresso.
São exemplos destes que nos dão esperança de aguentar a velhice num constante "chavascal galhofeiro"(1). Onde estiveres, Strom, keep it up.
STATLER

(1) PIPI [2003], "Singularidades do Nosso Doce Idioma" in O Meu Pipi (http://www.omeupipi.blogspot.com, 26 de Junho de 2003)
NÃO HÁ RÉGUA SEM ASCENSÃO
Na Pública de hoje, Eva Mendes diz que gosta de andar nua em casa. Escrevi algures - o que suscitou protestos de alguns amigos - que mesmo dentro de casa se deve ter um certo recato. Como é óbvio, todas as regras têm as suas excepções. A Eva é uma delas. O meu apartamento fica no lado esquerdo do 1º andar do nº 34. Quando quiseres.
STATLER
HAYEK GENITAL
"No que toca aos genitais, somos ultra-liberais" era a frase que se se ouvia ontem no Desfile do Orgulho Homossexual, encabeçado pela CGTP, pelo ATTAC e pelo SOS Racismo.
A estes ninguém os entende. Ainda há duas semanas as três organizações se juntaram no Fórum Surreal Português, precisamente para se declararem contra o neo-liberalismo. Haja coerência.
Discutamos agora o significado do neo-liberalismo genital. Será que os manifestantes de ontem defendem o princípio da sobrevivência do mais apto? Aquele que tiver membro maior, deve papar mais gajas (ou gajos, neste caso)? Sustentarão eles a regra da acumulação da riqueza? Será que respeitam a noção básica da propriedade genital privada? E acham que o sexo pode viver segundo as leis da iniciativa privada?
Eu sou conservador e não gosto destas rebaldarias. Neste assunto da genitália, talvez preferisse um sistema socialista de planificação central do Estado, segundo o princípio "de cada um de acordo com as suas capacidades, a cada um de acordo com as suas necessidades".
STATLER
HAVER, HÁ. ESTÃO É ESCONDIDOS.
À procura do Pipi no Expresso, passo pela crónica da Inês Pedrosa. No destaque, em letras suficientemente grandes para me chamar a atenção, leio: "O nosso azar é não termos tantos deficientes como precisávamos". Felizmente temos a Inês Pedrosa.
STATLER
BARALHADA DE UMBIGOS
O pipi é o Paulo Querido.
ou
O Paulo Querido é o pipi.
Um dia destes o Jorge Bacelar entrevista o Animal.
ou
Um dia destes o Animal entrevista o Jorge Bacelar.
ANIMAL
OXÍMOROS SEM PELO (patrocinado pela Corporación Dermoestética)
A dissertação sobre oxímoros no blogue do Pedro Mexia, apresenta como exemplo da contradição de termos "bloquista depilada". Ora, caro Pedro, vamos lá a saber: as tuas fontes são fidedignas? Estou a pensar em duas excepções... mas posso estar equivocado, claro.
ANIMAL
EFEMAMÉRIDES
Há 150 Anos, o Busto de D. Maria Seguiu em 12 Cartas de Correio
Há 10 Anos, foram as Mamas da Cicciolina nas Televisões do Mundo Inteiro
ANIMAL
QUEM DÁ E TORNA A TIRAR AO INFERNO VAI PARAR
Sampaio Retira Condecoração a Ex-PIDE
ANIMAL
ORA BEM
Portugal É o País da União Europeia Que Mais Encarcera Mulheres
Nós cá somos assim: não gostamos de surpresas. Enquanto estão na pildra, sabemos que não andam por aí a inquietar a concorrência.
ANIMAL
PRD NO DNA
"Desta vez, confesso, faltou-me talento para gerir melhor o tempo dos meus dias. Prometo recuperar na semana que vem."
É o anúncio público do lançamento do blogue rolo-du-artista "À Procura do Talento Perdido".
STATLER
APROVEITEM QUE O VELHO NÃO ESTÁ CÁ
Estive ausente do blogue os dois últimos dias. Nunca os Marretas foram tão visitadosa num só dia. Na sexta-feira foram quase mil visitas. Caros companheiros Waldorf e Animal, se acharem que sou prejudicial às audiências do blogue, avisem com os 30 dias de antecedência que manda a lei do trabalho, por favor.
STATLER
GRALHA COR-DE-ROSA
O Grande Chefe Sueco [posta de baixo] e o meu amigo Bickle-Lomba estranharam as declarações da Sónia Abrasão, onde ela nega ter estado "envolvida afectivamente com um ministro". É natural que estranhem. O título era uma óbvia gralha ortográfica. Onde estava "afectivamente" deveria estar "efectivamente".
STATLER

sábado, junho 28, 2003

LIVRO DE ESTILO (1º dráfete)
Por causa de tanta paneleirice com os erros ortográficos (bem como do convívio bloguista com um deputado do parlamento europeu), decidi apresentar ao Comité Central esta proposta de redacção de um livro de estilo dos Marretas. Na boa tradição da Glasznost fazemos tudo (salvo seja!) sob o escrutínio do público (não confundir com o Público, que também nos escrutina).
Cada Marreta escreve o que lhe der na real gana, como quiser, quando quiser, em postes cuja dimensão pode variar entre um caractere (é assim que escreve, sim senhor!) e o comprimento médio dos textos do Abrupto.
Os erros ortográficos, da responsabilidade do Marreta que os assina, estão sujeitos a penalidades diversas, que variam entre a repreensão pública nas caixinhas das marretadas, até à lapidação com esponjas de banho e pedaços de esferovite.
Repreensão nas caixinhas - quando ocorrer á ou .
Repreensão nas caixinhas e privação de sexo durante duas horas - gerúndios obviamente abrasileirados (prova de "picanços" ilícitos em sites do outro lado do rio); ocorrência de gênio.
Privação de sexo durante 12 horas (contraordenação grave) - demonstrações de subserviência ao acordo ortográfico (fato por facto, p.ex.)
Privação de sexo durante uma semana (contraordenação muito grave) - ocorrência de fazer-mos, ler-mos, falar-mos. Excepção: coçar-mos (dependendo de quem, naturalmente)
Voto de castidade perpétuo compulsivo (crime) - hádem. (alternativamente a esta pena, o supliciado pode optar por ser lapidado com esponjas de banho e pedaços de esferovite por um grupo de tineigeres fêmeas em lingerie erótica - que não podem ser tocadas pelas mãos impuras do pecador).
Constituem excepção a estas penalidades os erros óbvios de digitação (fodaçe, nerda, nanas, etc.) que se incluem no princípio constitucional da inimputabilidade blogular.
O Chefe Sueco fica amnistiado em função da sua grave deficiência - ser sueco. Ficará apenas sujeito a restrições temporárias no convívio com as galinhas.
ANIMAL
TRIPAS Á MODA DO PORTO
Ó fundamentalistas do A com acento grave e do HA com acento agudo: antes de me começarem a lapidar (ou mesmo a atirar pedras), TRIPAS Á MODA DO PORTO estava assim escrito (bordado a fio dourado) no estandarte da Confraria das ditas. Deu na televisão. Se deu na televisão é porque é assim.
Statler, o teu poste "GAFFE CERTEIRA - Ainda á volta dos testes..." está de acordo com o mainstream tripeiro. Agora resolve: continuas a escrever á (como os confrades da tripa) ou voltas ao bom caminho e escreves à como antigamente se escrevia (e que está mais de acordo com a tua idade e o teu pendor conservador). A gente atura-te de qualquer maneira, seja qual for a escolha que fizeres.
ANIMAL
ENDE NÁU ÇÁMESSINGUE COMPELITELI DIFERENTE
(uma forma diferente de obter interactividade - o botão do rato é indispensável)
Enquanto estiverem a brincar com isto não se metem em política...
ANIMAL
MAIS UM ATENTADO À CULTURA NACIONAL!
Parlamento Europeu vota directiva sobre emissões de gases com efeito de estufa (Lusa)
Segundo a directiva, a Feijoada à Transmontana e as Tripas à moda do Porto para cumprirem o preceituado terão de ser servidas em versão Light ou Ultra-light.
ANIMAL
À ATENÇÃO DO CHEFE SUECO
Sequência do Genoma da Galinha Esperada para Março de 2004 (Público)
ANIMAL

PARA MANTER CASTELA EM RESPEITO
Governo vai investir 380 milhões de euros em blindados (Lusa)
ANIMAL
CHAPELADA
“A ESQUERDA em Portugal continua a ser significativamente maior do que a direita”, diz o Expresso.
Continua a ser maior? Então como é que o PSD e o PP têm maioria? Chapelada?
WALDORF
LÁ VOLTOU A DESAPARECER O CONTADOR DE MARRETADAS
Só coisas que me incomodam!
ANIMAL
ALZHEIMER
No outro dia comecei a achar que as coisas por aqui estavam calmas demais. Uma guerra, é preciso uma guerra para animar isto, a direita dum lado, a esquerda do outro, informação, contra-informação, sarcasmo, pedradas, tiros de morteiro, insultos à mãe, enfim, animação é o que é preciso.
E vai daí, comecei a pensar nas possibilidades para desencadear uma guerra. Pequenina. À nossa escala. Então, tive uma ideia genial!
Mas quando cheguei ao computador para disparar o primeiro petardo, percebi que me tinha esquecido.
Mas não perdem pela demora! Da próxima, não me esqueço! Espero
ANIMAL
A CRUZ DO GÉNIO*
Dizia o Piscoiso ali em baixo:
"Em certos os casos, quanto mais nobre o gênio, menos nobre o destino. Um pequeno gênio ganha fama, um grande gênio ganha descrédito, um gênio ainda maior ganha desprezo; um deus ganha crucificação. "
Fernando Pessoa.

