quarta-feira, dezembro 03, 2003

ASSIM A MODOS QUE UMA CARTILHA DA BOA EDUCAÇÃO
Meninos (e lindas Meninas): esta merda é um blogue. Um "sítio" onde se escrevem (e inscrevem) sem restrições, os delírios, os (res)sentimentos, os acessos de mau humor, as tentativas de ser engraçadinho, as opiniões fundamentadas ou as bacoradas gratuitas de três gajos que se conhecem, que se dão bem, que apesar de olharem para a realidade de pontos de vista divergentes ( 1.70 m e 2 dioptrias, 1.84 e 1 dioptrias e 1.86 e vista cansada), têm o bom senso de se respeitarem mutuamente. Por serem, talvez, bem educados.
Esta é a nossa barraca na cidade dos blogues. Estamos na periferia, na zona suburbana da cidade, mas seja pela qualidade da nossa erva, pelo nosso charme ou por qualquer outra razão que não conseguimos descortinar, há bastante malta que gosta de vir até aqui beber um copo, flanar um bocado, dar dois dedos de conversa e depois segue caminho para os Gatos, o Dicionário, a Flor, Aviz, Abrupto, Blogue de Esquerda, Anarca Constipado, BlogueBuster, ou para onde o acaso e a disposição do momento determinarem. O convívio é bom. Gostamos de ter visitas. Às vezes até apreciamos uma tertúlia animada, com teses e antíteses e sínteses inteligentes entrecortadas com disparates (como as doces ovelhas da Zazie a balir desalmadamente quando o Animal e o Waldorf se esfolavam todos numa cena de engate).
Gostamos particularmente de rir, de provocar o riso. Mas também gostamos de uma boa discussão. Se preciso, com berros à mistura. Agora, o insulto...
E foi o que aconteceu esta noite. Alguém insultou um de nós. E apesar de reconhecermos que temos um mau feitio do caraças, temos a noção dos limites. Não vamos à casa dos outros para os insultar: aplaudir, sim; discordar, sim; contrapor, com certeza. Mas com a consciência que somos visitas, e que devemos respeito ao anfitrião. Respeito absoluto. E é exactamente esse respeito que esperamos de quem nos visita.
Assim, porque não pretendemos abdicar do agradável retorno que as nossas chachadas costumam produzir, mantemos a caixinha das marretadas aberta. Só que a pessoa que insultou o Statler vai passar a receber o mesmo tratamento que um outro penetra que insiste em andar a farejar por cá (talvez à procura de restos): será ignorado. E talvez desista e vá, de vez, farejar para outra freguesia.
MARRETAS