terça-feira, junho 10, 2003

Olha, a Alice escreveu-me!
(...) Sobre os professores universitários. Só tenho a dizer uma coisa. Encontrei os melhores e os piores. Alguns destes últimos não mereciam sequer pisar o chão da universidade em que leccionam. Entre licenças sabáticas, "ganchos" na TV e elaboração de teses medíocres (baseadas muitas vezes nos trabalhos dos alunos), os piores professores universitários que encontrei pelo caminho vivem num mundo à parte, desprezam a realidade e consideram que um aluno que tem ligação à vida terrestre é um parasita que merece passar todas as provações possíveis para fortalecer o seu intelecto.
Tive também o prazer de beber as palavras e usufruir da sapiência de muitos bons professores. Excelentes seres que pisam este planeta. A todos esses, que me ajudaram a fazer à vida terrestre, com bases teóricas sólidas, mas também com a capacidade autodidata para as poder aplicar no dia-a-dia e aprender cada vez mais, a minha eterna gratidão. (...)

O texto é grande e reafirma, no essencial, aquilo que nós aqui nos Marretas temos dito nos postes sobre o ensino. Portanto, estamos de acordo. Ainda não é desta que vamos arranjar pretexto para uma cena de pancadaria...
Já agora... sabes como é que se arranjam uns "ganchos" na TV? Dava jeito, para compor o orçamento...
ANIMAL