Na minha qualidade de génio (e não gênio) incompreendido não poderia estar mais de acordo com o Sr. Fernando. Só me falta mesmo ser crucificado. Mas agora temos a Direcção Geral das Contribuições e Impostos, que é uma morte ainda mais lenta e degradante. Está certo.
ANIMAL
* Não confundir com os génios do Cruzes!

sexta-feira, junho 27, 2003

OPINIÃO
A nossa amiga Columbina pede-nos uma opinião sobre o artigo do MEC
Cara amiga, lê o Pedro Mexia. Está de acordo com o que dissemos na ocasião e ainda acrescenta alguns pormenores que nós, pobres beirões afastados das luzes da ribalta, não sabíamos.
WALDORF
MODERNICES
PCP sem pressa nem vontade para adoptar nova Lei dos Partidos Pois é, esta modernice do voto secreto só dá problemas. Como responderá o “partido com paredes de vidro”? Com a obrigatoriedade de listas únicas?
WALDORF
O FIM DA LINHA
As mudança continua e o tempo para o blogue escasseia. Mas o pior ainda está para vir: amanhã deixo de ter linha. Espero que a PT seja rápida!
WALDORF
SOLIDARIEDADE SOBRE RODAS
PS e PCP solidários com taxistas. Vejam só como as coisas mudam. Quando o CDS era conhecido como o partido do táxi, a esquerda nunca estava solidária com os taxistas!
WALDORF
E DEPOIS?
Ontem o blogger teve problemas. Ontem o blogextra teve problemas. Ontem foi necessário fazer alterações nos nossos templates. Ontem fiz as alterações e, durante a tarde, coloquei três post. Ontem dei um erro ortográfico num desses posts. Ontem o Timshel descobriu o erro e comentou. Ontem corrigi o erro e dei a mão à palmatória. Ontem os posts da tarde desaparecerem todos após um publishing das alterações. Desde ontem que o Timshel me acusa de ter apagado o dito post. Eu sei que fui eu que apaguei, quem mais havia de ser. Mas não por causa do erro, pois errar é humano e escusava de apagar todos os posts da tarde. Mas pronto, ele meteu aquilo na cabeça, que se há-de fazer. De qualquer forma fica dito: eu ontem dei um erro ortográfico. Quem nunca errou que atire a primeira pedra!
WALDORF
Sahaf volta à televisão amanhã (TSF)
Caro Mohamed, o convite para guest star dos Marretas mantém-se.
ANIMAL
DESEJO
Recebemos este simpático mail:
Parabéns pela bela foto com cerca de 455 cm² (e também pela reportagem acompanhante, já agora) da Visão de hoje. É agradável ver a cara dos "grandas malucos" que acompanho há uns meses, e tal como o Ricardo Araújo Pereira diz, é pena que nem todos os professores sejam assim. Aliás, devem ser neste momento os professores mais desejados deste Portugal (não, não sou aluno de nenhum dos três a tentar safar-me de uma oral mais complicada...). Continuem a marretar assim.
Só peço um enorme favor: divulguem isto pelos nossos alunos. Ficava mal sermos nós a fazê-lo (e até dava para desconfiar). Pode ser que acreditem, e que fiquem todos vaidosos por terem os professores pfffrrrrr.... mais desejados de Portugal... hihihihihi, não resisto!, nós... hihihi,... os mais.... ahahahahahah! pfrrrrrrrrr..... AHAHAHAHA!
ANIMAL...hihihihi... snif...
HERMENÊUTICA
Al-Sahaf, antigo porta-voz de Saddam e provável sucessor de Ari Fleisher como porta-voz de Bush, declarou à Abu Dhabi TV, sobre a exatidão dos seus comentários duarante a guerra, que as informações estavam correctas, mas a sua interpretação era incorrecta.
Isto das interpretações sempre deu problemas. Veja-se o Código Civil, por exemplo.
ANIMAL
DEFINIÇÃO
O Ministro da Presidência, Morais Sarmento, defendeu quinta-feira à noite a criação de uma entidade reguladora que defina o que é o serviço público de televisão. (Lusa)
...claro está que essa definição tem de coincidir com aquilo que penso! acrescentou, off the record.
ANIMAL
ASTROPOESIA
Marte, o "planeta vermelho"... também pode ser azul! (Lusa)
Marte Azul é sempre que um homem quiser.
ANIMAL
O BURACO
Tribunal de Contas detectou "buraco" de 381 milhões de euros na Madeira
Querem ver que a ilha se afunda por causa do buraco!
WALDORF
NOVELA
A blogosfera também já oferece novelas. Passem pelo Surtos da Efervescência Interior - e “vejam” o 1º episódio de Louisiana 1848.
WALDORF

quinta-feira, junho 26, 2003

OUTRO?
Os rapazes têm sentido de oportunidade: Nova Democracia tem primeira reunião em Fátima
O pior é que a história não se repete. Queriam outro milagre ou quê?
WALDORF
INOCENTES
Sempre que é publicado um artigo sobre a blogosfera, aparece logo alguém a dizer: são sempre os mesmos. É o caso da nossa querida sra. dra. Engenheira. “de quem fala (a Visão) além dos marretas? é os dos costume ou desta vez há mais algum blog mencionado sem ser os que se chamam a si próprios os "pioneiros" e papás da blogosfera quando já andava cá tanta gente antes mas que não eram srs drs engenheiros como eu sou agora.”
Pois bem, vamos lá esclarecer isto de uma vez por todas:
1.Não somos pioneiros e para comprová-lo escarrapachámos aqui ao lado a data em que a marretada começou.
2.Juramos que não somos papás de ninguém na blogosfera
3.Não temos culpa que nos tenham vindo desassossegar aqui nas berças, onde estávamos muito quietinhos!
Por isso declaramo-nos INOCENTES. Tummmm (isto foi o barulho do carimbo)
WALDORF
UMBIGO-NARCISISMO OU NARCISO-UMBIGUISMO?
Estas taxinomias dão cabo de mim.
ANIMAL
AINDA A ACADEMIA DE ESTRELAS
O Statler está aos saltinhos a dizer que quer ir (até vejo a Catarina Furtado no balãozinho dos pensamentos dele...). O Waldorf está ali no canto a chiar com dores nas cruzes. Também, com esta idade, estar a mudar de casa... devia era já estar a reservar um lote de terreno no cemitério municipal... Está visto: energia animal e charme só eu. Estou pronto para esse sacrifício, que os velhotes já deram o que tinham a dar... (estão a ver como nós os gajos de esquerda somos generosos e sempre prontos para nos sacrificar por um bem maior?)
ANIMAL
ACADEMIA DE ESTRELAS
Depois do destaque dado na VISÃO aos xóninhas dos profes da UBI que se fazem passar por Marretas, só falta mesmo uma entrevista na Caras, uma hora com a Bárbara Guimarães no Oriente (afinal isto é um fenómeno cultural! - e eu sou voluntário para fazer o sacrifício) e, last but not least, uma aparição no Herman Sic, entre o hipnotizador firme e hirto e umas gajas pouco vestidas.
O passo seguinte é a Academia de Estrelas. Mas para isso é preciso falar com o nosso agente, que neste momento discute em Estocolmo os termos da contratação do Chefe Sueco. É que ele não abdica das galinhas. Nós podemos ser marretas, mas também sabemos que a carne é fraca. E nos tempos que correm há que ter cuidados acrescidos com a nossa reputação: ainda nos acusam de não assediar as nossas alunas...
ANIMAL
A DIREITA E A ESQUERDA JÁ NÃO SÃO COMO ERAM
Então tem algum jeito, numa aparição pública destas (Visão), a facção direitista do blogue veste de vermelho para a fotografia, e o esquerdista de serviço é que aparece de cinzento?
ANIMAL
É PRECISO TER VISÃO
Ainda vão a tempo. Não deve ter esgotado e ainda se arranjam uns exemplares. Os Marretas têm um destaque... bom, hmmm... a falsa modéstia impede-me de dizer... mas digo, hmmm... merecido. Acho que sim. O nosso charme, especialmente o meu magnetismo animal, justificam a opção de nos dar a nós mais centímetros quadrados de fotolito e papel do que aos restantes bloggers do artigo. Não seremos mais profundos. Não escreveremos tão bem. Não seremos tão sérios. Mas, garantidamente, somos mais bonitos (exceptuando, talvez, a vírgula). E isso vende.
ANIMAL
JÁ NÃO FALTA MAIS NADA
Os acentos aparecem e desaparecem. As marretadas aparecem e desaparecem. O contador aparece e desaparece. Agora até os posts aparecem e desaparecem. Que mais nos irá acontecer?
WALDORF
PENA MÁXIMA
É assim todas as noites. É assim em todos os jornais televisivos: pedofilia, pedofilia, pedofilia. Não terá chegado a hora de aumentar a pena máxima em Portugal e aplicá-la a estes casos?
WALDORF
PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS V
LABOR: "É diferente ser-se desejado e ser-se candidato" - Eis aqui uma verdade tão velha como a própria existência masculina.
A VOZ DO NORDESTE: You don't have permission to access /voznordeste/ on this server. - Epá, deixem lá a gente entrar que não vamos à procura de brasileiras!
O MIRANTE: "Cartaxo acredita no nó de acesso à A1 - Assim nasce uma nova seita: a Igreja do Nó
JORNAL DA MADEIRA: Jardim e Savino de acordo quanto à limitação de mandatos - Já a Maria Barroso se queixa do mesmo!
JORNAL DE COIMBRA: Avenida Central é “ideia de jerico. As pessoas que criticam o Salazar por ter destruído a Alta, estão hoje a movimentar-se para destruir a Baixa” - Mais palavras para quê?
E assim vai o país.
WALDORF
GAFFE CERTEIRA
Ainda á volta dos testes:
A alta cultura - ou cultura eurodita.
Provavelmente nem sabe a razão que tem.
STATLER
A TICKET TO RIDE
Estivemos a ler os postes do Lomba dos últimos dias. A obsessão da flor dele cheira imenso a pólen. Pedro, os Marretas fizeram uma vaquinha (salvo seja!) e oferecemos-te um fim de semana em Bragança. Mothers free.
OS MARRETAS
CULTURA…FÍSICA
Há uma altura em que se percebe verdadeiramente qual o peso da cultura na (de) formação do Homem: após a mudança de casa.
Porra, estou com uma dor de costas do caraças por causa das caixas de livros e CD’s.
WALDORF
ASSEMBLEIA DESPORTIVA
Os senhores deputados que assistiram à final da Taça UEFA querem que a falta desse dia seja considerada como “falta justificada.”
Não sei qual a razão que os senhores apresentam para esta pretensão, mas deve estar relacionada com a participação de uma equipa portuguesa numa fase final. Pois bem, aqui deixo uma lista de competições onde, com base no mesmo argumento, esses senhores deputados devem marcar presença durante o próximo semestre:
Campeonato do Mundo de Natação - Barcelona -13 a 27/07/2003
Campeonato do Mundo de Parapente – Portugal -11 a 27/7/2003
Campeonato do Mundo de Futebol (Sub-17) – Finlândia - 13 a 30/8/2003
Campeonato Europeu de Pentatlo Moderno – Bulgária 14 a 17/8/2003
Campeonato Mundial de Squash – Finlândia – 3 a 9/8/2004
Campeonato do Mundo de Pista em Atletismo – Paris – 21 a 31/8/2003
Campeonato da Europa de Andebol - Eslovénia – 22/1 a 1/2/2004
Já agora mais uma sugestão. O presidente da Assembleia da República deve dar prioridade aos pedidos de justificação dos deputados pertencentes à imensa maioria que passa uma legislatura inteira sem fazer uma intervenção. Pelo menos assim levantam o cu da cadeira por uns dias o que é uma boa arma na luta conta a obesidade. O povo gosta de ter representantes elegantes.
WALDORF
A GRANDE BALDA
Caros leitores
Não pensem que ontem nos baldámos. A paragem dos Marretas fica a dever-se às alterações que a Pyra decidiu introduzir no blogspot. Depois de muitas tentativas para marretar, recebemos esta mensagem.
11:00 AM PDT: Your blog is currently being converted to a new-and-improved version of Blogger.
Please bear with us. It should be back later today.

