segunda-feira, abril 28, 2003

PRÉMIO «ASSIM TAMBÉM EU CAGAVA POSTAS DE PESCADA»
Vítor Cunha, do Independente, escreve:
«A ideia de obrigar as famílias das grandes cidades a financiar as loucuras de algumas universidades de província só lembraria a um socialista de Neanderthal ou um defensor acérrimo das universidades privadas».
Deixo aqui seis notas e um convite:
1. A minha universidade, a UBI, não é de província: está localizada na província. Cerca de 80% dos alunos são oriundos de fora da região o que faz dela uma universidade mais nacional do que a esmagadora maioria das universidades «das grandes cidades».
2. A minha universidade, a UBI, tem os mesmos problemas de financiamento que as universidades «das grandes cidades».
3. A minha universidade, a UBI, tem médias de entrada análogas às das universidades «das grandes cidades» e nalguns casos - como Medicina e Economia – até superiores.
4. A minha universidade, a UBI, põe os alunos em primeiro lugar e por isso tem feito um grande investimento na melhoria das condições de ensino, nomeadamente ao nível dos laboratórios e da qualificação do corpo docente.
5. A minha universidade, a UBI, não precisa de regimes de excepção: só precisa é que não a impeçam de abrir cursos, permitindo depois que abram cursos semelhantes nas universidades «das grandes cidades».
6. A minha universidade, a UBI, foi considerada pelo DN como a que oferece melhor qualidade de vida a quem cá estuda ou investiga.
Convite: quando quiser apareça cá pela UBI.
PS: Ao escrever «algumas universidades de província», Vítor Cunha fala de todas e não fala de nenhuma. Por isso pode sempre dizer que não estava a falar da minha, a UBI. Assim também eu cagava postas de pescada.
WALDORF