sábado, outubro 18, 2003

E OS MARRETAS SOMOS NÓS?
Uma das nossas groupies, a Isabel, enviou-nos um mail com afirmações sacadas de diversas provas globais. Vou passar algumas, em doses reduzidas, pois todas duma vez podem provocar doenças cardiovasculares e pulmonares mortais, além de produzirem disfunções erécteis. O que era chato, além de morto, sofrer de impotência.
Além disso, a leitura destas sentenças fez estremecer a minha auto-estima: eu pensava ter alunos capazes de produzir calinadas de antologia mas, depois disto, vão ter muito que penar até atingirem este nível.
Começo por um relato dramático, da prova de Química, que ilustra a perseguição e a incompreensão a que os cientistas se sujeitam:
Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigénio.
Também foi merecido. Onde já se viu? Inventar uma coisa dessas? Estava mesmo a pedi-las... A seguir, algumas de Biologia:
A respiração anaeróbia é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos. Aqueles deputados ingleses que foram descobertos com a cabeça enfiada em sacos de plástico são um exemplo paradigmático.
Os crustáceos fora de água respiram como podem. Eu também, eu também... o tabaco está a dar cabo de mim...
As plantas distinguem-se dos animais por só respirarem à noite. Em contrapartida, os animais só respiram durante o dia. Se respirassem todos ao mesmo tempo esgotava-se o ar e, aí sim, já se justificava que o tal Lavoisier inventasse o oxigénio.
Há mais. Depois volto.
ANIMAL