Embora alheios ao problema, pedimos desculpa aos que já não conseguem passar uma noite sem marretar.
Ah! Hoje é preciso ter VISÃO.
MARRETAS
SPAM
Caiu-me isto no e-mail:
Subject: Convite Seminario Terrorismo
Vou? Telefono ao FBI? Que faço?
ANIMAL
PERCEBEM AGORA PORQUE SOU CONSERVADOR?
Esta nova vers?o do Blogger, que eu n?o pedi para ter, faz este lindo serviço a algumas letras acentuadas. A anterior, como se sabe, n?o tinha este problema.
Obrigadinho. Cabr?es.
STATLER
HI, MOM
A Marta e a Lucy também têm um blogue e pedem-nos para o divulgar. Minhas caras senhoras, divulgar, nós divulgamos. Mas achamos que duas mães de família podiam andar em muito melhores companhias que nós. Somos conservadores e achamos que as famílias não devem ser destruídas por dá cá aquela palha.
Boa sorte com o desalinho. Mas comecem a frequentar blogues sérios, fazem favor. Pelos vossos filhos.
STATLER

quarta-feira, junho 25, 2003

WELL OR NOT WELL
Hoje comemoram-se 100 anos de Orwell, o nome mais incompreendido da literatura política do século XX. Foi o único que teve a coragem suficiente para criticar o estalinismo. E o marxismo. E o maoismo. E o fascismo. E a democracia. Em suma todas as utopias. Quando conheço algum comuna, desses da JCP, por exemplo (também incluo neste grupo os histéricos do Bloco), remeto-os imediatamente para o "Triunfo dos Porcos". Se continuarem a teimar, o remédio é mais pesado, mas também mais eficaz: "1984" (ou "mil novecentos e oitenta e quatro").
Rui Gonçalves
Nós também apreciamos muito o Orwell. Hoje há um bom artigo sobre o centenário, escrito pela Alexandra Lucas Coelho no jornal do costume.
(Estou a viver um dilema. No editorial de hoje, JMF comemora os 50 anos da morte de Orwell. Como o falecimento do escritor foi a 21 de Janeiro de 1950, JMF escreveu um editorial com três anos e meio de atraso. Mas eu não o posso criticar. O Império só tolera a dissidência do Animal. Meu Deus, a verdade ou o pão?)
STATLER
BREAKING NEWS: DESCOBERTA A QUADRATURA DO CÍRCULO!
Num impresso do Instituto Politécnico do Porto, nas instruções para o preenchimento pode ler-se:
Utilize tinta preta ou azul evitando tocar nos cantos dos círculos.
Ainda dizem que não se faz Ciência (com letra grande) em Portugal!
(ao agente infiltrado que nos fez chegar esta informação: já sabes onde podes levantar o cheque.)
ANIMAL

terça-feira, junho 24, 2003

PAGADOR DE PROMESSAS
Sr. Ministro Morais Sarmento: há dois bilhetes à venda para a Estação Espacial Internacional. Tenho estado firme (e hirto) a assistir ao Acontece, à espera do telefonema da Agência de Viagens. Troco a volta ao mundo que prometeu por um bilhete (só de ida) lá para cima. Pode ser?
ANIMAL
A SÉRIO?
“Durão Barroso promete não despedir funcionários públicos.”.
Isto será uma promessa ou uma ameaça?
WALDORF
”MILHÕES” DE MERDA DESAPARECIDOS
“Mais de oito litros de dejectos de animais podem invadir o rio Alviela a qualquer momento” diz a TSF online. Mais de oito? Assim tipo … nove ... ou mesmo dez litros?
WALDORF
ESTA NÃO É PARA TER GRAÇA!
Os filhos da puta dos mulás na Nigéria acabaram de marcar para 27 de Agosto a data da morte por lapidação de uma desgraçada (Amina Lawal) que fez um filho fora do santo sacramento do matrimónio. Penso que não se perde nada por acrescentar o nosso nome ao abaixo assinado da Aministia Internacional. É grátis, o texto já está feito, e pode ser que dê resultado. Já aconteceu antes. Talvez dentro de uns meses a Amina se possa rir disto. Assinem. Ou não assinem.
ANIMAL
DIREITA vs ESQUERDA
O canhoto J(orge) diz que “A direita adora símbolos, como a cruz e o cifrão. A esquerda ama o concreto, como pessoas e natureza."
Não sabemos se é mesmo assim, nem nos interessa nada. Mas, para que conste, tornamos público que os Marretas também gostam de "pessoas e natureza"…mais precisamente "pessoas atrás da natureza", mais concretamente "gajas atrás de moitas".
WALDORF [depois de um almoço com o Animal]
EXERCÍCIO DE UMBIGUISMO
COVILHÃ BY DAY (direito de resposta ao Pedro Mexia)
- passo por dezenas de alunas e ex-alunas (umas giríssimas, outras também não). Desde 1992 que nenhuma me deu tampa (o que não quer dizer, em rigor, absolutamente nada)
- o pai de um ex-aluno que está convencido que passei o filho por favor (e não. mas quem o convence?), que me saúda efusivamente
- estrangeiras coradas (maioritariamente alunas polacas do Erasmus)
- o mesmo casal de namorados enlaçados em sítios muito diferentes da cidade (menos enlaçados do que à noite, pois o calor e a roupa em cima do corpo não estimulam entrelaçamentos complicados na via pública)
- um tipo parecido com um intelectual de esquerda que eu conheço, excepto que este é presidente da câmara, não parece intelectual de esquerda e já o tinha visto antes
- um grupo de estudantes universitários a beber cervejas e a fumar um charrito numas escadas mesmo ao lado da PSP
- uma mulher sozinha às 4 da manhã (e não é assaltada nem violada, vejam só)
- um centro comercial com um cheiro insuportável a queijo da serra
- o Senhor Arménio a parar o tractor no meio da rua para ir cumprimentar um amigo
- um engarrafamento de 3 minutos causado pelo tractor do Sr. Arménio (dois condutores anunciam que os seus carros têm buzina)
- atravesso a rua sobre uma passadeira e os carros param para eu passar (palavra de honra)
Pedro, pode-se viver no campo.
ANIMAL
POSTE COM LÁGRIMA NO CANTO DO OLHO
Esta madrugada fez quatro singelos meses que os Marretas começaram. Por tudo o que aconteceu desde esse dia parece-me muito mais do que isso. Estamos sinceramente agradecidos a todos os que nos lêem e nos animam a continuar.
STATLER
LIMUSIK
O Bur-mestre é um bom artista,
Até podia ser cançonetista.
Atirou-se ao Rio
A cantar sole mio,
Tiraram-lhe o nome da lista.
STATLER
BLIMERICK
No sábado um ralhete ao Zé Mário,
Na segunda o destaque de um diário,
E na quarta, a revista
Da turma socialista
Trazem os blogues para fora do armário.
STATLER
RUPTURA DE STOCK
Palestinianos dizem estar iminente uma trégua do Hamas. (Público)
Segundo as nossas fontes, essa trégua justifica-se por questões logísticas. "Estamos com o stock de homens-bomba praticamente esgotado. Temos de fazer uma trégua por tempo indeterminado até podermos fazer uma reposição", confidenciou-nos um anónimo que não se quis identificar.
ANIMAL
CONCURSO DE IDEIAS
Já estou enjoado de ver aquele emplastro a espreitar ali à direita. Quero substitui-lo por outro emplastro qualquer. Mas estou sem grandes ideias (silly season syndrome). As hipóteses, para já, eram estas: Fidel Castro, Bernardino Soares, Al-Sahaf, José Manuel Fernandes, Pedro Rolo Duarte, Lili Caneças, Júlia Pinheiro, Manuela Ferreira Leite. Mas nenhum destes emplastros tem o charme do original. Por isso abro aqui um concurso de ideias. Quem ganhar tem direito a uma foto autografada dos Marretas (se for gajo) ou um jantar a sós comigo no McDonald's da Covilhã (se for gaja e não for a Manuela Ferreira Leite ou a Deputada Odete). Ah! A conta é a dividir pelos dois!
ANIMAL

segunda-feira, junho 23, 2003


OS LIBERTADORES
E a história dos heróicos Marines que não deixam os atletas iraquianos treinar na única piscina olímplica existente? Que vão treinar para o rio, ora, a piscina é para o descanso dos guerreiros. As legiões de Roma deviam fazer coisas idênticas na sua missão civilizadora. Tradição é para cumprir.
Ms como são bons rapazes, condescendem, e lá deixam os monhés treinar duas horas por dia na piscina.
(Se calhar esta notícia é falsa. Não sei. Não estive lá. Não vi. Só li no jornal. Que pode estar a soldo dos antiamericanos primários. Ou não.)
ANIMAL
DIVERSÃO NOCTURNA
No telejornal fizeram uma reportagem sobre as casas de alterne na zona de Bragança, classificando-as como casas de diversão nocturna. Para evitar sarilhos com a Guarda, de hoje em diante, festa aqui em casa só durante o dia. A noite será casta.
A não ser que me apeteça transgredir...
ANIMAL
OS IDIOTAS
A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública decidiu convocar uma greve do pessoal não docente para o primeiro dia de exames nacionais do 12º ano.
Segundo o bando de idiotas que convocou a greve, o objectivo não era prejudicar os alunos mas, como está à vista de todos, só estes poderiam sair prejudicados. Justamente quando os estudantes precisam de alguma paz, o sindicato decidiu convocar uma greve que poderia decorrer em qualquer altura do ano. O que é que esperavam? Que o ministro abrisse 14 mil concursos para a Função Pública durante a semana passada?
É por causa desta falta de bom-senso que os sindicatos estão a ficar às moscas. Atenção sindicalistas: o vosso emprego também está em risco.
WALDORF
CONSULTÓRIO DE MODA
devia haver uma lei... pelo menos uma lei sei lá que obrigasse os bloggers a vestir-se de acordo com a dignidade sei lá do seu papel. Sei lá estou a pensar assim numa griffe homeless-chic, com um apontamento étnico, uma inspiração antiglobalização, sei lá o logo do McDonald's em azul, sei lá, tixartes estampadas com um poema do Mexia, ténis da Naique, sei lá jines Dízel, tudo com uns rasgões a la maniera. Uns pircingues fingidos na sobrancelha para os rapazes e no umbigo para as raparigas. Ah! E um açaimo.
ANIMAL
PRÉMIO O GRANDE EDUCADOR
O Ministro Adjunto, José Luís Arnaut, ensinou aos Açorianos um pequeno mas útil segredo da política: Vota em quem quiseres, mas se não te queres meter em trabalhos, vota nos meus amigos e depois fala com o Sr. Cunha. A política, assim, é uma coisa bonita. Faz ter esperança. Nós, na esquerda, somos assim...
ANIMAL
RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO
Enough is enough! Até podemos ser tolerantes com os umbiguistas e anónimos raivosos sortidos que ocupam os bits da internet com as suas crises existenciais e disfunções sexuais ou literárias. Ainda ontem dei a notícia de outro blogue sobre bonecos . Agora isto? Mandam dois pobres brinquedos de plástico a Marte e obrigam-nos a manter um blogue a partir do 4º calhau a contar do sol. Está mal. Quem havia de estar em Marte era eu.
ANIMAL (estranho numa terra estranha)
MARVELOUS NEWS
A jornalista do Público que fez este (óptimo) trabalho sobre blogues na web é MJ Oliveira. As fotografias, claro, estiveram a cargo de Peter Parker e até o nome do director do jornal português começa pela mesma letra (J) que o director do Daily Bugle (Clarim Diário).
Este verão tenho de deixar de ler tantos livros da Marvel.
S-PID/TATL-ER
SERVIÇO PÚBLICO
O destaque da edição de hoje do Público é sobre blogues.
Este é o texto sobre os vossos humildes bonecos de peluche.
STATLER
MENINAS OU PUTAS
Alguém veio parar ao Blogue dos Marretas com a pesquisa no google "gajas ou meninas ou putas". É natural que venham aqui parar. O que não seria nada de esperar é que a primeira hiperligação que o google apresenta para tal pesquisa fosse este artigo do DN, do insuspeito Vasco Graça Moura.
Ainda sobre putedo cultural relembro-me do texto A Puta de Mensa de Woody Allen, sobre putas que sabem discutir Pound, e que está publicado no livro Sem Penas.
STATLER
A MAGRA NÃO [OU O ANAGRAMA]
A 13 de Maio, um doido com sabor a rebuçado julgou que era um pastorinho e pensou ter visto uma revelação em cima de uma árvore qualquer. O Rubicundo bloguer pensa que nos apanhou por ter descoberto que Marretas é um anagrama de "ter armas". É sim senhor. Mas não confere, que aqui como arma só usamos as palavras. Descodifiquemos então as possibilidades restantes. Marretas também é anagrama de:
resta mar - aqui, junto à Estrela, a cerca de 250 km da prai mais próxima, nem o mar nos resta.
ser marta - não temos vida para ser esfolados e fazerem de nós um cachecol de ir à ópera.
sem tarar - pedirem-nos isso era o mesmo que pedir à Fátima Lopes para fazer vestidos que cobrissem, pelo menos, uma das mamas.
amar três - somos três, mas os Marretas não é um blogue desses.
ter ramas - como, se nós nem raízes temos?
terra mas - não fomos ao Fórum Social Português.
Resta assim uma possibilidade. É uma anagrama incompleto porque deixa um R de fora - o que acaba por ser redundante com o próprio anagrama em causa. É este:
sem ratas - mas isto era se o blogue fosse só meu.
Conclusão: Escolhemos um nome sem pensarmos nos seus significados ocultos. Nunca poderemos fazer parte de uma cabala.
Estamos desgraçados.
STATLER

