terça-feira, abril 15, 2003

A nossa leitora Roxanne (a da música do Sting, não confundir com a outra) mandou-nos esta mensagem:
Olá, olá...
Na marretada de hoje "E agora, a inveja" o Statler pede "perguntas sérias" e "dúvidas existenciais".
Pois não sei em qual dos dois pedidos se enquadra a minha questão (sim, sou loira de nascença, logo um caso perdido) mas aqui vai:
- Porque os jornalistas brasileiros chamam coalizão à coligação?
Está correcto? Qual a diferença? Será que querem apenas ser diferentes e chamar a atenção? Existem mais palavras sinónimas ou
substitutas que eu possa utilizar? Sim, também eu quero ser diferente e chamar a atenção.
Fui ao site da Porto Editora mas o site deles não me satisfaz tanto como o vosso.....

Até a próxima....
Foi bom para vocês?


Olá Roxanne, a loira da música do Sting
Não sei se a minha idade ainda me permite satisfazer-te, mas vou tentar fazer melhor que a Porto Editora.
COALIZAÇÃO = Acordo ou aliança de partidos para um fim determinado. Liga ou aliança de potências. Coligação.
Efectivamente as palavras são sinónimas. Mas acontece que muitos jornalistas ainda não perceberam uma coisa fundamental: o difícil é escrever coisas complicadas de uma forma simples e rigorosa.
Quanto aos sinónimos, toma lá meia-dúzia.
Aliança; confederação; liga; união; coalizão; coalização;
Mas atenção: a tua imagem só melhora se pintares o cabelo de outra cor. Caso contrário pensam que te estás a armar!
Beijos
WALDORF [visivelmente… satisfeito]