domingo, maio 18, 2003

A Espada Relativa continua a discussão sobre o Ensino Superior. Desta vez é um profe o alvo das críticas.
Para poupar alguns bits ao blogue (é preciso economizar), passo à resposta, assumindo que se tenha lido o post dos Relativos:
Ao meu vídeo, há quem lhe chame VCR, há quem lhe chamasse magnetoscópio (não me cheira, mas enfim… agora quase não trabalha, desde que o DVD apareceu cá em casa), mas na essência é um cangalho tecnológico, tão irrelevante como o diferencial do meu carro - desde que lá esteja e faça o que tem a fazer; a questão do estúdio-plateau-régie não será mais um preciosismo? Não quero defender o homem, pois não o conheço de lado nenhum nem sou dado a impulsos corporativos, apesar de, tal como eu, haver imensas cavalgaduras a dar aulas nas Universidades.
Agora, o paleio… até parece o CAD… ele é “módulos sistémicos”, ele é “corpo tecnológico” (para mim, a tecnologia do corpo feminino já é complicada que chegue…), escreve caro, o senhor. E isso impressiona os papalvos.
Fiquei com curiosidade em conhecer as definições de “comunicação” e “áudio”, uma vez que só tiveram a gentileza de referir o “vídeo”. Costumo tentar dar outra abrangência e latitude às definições, mas como estamos a falar de uma cadeira chamada “engenharia da comunicação audiovisual” talvez a intenção fosse cingir a discussão aos aspectos meramente “técnicos” do assunto, deixando os conteúdos e as problematizações para os intelectuais-que-não-tomam-banho. Mas como disse, não sei. Nem é essa a minha área de especialização.
Quanto à deficiente qualidade das lições, aos mitos criados em torno de certas disciplinas, isso é recorrente no sistema educativo – desde o pré-primário às pós-graduações – mas temos de ter uma ideia presente quando se fazem críticas, e estas são mais problemáticas porque apontam para nomes específicos: não será que ele aprendeu assim? Não existirá uma escola ou uma linha de pensamento que meta no mesmo saco esses conceitos (estúdio, plateau, régie) e os encare como meros detalhes, meros parafusos numa engrenagem mais ampla? Repito, não estou a defender ninguém. Mas por vezes somos tentados a atirar pedras sem estarmos na posse de todos os dados. Eu que o diga.
Agora, a questão dos 12 como nota máxima, essa sim, é grave.
Ninguém merece mais que 10…
ANIMAL