domingo, junho 22, 2003

BLOGOSFERA
«Este poste é sério. Pedimos desculpa pela interrupção, a bardinice segue dentro de momentos II»
O desenvolvimento da Internet veio acrescentar novos dados ao sistema mediático. Para além de criar um novo espaço público, a Internet “queimou” dois obstáculos do jornalismo: o espaço e o tempo. Com o aparecimento dos blogues foi dado mais um passo no sentido da democratizar o acesso aos media, graças à simplificação do processo de produção de opinião. O outrora restrito círculo de opinion makers cresceu e multiplicou-se, para desconforto de alguns. O artigo de Pedro Rolo Duarte, no DNA de sábado, é um exemplo do incómodo que os blogues provocam em algumas chefias de jornais. O facto dos jornalistas se tornarem editores dos seus próprios trabalhos e, consequentemente, escaparem ao controlo exercido na redacção (Breed, 1955), fez estalar o verniz de gente como Pedro Rolo Duarte, que chega ao extremo de chamar vaidosos, presunçosos e cobardes aos jornalistas que mantêm blogues. A posição de PRD é claramente exagerada, sobretudo quando falamos de uma profissão que, como ele próprio refere, luta diariamente contra o espaço e o tempo. A vitória sobre estas duas barreiras em nada desmerece o trabalho dos bloggers já que, ainda assim, se mantém a etapa da escolha, mas aqui assume contornos mais democráticos: quem escolhe é o leitor, não o editor!

Um outro poder
Num artigo publicado na Edinburg Review, em 1855, a imprensa é descrita como «o instrumento por meio do qual a inteligência agregada da nação os critica e controla a todos. É na verdade o “Quarto Poder” do Reino». Hoje, mais do que nunca, os media funcionam como “quarto poder” ou, se quiserem, um contra-poder. Apesar desta expressão ser muitas vezes rejeitada pelos próprios jornalistas, quem não se lembra do director de uma televisão portuguesa que disse ter poder suficiente para eleger o Presidente da República?
Se analisarmos a blogosfera portuguesa, rapidamente se percebe que muitos blogues se antecipam aos media tradicionais e, sobretudo, criticam duramente esses mesmos media. Nesse sentido, e salvaguardadas as devidas proporções, a blogosfera está a funcionar como um quinto poder, uma força opinativa que se debruça sobre os assuntos do dia-a-dia e que, para além disso, põe em causa o próprio funcionamento dos media tradicionais. Por isso não é de estranhar que, de tempos em tempos, surjam ataques à blogosfera e que, quase sempre, eles tenham origem nas chefias dos jornais. Por aí não virá nenhum mal ao mundo, antes pelo contrário. A polémica e a controvérsia são dois dos ingredientes mais importantes da blogosfera, porém, quando a discussão entre blogues acontece, as opiniões são fundamentadas, porque as disputas dão-se de igual para igual e em tempo real. Coisa que não acontece nos media tradicionais.
WALDORF
NOVA VAGA ZOÓFILA?
A Lusa anuncia que Almeida Santos "pica de novo o porco que dorme". Abstenho-me de comentários. Também sou um Animal e nestas alturas não gosto muito de chamar as atenções...
ANIMAL
MAIS CONCORRÊNCIA
Não satisfeitos com a presença de bonecos de peluche na blogosfera, alguém se lembrou de fazer um blogue sobre bonecos (cartoon, ilustração, bd). A gente acha que dava conta do recado, mas de qualquer forma, wellcome. E venham mais cinco.
ANIMAL
O PÓLEN DA PAPOILA
Lido no blogue da Papoila:
Por motivos sexuais, este Blogue encontra-se, temporariamente, encerrado. Até segunda!
O pipi dele diria que nos Marretas (e noutros blogues), como se pode ver pela prolixidade dos postes, não há motivações dessas há uns bons meses.
STATLER
SERVIÇO PRIVADO
Amanhã, segunda-feira, todos os bloguers vão querer comprar o Público.
STATLER
ENXAQUECA
Diz o António Maria que as Brasileiras fora do Brasil, só com aspirina.
Mais tarde, só mesmo com Viagra...
ANIMAL
O UMBIGUISMO EXPLICADO ÀS CRIANÇAS
Tem-se falado muito em umbiguismo no interior do fenómeno blogger. Para acabar de vez com as vossas dúvidas, eu explico.
Apesar de no Público terem avançado com uma explicação (tentando defininir a ideia de Obra Prima), aqui vai: A Obra Prima Sou Eu.
Isto é o verdadeiro Umbiguismo. Espero ter clarificado as vossas dúvidas.
ANIMAL
WAG THE DOG
Bush diz que Washington irá até ao fim para encontrar armas iraquianas (Lusa)
Nem que seja preciso fabricá-las, mas as cabronas hão-de aparecer, confidenciou-nos off-the-record.
ANIMAL

sábado, junho 21, 2003

TRUE LIES
A ser verdade (que os Serviços Secretos do Império acreditam que o Saddam está vivo), o mais provável é que o bigodaças esteja a fazer tijolo. Desde a barracada que deram com as certezas sobre as Armas de Destruição Massiv(ç)a... Mas nunca se sabe.
ANIMAL
IV REICH
[Este poste é sério. Pedimos desculpa pela interrupção, a bardinice segue dentro de momentos.]
A existência de uma Constituição Europeia desagrada-me. A ideia de uma União Política não me convence. A noção de uma Europa unida contra os Estados Unidos (e o resto do mundo) entristece-me. Os passos que são dados têm sido cautelosos, uns, apressados, outros. Mas sempre, sempre discutidos, escrutinados e ratificados, no mínimo, pelas instituições políticas nacionais, quando não em referendos populares.
A espantosa proposta de Giorgio Napolitano de fazer o texto final do Tratado passar apenas pelo Parlamento Europeu e torná-lo vinculativo aos governos e parlamentos nacionais mostra o caminho que o comboio leva. Esta é a União que não quero. A soberania política é o último dos redutos que ainda nos resta. No dia que ela acabar, a Europa voltará a chamar-se Império Franco-Germânico.
Espero já cá não estar para ver.
STATLER
EUROPA DAS NOÇÕES
Um eurodeputado italiano propôs que os parlamentos nacionais não se possam pronunciar sobre o novo tratado constitucional que o sr. Discarded D'Estanho andou a costurar. É uma boa ideia. Venha a proposta de acabar com os parlamentos nacionais e com o Parlamento Europeu. Porque não? Com a Europa governada por dois ou três iluminados - fazendo juz à única referência no famoso preâmbulo ser ao Iluminismo e à Revolução Francesa - não precisávamos de mais nada. Eu proponho que se reconstrua geneticamente o imperador Charlemagne (escrevo em francês para não o confundirem com o nosso Carlos Magno) e se faça dele Imperador da Europa Para Todo o Sempre. Com a clonagem humana, o futuro estaria sempre assegurado.
STATLER
DNAGNÓSTICO
O PRD do DNA está com BSE (Blogs' Success Envy)
STATLER
AI SE EU MANDASSE
Depois de ler a diatribe conta os blogues do PRD no DNA (gosto sempre destas siglas - dão um ar iniciático à coisa), fiquei como aquele gajo que faz publicidade à água Frize. Ai, que mal disposto que estou... ai.
Fiquei a saber que somos todas umas vaidosas, que não obstante termos acesso aos media ainda vomitamos a metro nos blogues, que se o PRD mandasse, os blogues eram permitidos mas com restrições, tipo ir à farmácia com um poste usado e trocá-lo por um novo, para impedir o contágio por citação.
Mas como o PRD não manda, estamos assim... Fico é a pensar na quantidade de árvores desperdiçadas no papel em que ele escreve. Era mais ecológico se fizesse um blogue.
ANIMAL
LOMBÁSTICO
Anunciado pelo Diabo, é com agrado que assistimos ao início da Flor de Obsessão de Pedro Lomba. É com nostalgia pelos papelinhos que deixou no nosso camarote no Domingo passado, mas com orgulho, que o vemos partir e encetar a sua viagem pessoal. O caminho, temos a certeza, será bonito e proveitoso. Nós acompanharemos esse percurso lendo cada poste, sempre à beira da estrada, como quem aplaude os maratonistas.
Welcome back once again.
STATLER
SOCIOLOJINHAS
Para esclarecer dúvidas como a do poste anterior, existe agora o Socio[B]logue, um blogue de reflexões sociológicas. Eu também queria reflectir sociologicamente de vez em quando, mas a Direcção de Recursos Humanos da Administração do Império não aceita. Aqui nada de reflexões, só reflexos. Por isso, caro João, serei visita regular ao teu Blogue de Observações, Reflexões e Interrogações. E não digo isto por solidariedade corporativa, acredita.
STATLER
WHAT'S UP, DOC? (III)
O que faz andar o desporto é a sua tendência e o processo civilizacional porque existem cada vez menos diferenças entre os confrontos opostos.
Prova cabal do erro histórico do marxismo. Os confrontos opostos são cada vez mais iguais. A social-democracia será culpada da homegeneidade sociológica? A discussão urge.
STATLER
WHAT'S UP, DOC? (II)
Numa terra, região ou cultura em que tudo o que acontece na vida e no mundo é obra de um deus, magia ou bruxo e onde a ciência não é mais que uma palavra no dicionário e não é utilizada na linguagem corrente, também o desporto está nas mãos do deus, do bruxo.
Terras, regiões e culturas onde a palavra ciência não é mais que uma palavra no dicionário e não é utilizada na linguagem corrente? Estará a referir-se a Portugal? Às universidades portuguesas? Ao Ministério do Lynce? É o problema clássico da falta de clareza.
Mas numa coisa tem razão. O desporto, embora pertença ao domínio dos deuses, está nas mãos dos bruxos.
STATLER
WHAT'S UP, DOC? (I)
A palavra sport apareceu há milhares de anos por volta do sec. XIX.
Também estou a corrigir testes.
STATLER

