domingo, janeiro 11, 2004

A PROPÓSITO DO POST "AJUDA" ...

... recebemos do psiquiatra Pio Abreu o mail que em baixo transcrevemos.
Os MARRETAS são um blogue humorístico, mas sério.

Depois de ter participado numa conferência onde vários cientistas discutiram questões ligadas ao abuso sexual, fui confrontado com uma notícia da Lusa que, logo a abrir, me atribui a afirmação de que "violação por uma pessoa famosa melhora auto-estima". Esta afirmação descontextualizada é simplesmente ridícula e deturpa o que foi dito.

De facto, estava a dar conta dos estudos recentes de Endel Tulving sobre a "memória episódica", que constitui a fonte das memórias autobiográficas e que, segundo este autor, serve a identidade e mantém a auto-estima. Dei alguns exemplos e falei da evidência de, no contexto de um abuso, ser mais fácil assumir a relação com uma pessoa famosa do que com qualquer outra. Por isso, processos semelhantes ao português, que correm em todo o mundo, são enviesados desde o princípio e resultam geralmente em nada.

Aliás, esta interpretação acaba por ser esclarecida no corpo da notícia. Mas não me dei conta de qualquer indignação da plateia, ao contrário do que se refere. Também não critiquei a indignação das pessoas. Pelo contrário, disse compreender a indignação dos técnicos que lidam com terríveis situações de abuso infantil, apelando depois a algum distanciamento a fim de manter a serenidade e a capacidade de resolução dos problemas.

Qualquer interpretação fora deste contexto deturpa os factos e é ofensiva para a minha dignidade profissional. E isso acontece especialmente com o título que, para além de descontextualizado e contraditório com o corpo da notícia, nem sequer corresponde à transcrição textual do que foi dito.

J. L. Pio Abreu
Psiquiatra e Professor da Universidade de Coimbra


Mais esclarecimentos aqui.