sexta-feira, junho 20, 2003

FINALMENTE!
Verão chega sábado, o maior dia do ano.
Será desta que posso guardar as camisolas e as peúgas de lã?
ANIMAL
PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS IV
Diário de Notícias da Madeira: Boaventura promove concurso de enfeites de fontanários - Finalmente o homem descobriu a sua verdadeira vocação!
Jornal de Coimbra: Líder da bancada do PS demite-se cansado das "piruetas" do seu partido - A gota que fez transbordar o copo foi a "pirueta" de Fátima Felgueiras para o Brasil.
WALDORF
SÓ HÁ UM DEUS E AZNAR É O SEU PROFETA
Disciplina de Religião volta a ter nota no ensino Espanhol. É uma forma de obrigar a miudagem a decorar os Mandamentos, especialmente o "Não cobiçarás a mulher do Próximo" e convencê-los que o sexo só serve para a procriação. Opus Dei - 1, Estado Laico - 0.
ANIMAL
MÁ SORTE TER SIDO MINISTRO
A maior parte das pessoas enriquece depois de aparecer na televisão e nos jornais. O ex-ministro Isaltino Morais empobreceu. Há gente que não tem sorte nenhuma!
WALDORF
QUEM CASA
Segundo o Público de hoje, a população de Bangalore, no sul da Índia, decidiu recorrer a um antigo ritual hindu para fazer chover: casar dois burros.
Para já acho que escrever “casar dois burros “ é um pleonasmo. Além disso faço votos para que o ritual não resulte em Portugal: detesto praia com chuva.
WALDORF

quinta-feira, junho 19, 2003

PÉROLAS DE SABEDORIA II (PRÉMIO YIN-YANG)
O livre-arbítrio é o oposto do servo-arbítrio.
Continuo nas frequências, já se vê.
ANIMAL
BLOGUE MEU, QUEM BLOGA MELHOR QUE EU?
Os actuais autores de blogues não sabem a felicidade que têm de ter esse instrumento, porque eles são a realização de um sonho que parecia inatingível (...)
É um facto: não sabemos a felicidade que temos.
E, num país como Portugal, antes do 25 de Abril, era muitas vezes impossível devido à censura. Eu tive essa experiência e sei como é.
JPP, como autor de um blog, não sabe a felicidade que é ter ao seu dispor este instrumento; em contrapartida, como teve a experiência da censura e da dificuldade em publicar, sabe como é.
Em que ficamos? Sabe ou não sabe? Talvez o título deste artigo, «Espelho Meu, Espelho Meu», sinalize estas simetrias. Mas assim fico mais descansado: com esta prosa, JPP assume publicamente uma das características mais imputadas aos bloggers - as contradições típicas dos adolescentes. Bute lá blogar, méne!
ANIMAL
PÉROLAS DE SABEDORIA
"No século 15 a impressão de livros era lenta porque os livros eram manuscritos."
Pois. Estou a corrigir frequências.
ANIMAL
A MASCULINIDADE EXPLICADA
Uns cientistas quaisquer, em vez de inventarem novas armas de destruição (maciça ou selectiva, consoante o pedido do cliente) decidiram perder o seu tempo a descobrir aquilo que sabemos desde o princípio dos tempos. As características do cromossoma Y (que determina a presença de uma pilinha no nosso corpo) foram descodificadas e as "redundâncias" que se consideravam "lixo genético" acabam por ter um papel primordial para a compreensão (como se fosse preciso!) da masculinidade. Pelo menos, a crítica recorrente que só pensamos "nisso" tem uma justificação natural. Assim, se nos chatearem porque só pensamos em gajas, carros e futebol, gajas, carros e futebol, fazemos aquela expressão "que queres? é o nosso fado!" e continuamos (assim legitimados pela força inexorável da natureza) a pensar em gajas, carros e futebol.
A próxima tarefa, essa sim, é que vai ser a pièce de resistance: descodificar e explicar o cromossoma X. Porque é que as gajas são tão infernais e complicadas? E, ainda assim, um produto de primeira necessidade? Se conseguirem, proponho-os para o Nobel.
ANIMAL
CORRER CONTRA O VENTO
O Animal quer que George Bush contrate José Manuel Fernandes como porta-voz da Casa Branca, por causa dos editoriais que escreve de vez em quando (JMF, não o Animal nem Bush). Hoje, num texto brutalmente fascizóide, JMF deseja que ventos de mudança e liberdade como os que derrubaram as ditaduras na Europa de Leste atinjam Teerão e acabem de uma vez por todas com a estupidez do regime islâmico autoritário que vigora por lá. O Animal acha que é uma subserviência ao Império. Esta coisa da democracia lá no Médio Oriente ou onde quer que seja não cabe na cabeça de ninguém, só de lacaios do Império.
Bem diz Frei Porventura: "Se o voto mudasse alguma coisa..."
STATLER
(Que reclama também um emprego como porta-voz da Administração, à conta do muito spinning que tem feito desde o camarote.)
NOVÍSSIMAS
O subtítulo do novíssimo Dicionário diz: "Um blog de Pedro Mexia Correio dos leitores".
Saliente-se a novidade do último e desconhecido apelido do Pedro, talvez para aderir à moda dos três nomes e o desejo expresso de criar um blogue intimista, ao ponto de se considerar a si próprio como "dos leitores".
As estratégias de marketing na blogosfera estão cada vez mais agressivas. Os Marretas já contactaram a agência Old & Rubicão para nos fazer a campanha para a réentrée de Outono.
STATLER
O DIABO MEXIA
Depois do regresso efémero do Infame Lomba em palco emprestado, começou hoje a carreira de Pedro Mexia a solo, no Dicionário do Diabo. Welcome back, old chap.
STATLER

quarta-feira, junho 18, 2003

AJUDE-NOS PRESIDENTE BUSH!
O seu porta-voz está de saída, não é? Por favor, contrate este tipo para a Casa Branca. Muintóbrigadinho.
ANIMAL
TIRA-ME ESSA ROUPA
O director de uma escola profissional mandou ler em todas as salas uma nota interna de grande importância. E o que diz a nota? Que os alunos devem usar vestuário adequado ao seu desempenho profissional. Alegadamente (eh, eh, eh), o director terá ficado chocado por ver um aluno em calções de banho e, imagine-se, vestindo ainda uma camisola de alças. Ora, sabendo que a escola não ministra qualquer curso de nadador-salvador, o director apressou-se a exigir a referida indumentária mais consentânea com o perfil profissional.
Eu até acho que o aluno em causa estava trajado de acordo com a profissão, já que é estudante. Haverá um eventual exagero no uso da camisola, que não dá muito jeito para nadar. Sugeria apenas a sua substituição por uma boa camada de protector solar.
No entanto fica o aviso: os editoriais do JMF estão a fazer mossa!
WALDORF
MESTRE DE AVIZ
Ontem, dia 17, abriu ao público a casa de Aviz, um blogue de Francisco José Viegas. Foi muito simpático, mandou-nos um convite para a inauguração e tudo. O blogue é bom. Material do melhor. Isso nem é surpresa, que o artista é conhecido por ter jeito a arrumar as letras.
O pior foi quando lá chegámos. Havia uma lista de convidados à esquerda e nós não figurávamos. Foi uma humilhação pública. Isto não se faz a gente da minha idade.
De qualquer forma, bem vindo ao clube.
STATLER
O RESPEITINHO É MUITO BONITO
«Querem saber uma coisa? Eu costumo ler todos os dias o vosso blogue! Querem saber outra coisa? Não é por masoquismo! Eu gosto de ler o vosso blogue!
Querem saber se são masoquistas? Façam o seguinte, por favor...visitem o meu blogue! Se lá voltarem no dia seguinte, ficam a saber que são mesmo masoquistas.
Um abraço, JB
»
Todos os que escrevem blogs são, no fundo, uns voyeur sado-maso, sempre a espreitar pela fechadura dos outros e à espera que espreitem pela nossa. Basicamente, a bloguice é uma tara sexual, disfarçada de produto intelectual. O pipi, que a sabe toda, já nem disfarça. Põe a cabeça de fora e depois é sempre a abrir.
STATLER

terça-feira, junho 17, 2003

PUBLICIDADE GRATUITA
A minha loja online preferida está em promoção. Três objectos com o revestimento mais molinho por apenas £12 mais portes de envio. Há de muitos tamanhos e feitios. Há para todos os gostos. Para quem gosta de saborear mais lentamente ou para quem não quer perder muito tempo. Para desfrutar deitado, sentado ou em pé. Vale a pena. Ao princípio até pode custar um bocadinho a entrar, mas depois escorrega que é uma maravilha.
É sempre uma alegria visitar a Amazon britânica em época de saldos.
STATLER
O SILÊNCIO DOS INDECENTES
Neste blogue, pela primeira vez desde que me lembro, chegámos à hora de jantar sem ninguém se atirar ao editorial de José Manuel Fernandes. Fiquei tão surpreendido que hoje fui ler. O director do matutino elogia Silva Lopes, conhecido economista insuspeito de ligações ao lado facho, pelas suas declarações ao Diário Económico, onde acusa o pensamento económico de certa esquerda de protecção e imobilismo.
Agora já percebi o silêncio. Vou voltar à minha leitura do Hayek em paz.
STATLER
FESTIVAL DO SUDOESTE ASIÁTICO
Estava numa esplanada a deitar o olho ao jogo do Torneio de Toulon entre Portugal e Japão. Para quem não acompanha, Portugal tinha ganho à Inglaterra e à Argentina, a estes por 3-0. O Japão eram favas contadas. Mas os palermas dos nipónicos aguentaram-se que nem uns heróis de Shaolin e no último minuto vieram feitos samurais marcar um golinho à baliza portuguesa e ganharam o jogo. Nem de própósito, os ineptos a bordo de um barco sem rumo falaram nisto ontem. As equipas da Ásia são o kryptonite da selecção portuguesa.
No Euro'2004 só a Estónia, o Azerbeijão (caso se qualifiquem) ou a França (caso nos calhe nas meias-finais) nos podem estragar a festa. Contra Alemanhas, Itálias e Inglaterras a malta não perdoa. Portugal está talhado é para os grandes feitos.
STATLER
HOBBY: SOLTEIRO
Há dois postes atrás, o Animal apresentou um blogue novo. É giro. Mas é um blogue onde eu nunca participaria por divergências que começam no próprio nome. Felicidades aos nubentes.
STATLER
EXCESSOS
Segundo o PÚBLICO de hoje, em 116 escolas privadas, 40 determinaram classificações mínimas de acesso a variar entre 0 e 1,5, em 20. Isto é, um aluno pode entrar no Ensino Superior tendo obtido zero nos exames nacionais.
Francamente, não será um exagero pedir aos pobres candidatos que consigam um valor e meio?
WALDORF
CLASSIFICADOS
Para quem ainda não tem uma sogra ou umas fraldas cheias de merda para mudar, mas quer muito ter uma sogra ou umas fraldas cheias de merda para mudar, está aqui a solução:
DESEJO CASAR
Para já, os solitários alegadamente casadoiros são estes desgraçados:
Luís Filipe Borges, associado das Produções Fictícias, actor quando lhe deixam, poeta menor e caceteiro profissional em jogos de futebol amador;
Nuno Costa Santos, associado das Produções Fictícias, famoso na blogosfera pelo poema "Eu não tenho um blog";
Mário Cabral, mestre de filosofia, poeta do caraças, director do Centro Cultural de Angra do Heroísmo, eremita;
Luís Maria Camilo Alves, designer, director criativo da Mostarda, bon vivant, galã, a gente vê-se amanhã;
Tocas, obscuro empresário do ramo imobiliário;
Miguel Romão, professor na Faculdade de Direito de Lisboa mas, apesar disso, boa pessoa;
Alexandre Borges, guitarrista que sonhava - em menino - ser taxista. Trabalha na GestMusic a escrever perguntas que a Fátima Campos Ferreira se encarrega de destruir. Tem a má sorte de ser irmão de LFB;
Clara Macedo Cabral ou "A Gaja", trabalha no Ministério do Trabalho... pronto, mas é loura natural!;
Cristovão Gomes, advogado que já teve uma banda e está a começar outra. Traduz Martin Amis nas horas vagas e acredita no amor;
Afonso de Melo, jornalista, homem do contra, viajou por 100 países do mundo e mesmo assim conseguiu ter tempo para escrever uns livros;
Bernardo Rodrigues, arquitecto, vive no Porto e gosta de desporto. Deseja casar. Senhora entre os + de 14 e os 35; (disclaimer: não sou responsável por isto!)
Ricardo Fonseca, jornalista, boémio, sabe Deus...;
e há outros prestes a entrar.
Desde que não me convidem para padrinho de casamento, nem que me obriguem a fazer testes de ADN para demonstrar que não tive nada a ver com o assunto, os meus votos de felicidades aos nubentes.
ANIMAL
O HERDEIRO DE LA PALISSE
A grande dúvida é saber se os americanos aceitarão a primeira mulher-Presidente na sua história. Não é claro, nem por sombras. Ela lá sabe. Intuição e faro não lhe falta, e na altura decidirá. (Luís Delgado, DN)
É caso para dizer que estar vivo é não estar morto. Foda-se, que profundidade!
ANIMAL
AFINAL A CABALA ERA UMA VACA
Ferro Rodrigues foi confrontado na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, com uma vaca de Famalicão, premiada pela sua "garupa comprida e o melhor sistema mamário". Para se refazer do choque originado por esta revelação, Ferro emborcou o primeiro copo que lhe meteram à frente. Maldosamente, era espumante de Felgueiras. A história toda aqui.
Agradeço o alerta do Espigas para esta hitória (já se vê, estas coisas da agricultura põem o homem a salivar). Eu, mal ouvi falar de mamas, pus-me logo a caminho.
ANIMAL
ESCOLHAS
Hora de jantar. Hora do cinema. Tenho de escolher.
Vou ao cinema e deixo o jantar a gravar.
STATLER

segunda-feira, junho 16, 2003

AGENDA (TELE)JORNALÍSTICA
A RTP e a TVI iniciaram os telejornais com notícias de merda (descarga de 1000 metros cúbicos de dejectos de suinicultura no Rio Lis e consequências ambientais na praia de Vieira de Leiria). A SIC abriu com a notícia da celebração do veículo 1.000.000 na Auto-Europa.
Claro que as prioridades são subjectivas e dependem do chefe de redacção. A dúvida aqui põe-se entre decidir o que é mais importante: um milhão de carros fabricados ou um milhão de quilos de merda. Não é fácil.
ANIMAL
NOVILÍNGUA JORNALÍSTICA
As alegadas armas de destruição alegadamente maciça alegadamente em posse dos alegados adeptos de Saddam Hussein continuam alegadamente sem aparecer.
Alegadamente, segundo fontes do Pentágono, as alegadas armas alegadamente estão escondidas em sítios alegadamente ainda por descobrir.
O que é preciso é dar certezas destas à populaça.
ANIMAL
FIDEL GUCCI
Diz o Homem Das Gravatas: O que nos vale é que eles, ("movimentos sociais") realmente, não detêm o poder, porque momento em que lá chegassem também de lá nunca sairiam. Como o seu ídolo, Fidel Castro.
Algo me diz que se o Fidel se aperaltasse nos costureiros fashion (Georgio Armani, Ralph Lauren, eu sei lá) aqui o nosso cronista predilecto teria outro discurso. Assim, sempre vestido de tropa com aquele corte terrivelmente retro, ninguém aguenta.
ANIMAL
SERÁ GRAVE?
Dei por mim a concordar com este tipo: tomarpartidoBlog. É dos livros que quem se cala confere um poder suplementar a quem fala. A cidadania, afinal, começa na palavra. Jorge Ferreira
Espero que seja apenas um leve síndroma da silly season que agora começa. Senão, internem-me. Em quarentena rigorosa.
ANIMAL
DISCLAIMER
Escreve-nos mais um agarrado: Venho por este meio responsabilizar Vossas Excelências por, (...), terem incutido em mim o bicho. E agora que entrou não sai. Quando estiver no estado descrito por Pedro Lomba no seu post no Blogue dos Marretas intitulado "Um blogodependente em recuperação" virei pedir satisfações. Que a Marretada perdure durante muito tempo. LAC http://oprojecto.blogspot.com/ Ideias totalmente avulsas sobre arquitectura e cidade(s)
Declinamos toda e qualquer responsabilidade. A culpa não mora aqui. Seguimos o exemplo dos nossos dirigentes políticos: somos simpáticos, somos uns gajos porreiros, não temos culpa de nada. Nem sequer cobramos bilhetes. Passa a outro sem ser ao mesmo.
ANIMAL
FICÇÃO NO DN
Atenção Blogaristas: o Abominável César das Neves está a fazer-vos concorrência desleal na coluna dele. Em Blogaris estão à espera que a neve vá embora? Por este andar, esperem sentados.
ANIMAL
MAIS UM BLOG?
Ferro Promete Dizer "Tudo o Que Pensa" Sobre Processo da Pedofilia nos Próximos Meses (Público).
ANIMAL

domingo, junho 15, 2003

DÉTENTE
Para equilibrar isto, com o Chefe Sueco e o Pedro Lomba como special guests mais os velhotes na frisa, o equilíbrio de forças está visivelmente desequilibrado. Querem ver que tenho de convidar o Professor Boaventura e o Bernardino Soares para postarem aqui umas calinadas? Não? O Fidel? Também não? Está dificil a vida para este lado... (o esquerdo).
ANIMAL
MANCHESTER QUÊ?
No destaque do Público de hoje (página 2 e 3 da edição em papel, sem link na versão electrónica) fala-se da final da Taça de Portugal. Na segunda coluna de texto, a propósito da possibilidade (entretanto concretizada) do FC Porto vencer duas competições nacionais e uma europeia na mesma época, os jornalistas escreveram: "o Liverpool de 2000/2001 é o único caso recente semelhante, mas falhou a Premier League depois de conquistar a Taça e a Taça da Liga Inglesas e ainda a Taça UEFA."
Por acaso, o Manchester United, em 1999, não falhou a Premier League, ganhou a Taça de Inglaterra e venceu a Liga dos Campeões. Ao contrário do feito do Liverpool, este feito do Man U foi reconhecido em Inglaterra como uma verdadeira tripla de vitórias.
Ou 1999 não é suficientemente recente ou os senhores só conhecem o Liverpool. João Paulo Leonardo e Manuel Assunção tratam a história (recente) do futebol com os pés, como convém a especialistas no jogo da bola.
Estes cromos do Público não entram na colecção que ando a fazer com tanto gosto nos últimos tempos.
STATLER
ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA
FCP ganha a Taça de Portugal.
Acho que já nem os adeptos portistas têm forças para comemorar seja o que for.
STATLER
SEMPRE A APRENDER
Ainda no mesmo artigo, lê-se:
" (...) os jovens adultos de hoje tiveram a sua primeira experiência sexual (que aqui significa a primeira penetração vaginal) mais cedo do que a geração anterior." Portanto, perversões desviantes como sexo oral ou anal não entram na estatística. Nem sequer as práticas solitárias. As coisas que a gente aprende nos jornais.
ANIMAL
ESTATÍSTICAS SEXUAIS
Quando se metem a fazer estatísticas sobre o sexo, a coisa perde a graça toda. Por exemplo: "Entre os homens (...), 50 por cento iniciaram-se antes de dobrarem os 17,5." 17,5 quê? Centímetros? E isso dá o quê? Se dobrarmos ao meio, resultam uns míseros 8,75 (e não venham com a treta de que o tamanho não interessa). Se dobrarmos (para o dobro) resultam uns épicos 35 cm. Meninas, digam lá, um tamanho destes interessa?
ANIMAL
UMA AJUDINHA PRÓ DÉFICE PELA SUA SAÚDINHA
Governo e autarquias preparam acordo para novo modelo de colecta de receitas (Lusa)
Vão contratar o Homem do Fraque?
ANIMAL
MACHEZA LUSITANA
Paulo Portas promete "mão pesada" caso se confirme negligência no Nautila (Lusa)
Ah! Se eu fosse gaja derretia-me toda com esta "mão pesada"! Já não se fazem homens assim!
ANIMAL

sábado, junho 14, 2003

ALÍVIO
O Expresso diz que “Fidel não quis receber Carvalhas” durante a recente visita do líder do PCP a Cuba.
Uma “humilhação”, dizem alguns ex-dirigentes do PCP. Um “alívio”, terá pensado Carvalhas. Afinal de contas, o líder do PCP só esteve três dias em Cuba, tempo manifestamente insuficiente para Fidel poder justificar as recentes detenções de 75 oposicionistas ao regime.
WALDORF

sexta-feira, junho 13, 2003

DÚVIDA PERSISTENTE
Afinal, de que cor era a gravata do José Manuel Fernandes quando escrevia o in memoriam à Coluna? Ou estava de t-shirt e jeans?
ANIMAL
EFEMÉRIDE
Hoje é 6ª feira 13, e o meu computador deu o berro (vírus, pneumonia atípica, não faço ideia) e fiquei com a história da minha vida nos últimos 3 anos enfiada lá dentro. Tenho de contratar um arqueólogo para ver se consigo recuperar alguns tesouros da (minha) antiguidade.
Também se comemoram os 115 anos sobre o nascimento dum gajo esquisito, que escrevia cartas de amor ridículas e entornava uns copos no Martinho da Arcada. E fazia horóscopos sem pertencer à Ordem dos Astrólogos.
Em contrapartida, não se comemoram os 115 anos do meu nascimento. Nem os 100. Nenhuns, por acaso. É que hoje não faço anos. Só por isso.
ANIMAL
PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS III
Falcão do Minho: Cirurgião acusado de pretender agredir magistrado" - O JMF bem avisou. É no que dá um magistrado andar na rua de t-shirt.
Jornal do Centro: Atchim! - Santinho!
Correio do Minho: Arcebispo quer Deus na constituição europeia - Telefone à Alexandra Solnado que ela trata disso.
Nova Odivelas: Jovens da Pontinha passaram tarde animada com os mais velhos - Sem comentários
WALDORF
Ainda sobre o editorial do Público:
Não se ficou a saber se José Manuel Fernandes usava gravata preta no momento em que redigiu este texto. Evidencia-se aqui um profundo défice de informação. O público do Público tem o direito de saber.
ANIMAL
PÚBLICO
O fim da Coluna mereceu um editorial no Público.
A dada altura do texto pode ler-se: “A blogosfera exige abertura de espírito e poder de encaixe, suporta o desabafo mas privilegia o argumento”.
Esta é a parte que alguns bloggers parecem ter esquecido nestas últimas semanas. Será por causa da subida da temperatura?
WALDORF
CONTABILISTAS NA BLOGOSFERA
Informam-nos da constituição de um gabinete de contabilidade criativa, o Contacorrente - Balanço e Razão de Portugal . Quanto a balanço, estamos falados: como é que o imobilismo balança? De razão, o melhor, mesmo, é estar calado...
De qualquer modo, quando for altura de preencher a papelada para mandar à Manela, a gente pede um orçamento. Bem vindos.
ANIMAL
"É A CULTURA ESTÚPIDO!" NAS BERÇAS
Pedro Mexia e Zé Mário Silva apresentaram na UBI uma sequela do "É a cultura, estúpido!"
Sobre a sessão propriamente dita, deixo a reportagem ao cuidado do Statler (cuidado com as descrições anatómicas, ó velhadas!).
De realçar a magnífica educação demonstrada por algumas alunas (de Sociologia?) que entravam e saíam da sala ininterruptamente para manter os telemóveis em funcionamento. E ainda acusam a juventude de imobilismo...
ANIMAL
BREAKING NEWS
Desmentindo a acusação de não colaborar com a justiça, do seu exílio em Terras de Vera Cruz, Fátima Felgueiras prestou declarações à Judite. Deu na RTP. Dia 11.
ANIMAL
HISTÓRIA DA LEITERATURA
O Abrupto e A Montanha Mágica fartaram-se de trocar postes sem se insultarem. O assunto era um livro do Thomas Mann com o mesmo nome de um dos blogues. Além do óbvio aborrecimento que tanos postes sem nenhuma falta de educação causa aos leitores e outros bloguers, há também a questão: mas quem é que já leu tamanho calhamaço?
Os Marretas, como serviço público de primeira, sintetizam o livro, para todos os que têm vida sexual activa e impeditiva de ler coisas tão grandes, mas gostam de acompanhar os blogues sem perder pitada.

A Montanha Mágica
O personagem principal é Hans Castorp (não o de Mármore), gajo homossexual e marrão. Vai para os Alpes à procura da Heidi, mas encontra o Pedro e apaixona-se pela Cabrinha Branca. Comeu-a uma vez num fantástico refogado, mas o rapaz gostava mais de livros. Ficou sete anos na Montanha Mágica, uma cena parecida com a Montanha Russa, mas com mais voltinhas.
Lá encontra dois esgroviados, um intelectual humanista saído do FSP e um reaccionário radical (ou miguelista liberal). O Hans aprende tudo o que eles dizem e fica meio esquizóide e inicia um blogue: Cruzes Intermitentes. Mas não lhe serviu de nada porque no fim do livro aqueles tipos morrem e o gajo tem de marchar para a Guerra. E a malta da tropa não atina muito bem com bloguers intelectuais, é o que é.
No livro há ainda Peeperkorn, da direcção do Não Te Prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais. Um tipo que vive para o sexo e que se mata quando a coisa não dá mais. Aqui encontramos a grande debilidade narrativa do livro: E os dedos, Mann? E a língua? Há escritores que falam do que não gostam ou não conhecem e depois dá nisto...
MORAL: a guerra acaba com a cultura, o sexo acaba com um gajo.
STATLER
QUE TRAPINHOS DEVO VESTIR?
Na senda da prestação de um serviço público cada vez melhor, mais diverso, dirigido a minorias absolutas e maiorias relativas, os Marretas inauguram um Consultório de Moda.
O primeiro tema, de candente actualidade, foi gentilmente sugerido pelo Correio da Manhã: Como deve um juiz vestir-se.
Mais do que discutir questões menores como a pedofilia ou a prisão preventiva, este sim, é tema relevante. E portanto, digno do nosso destaque. E aplauso. E vénia.
ANIMAL
PEIXE AO DESBARATO (CM)
A quanto estará o cherne?
ANIMAL
Tanques israelitas cortaram a Faixa de Gaza em duas partes. (Lusa)
Se fosse cá em Portugal, passavam a ser a Gaza de Cima e a Gaza de Baixo.
ANIMAL
Durão Barroso diz que não teve qualquer papel na lei da amnistia de 1999 (Lusa)
Eu também não.
ANIMAL
Interrogam-se os Jaquinzinhos:
Um condutor sem deficiência que estaciona no lugar reservado a deficientes, sofre de deficiência de civismo. Isso torna-o imediatamente apto para ocupar o lugar, não será?
Não: pelo menos enquanto o défice de civismo não constar na Classificação Internacional de Doenças (CID – 10) ou enquanto não se constituir uma ONG anti-civismo com direito de participação no FSP….
ANIMAL

quinta-feira, junho 12, 2003

Se o voto alterasse alguma coisa, há muito que tinha sido proibido
Com este magnífico aforismo o Prof. Boaventura pretendeu entrar no panteão dos ditos célebres. Só é pena que a originalidade não faça parte dos hábitos literários lá da casa: já conheço esta frase pelo menos desde o Maio de 68.
ANIMAL

quarta-feira, junho 11, 2003

XINOGRAFIA
Tenho, entre outras, uma turma com 92 alunos. Com resultados de bilheteira variáveis, as aulas variam entre 5 e 88 espectadores (no dia do teste). Alguns deles, nunca os tinha visto e, vá lá, depois do teste não voltei a ver. Em contrapartida, no horário de atendimento, tenho multidões à porta do meu estaminé.
Pessoalmente também gosto mais deste tipo de ensino tutorial, cara a cara, com lugar ao diálogo e ao debate. Mas torna-se complicado manter-me disponível para dezenas de fregueses (e não os despacho como na caixa de previdência...), especialmente se por lá aparecem para reclamar porque não considerei certa a resposta que nomeava a XINOGRAFIA como a técnica de impressão inventada na China. Foram três a afirmar isto. Por acaso todos sentados ao lado uns dos outros no teste. Ele há coincidências... o chato é que gastei mais de duas horas com isto. Mais chato ainda, não ficaram nada satisfeitos por eu não rever a classificação.
ANIMAL
ATÉ DUM PAR DE CORNOS ESTES SACANAS TIRAM LUCRO!
Temos de aprender estas técnicas de "dar a volta" às coisas funestas e aprender a tirar partido delas. Foi o O.J.Simpson a ganhar balúrdios por não ter assassinado a mulher, o Bobbit por lhe terem cortado a pila (e colado logo a seguir). Agora é esta gaja a facturar com as charutadas do marido.
Porra minha gente, temos argumentos de sobra para best-sellers: sacos azuis e fugas para os trópicos, pagamentos por baixo da mesa, um ou outro escândalo sexual, notáveis a fintar o fisco, políticos a levar carolos do povo, é só escolher. E um departamento de marketing competente, claro.
ANIMAL
LAR, DOCE LAR
Voltei hoje a casa e deparei-me com um número pouco habitual de visitas. Que diabo, logo hoje que eu só queria desfazer as malas calmamente e espojar-me no sofá a ver o Rosa Choque.
Quis saber a razão para tantas visitas e por isso saltei de blogue em blogue. Rapidamente conclui que a blogosfera está a ferro e fogo.
Lendo aqui e ali começo a rever-me nalguns destes arrufos e por isso decidi esclarecer as razões que me levaram a desaparecer.
Primeira coincidência: Tudo começou também com um problema relacionado com extremismos e esquerda. Um canhoto disse-me que a única coisa que eu merecia era a extrema … unção. Sinceramente, velho sim, mas nem tanto!
Depois de uma ofensa destas só tinha uma saída: ir-me embora. Meti-me no meu Carocha e rumei à praia. Como já não mexia há muito tempo no carro, depois de uma lomba, atropelei um grupo de canhotos que ia para o FSP.
Segunda coincidência: Quando a polícia chegou e pediu testemunhas, emergiu uma flor silvestre muito marada (maradona) no meio daquela turba furiosa. Em vez de esclarecer o acidente, a flor só falou dos tiques e da fertilidade capilar das vítimas. Dois mirones ficaram relativamente irritados com a descrição e desataram a gritar contra el pibe argentino, vá-se lá saber porquê.
Terceira coincidência O que me salvou foi um MECânico que viu tudo e descobriu imediatamente a razão do acidente: falha na bomba dos travões. Mas como? – perguntei eu – se o carro tem uma bomba inteligente. O MECânico esclareceu o problema muito rapidamente: Entrou uma zazie na bomba e nestes casos até as inteligentes perdem a sua habitual eficácia.
Depois de tudo isto, voltei para casa a pé. Quando cheguei, deparei-me com um número pouco habitual de visitas. Que diabo, logo hoje quando eu só queria desfazer as malas calmamente e espojar-me no sofá a ver o Rosa Choque.
WALDORF [visivelmente satisfeito por voltar ao aconchego da frisa]
ESTES BIBLIOTECÁRIOS SÃO UNS COMUNAS!
Razão tinha o senador McCarthy para ver comunas até debaixo da cama. O problema é que deixou o trabalho a meio, e desde os anos 50 os sacanas dos vermelhos procriaram e agora ocupam lugares de chefia em bibliotecas públicas. O desplante agora, é total: então não é que decidiram armar-se em forças de bloqueio e destroem toda a informação que podem sobre os terroristas que leem livros, só para atrapalhar os agentes do FBI? Não se faz. Claro está que o simples facto de alguém frequentar uma biblioteca, nos dias de hoje, constitui motivo mais que suficiente para fazer tocar os sinais de alarme. Portanto, para o FBI seria simples contornar o problema: é só esperar pelos leitores à saída, algemá-los e ler-lhes os direitos. Na terra da liberdade, frequentar bibliotecas só pode ter finalidades inconfessáveis...
ANIMAL

terça-feira, junho 10, 2003

É ESCUSADO CORTAR-LHES OS COISOS
Em vez disso, corto um bocado dum poste deles que confirma a história das mulheres portuguesas terem barba rija (pelo menos segundo os franceses): Foi então que me contaram uma anedota que existe em França sobre portugueses que reza assim:
"O que é que os portugueses dão à mãe no Dia da Mãe? Uma máquina de barbear"...

Próxima camapanha nacional: Uma Mach III para cada Portuguesa! Já!
ANIMAL (não esquecer que aqui o peludo sou eu!)
LUTO
A Coluna Infame acabou. Os dois Pedros e o João já não escrevem mais no blogue de tons acastanhados outonais. A Coluna foi uma das nossas principais referências, ao longo destes quase quatro meses (que pareceram anos) de sobrevivência conjunta. Alguns dos postes mais geniais que a blogosfera produziu estão lá. Foi com emoção que lemos a primeira vez que Mexia falou de nós. Quase tão tristes como no dia em que Jim Henson morreu, lemos o seu último poste pessoal, onde, em jeito de despedida, aconselha a viagem pelos blogues através da nossa lista de links. Apesar da manifesta falta de fé de dois terços de nós, acreditamos que um dia a Coluna ressuscitará ou reencarnará, consoante a preferência estética.
Obrigados, Pedro, Pedro e João, por estes meses deliciosos agarrados ao ecrã infame. Voltem sempre. Há um lugar nos Marretas sempre à vossa disposição - e não precisam disfarçar-se de Miss Piggy.
OS MARRETAS
NÃO SABEMOS DESSE GAJO
Outra pesquisa no google que trouxe um leitor aos Marretas: "sadame from iraque". Tomem atenção no que vos vou dizer, meus caros leitores (o Waldorf está há mais de uma semana no Pentágono a explicar isto ao Império):
O Saddam não se escondeu aqui. Deixem-se de merdas e procurem na Síria ou debaixo dos escombros. Deixem-nos a gaita em paz. Obrigado.
STATLER & ANIMAL
(Pomos a hipótese de ser um erro de teclado e em vez de "sadame from iraque", o pesquisador procurar "madame from iraque". Nesse caso, está cá e bem escondida dentro da cama do Animal. Com licença.)
ISTO NÃO É O ISCTE
Alguém veio aqui parar pelo motor de busca do MSN, onde havia ido procurar "site com as raparigas do ISCTE". Na verdade, lá estamos nós. Entre um texto sobre a globalização e outro sobre mulheres rurais. Vieram bater à porta errada, claro está. Aqui é só homens da UBI. Raparigas do ISCTE é no prédio ao lado, se fazem favor.
STATLER
VITAMINA meC
O Senhor Doutor MEC receitou ontem o Blogue dos Marretas como uma cápsula empolgante.
Agradecemos a gentileza e fazemos a devida vénia. Só esperamos que os doentes não optem agora por um genérico qualquer.
STATLER
[Caro Dr., informamo-lo que caso as vendas atinjam o limite combinado, o delegado de propaganda dos nossos blogoratórios passará aí para a semana para deixar as passagens para o I Congresso de Blogose Crónica.]
OLHA, A MIM [A ALICE] TAMBÉM [ME ESCREVEU]!
Mas a menina que foi ao outro lado do espelho pediu-me para não revelar.
STATLER
(A isto chama-se um não-poste)
Olha, a Alice escreveu-me!
(...) Sobre os professores universitários. Só tenho a dizer uma coisa. Encontrei os melhores e os piores. Alguns destes últimos não mereciam sequer pisar o chão da universidade em que leccionam. Entre licenças sabáticas, "ganchos" na TV e elaboração de teses medíocres (baseadas muitas vezes nos trabalhos dos alunos), os piores professores universitários que encontrei pelo caminho vivem num mundo à parte, desprezam a realidade e consideram que um aluno que tem ligação à vida terrestre é um parasita que merece passar todas as provações possíveis para fortalecer o seu intelecto.
Tive também o prazer de beber as palavras e usufruir da sapiência de muitos bons professores. Excelentes seres que pisam este planeta. A todos esses, que me ajudaram a fazer à vida terrestre, com bases teóricas sólidas, mas também com a capacidade autodidata para as poder aplicar no dia-a-dia e aprender cada vez mais, a minha eterna gratidão. (...)

O texto é grande e reafirma, no essencial, aquilo que nós aqui nos Marretas temos dito nos postes sobre o ensino. Portanto, estamos de acordo. Ainda não é desta que vamos arranjar pretexto para uma cena de pancadaria...
Já agora... sabes como é que se arranjam uns "ganchos" na TV? Dava jeito, para compor o orçamento...
ANIMAL
BLOG SEA SUMMIT
A blogosfera também está precisada de um road map para a paz.
STATLER

segunda-feira, junho 09, 2003

EXCESSO DE VELOCIDADE
Ouvi agora alguém dizer "contar com a galinha no cu do ovo". Tá certo: ainda não ficou decidido se o primeiro a aparecer foi o ovo ou a galinha. Agora, um ovo com cu? Ontem eram as máquinas de barbear para senhoras. Assim, até eu dou em conservador... o mundo está a mudar depressa de mais. Mesmo para o meu gosto.
ANIMAL
AQUILO ALI AO FUNDO É UM EXÉRCITO DE CASTORES?
O tal bicho que constrói represas feito daquela pedra que se usa nas bancas de cozinha acha que ficámos ofendidos por terem criticado a nossa União, que pensam ser uma forma de brincarmos à tropa. Dizem que usar kalashnikovs para resolvermos o problema de sermos laranjinhas é como um hindu usar uma perna de vaca para atacar um judeu.
Comentários:
a) até sexta-feira passada nenhum de nós era laranjinha. Mas nunca se sabe. Lá dizem os brasileiros: "É a necessidade que faz o sapo pular".
b) a UBL não é para brincar à tropa. É, quando muito, para brincar à trepa e brindar à tripa.
c) gostei da piada do hindu e da perna de vaca. Com uma ressalva: se bem me parece, os sefarditas somos nós e vocês têm um ar mais Hare Krishna.
d) a referência subreptícia ao nome do nosso blogue é muito bem apanhada. Se há coisa ridícula na blogosfera são três bonecos de peluche a mandar postas de pescada para o ar.
e) nós antes não escrevíamos assim; a culpa foi do blogo no Sapo que nos classificou como blogue de humor. A partir daí perdemos a cabeça. As nossas desculpas.
STATLER [envergonhado por ter sido apanhado na posição de combate imortalizada por Ralph Macchio]
MAIS UM SERVIÇO PÚBLICO (da Montanha Mágica)
que simpaticamente apresenta 10-pistas-10 para que embotados como eu possam ascender à compreensão:
Para quem ainda não viu, mas quer ver; para quem já viu, e não teve acesso; para quem viu mas não as queria conhecer; para quem não sabia que existiam; para quem já o viu mais de algumas vezes; para quem não o quer ver mais nenhuma vez; para quem o percebeu; para quem não o percebeu; para quem não o quer perceber; para quem o quer perceber; para quem apenas as quer ler.
Aqui ficam as 10 pistas de David Lynch, para essa obra prima que é o Mulholland Drive:

1. Atenção ao início do filme pelo menos duas pitas são reveladas antes do genérico. OOoooooh! não vi pitas nenhumas! devo andar distraído...
2. Atenção às sombras da lâmpada vermelha. uma lâmpada só produz sombra se estiver apagada.
3. Consegue ouvir o título do filme para o qual Adam Kesher está a fazer audições às actrizes? não
4. Um acidente é um acontecimento terrível… Preste atenção ao local do acidente. ops, estava entretido a ver o acidente
5. Quem entrega uma chave e porquê? mas afinal isto é um teste de atenção, ou são pistas para perceber a história?
6. Repare no vestido, no cinzeiro e na chávena de café. reparei. so what?
7. O que sente, acontece e se reúne no clube “Silêncio”? barulho?
8. Apenas o talento ajudou Camilla? quem é a Camilla? a loira? a morena? a morena depois de ficar loira? a morta? a vizinha? a porteira?
9. Repare no que acontece em torno do homem que está nas traseiras do “Winkles”. deve ter algum segundo sentido, esta... nas traseiras, haannn?
10. Onde está a tia Ruth? Onde estamos nós? Quem somos? Donde vimos? Para onde vamos?
in DVD Mulholland Drive.
Obrigado. Mas fiquei na mesma. Continuo a achar a coisa mais triste do mundo ter de explicar uma anedota. Com o cinema é igual.
ANIMAL
MOMENTO SINDICAL
Dizia a Columbina ali em baixo:
Peço desculpa se vou ofender alguém, mas o que penso dos professores é o seguinte:
_Muito bem pagos comparativamente a outras profissões com o mesmo grau académico.
_Trabalham o menor número de horas
_Só fazem formação se for perto de casa, lhes pagarem para a fazerem e tiverem alguma compensação monetária por isso ( vulgo subida de escalão)

Ó Columbina, apesar de isto ser um blogue com pretensões humorísticas, vou tentar dar uma resposta séria (urrrrgh!).
"o que penso dos professores"... logo por isto a coisa fica com mau aspecto: dos professores? todos? não haverá uma excepçãozinha para confirmar a regra? nunca gostei de generalizações. Criam precedentes chatos, tipo "os políticos são todos uns corruptos (ou pedófilos)". Não é bonito.
muito bem pagos... Há outras profissões com o mesmo grau académico muito melhor remuneradas: médicos, juízes, generais; há outras profissões melhor remuneradas com grau académico inferior: carpinteiros, canalizadores, jardineiros, taxistas. Isto para não referir as concorrentes das mães de Bragança... estão bem pagos relativamente a quê (ou quem)? O Presidente da República ganha mais que um varredor. Está muito bem pago? Um admistrador de um hospital SA ganha mais que o ministro da saúde. Quem é que está bem e quem é que está mal pago? Um mineiro ganha menos que um juíz. É por isso que o juíz está muito bem pago? Com os professores, a questão é similar. Estão bem pagos relativamente a quem? Aos ucranianos? Ou aos administradores hospitalares?
Só fazem formação se for perto de casa... há quem faça formação bem longe de casa (mestrados e doutoramentos em Inglaterra ou Espanha, por exemplo, sem bolsas nem ajudas, tudo pago do próprio bolso); a compensação monetária cada vez menos é garantida, e não me parece mal que um tipo ganhe mais qualquer coisinha por ter feito o esforço suplementar de fazer formação. Podia-se deixar sossegado no seu cantinho e esperar por uma promoção por antiguidade. Sempre é mais adequado para a cultura (ainda) reinante na função pública. Mas o esforço de valorização pessoal e profissional deve ser recompensado. Acho. Se calhar não deve.
Trabalham o menor número de horas. É verdade. São uns calões. Uns sornas do piorio. Com o resto das pessoas honestas a trabalhar 35, 40, 45 horas por semana e esses camafeus só dão até 22 horas de aulas por semana no secundário e até 12 no superior. Inadmissível. Claro que o facto de preparar as aulas em casa, ir para a biblioteca ou internet fazer investigação, preparar textos de apoio, projectos, iniciativas diversas, corrigir e classificar testes, ouvir reclamações de pais e alunos, discutir orçamentos, redigir relatórios, participar em seminários, etc., não conta. Mesmo que esse trabalho só se consiga realizar fora da escola. Essas horas, esses fins de semana, esse tempo roubado à família não deve ser contabilizado. Têm é de estar fisicamente no local de trabalho - pelo menos para serem vistos.
É óbvio que há professores relapsos (como há exemplares vergonhosos em todos os ofícios). Basta ler o texto do António Barreto para se confirmar a ideia. Mas essa mania de generalizar, de meter tudo no mesmo saco... não gosto, pronto! Já disse. Détzólfolkes.
ANIMAL