quinta-feira, abril 22, 2004

DA PRÓXIMA VEZ QUE ME METER
na organização de congressos de comunicação, vou convidar a Madame Tasqueira para uma das mesas de semiótica ou de teoria da comunicação.
Este poste fazia subir a qualidade científica da coisa até à estratosfera. Ora vejainde:
As arvores têm troncos castanhos e folhas verdes, toda a gente sabe isso. Aliás, o verde chama-se verde exactamente porque as árvores têm as folhas verdes, eu explico: no principio havia árvores mas não havia gajos com língua com mobilidade suficiente para dar nomes ás arvores, nem às cores das arvores, nem às merditas dependuradas nas arvores, nem às merditas sobre as quais as árvores se aguentam, nem às respectivas cores, e muito menos a pássaros como as águias, e os esteios de granito. Ora um dia nasceu uma espécie de gajos com língua móvel que achavam que os esteios de granito não eram pássaros, e que se viram subitamente na necessidade de comunicar esta sua opinião a outros gajos como eles. Primeiro tentaram fazer ver que os esteios de granito não tinham asas nem penas nem bico, mas como não sabiam dizer asas nem pena nem bico, tentaram fazer ver que, batendo com um pássaro na cabeça de um gajo, primeiro morria o pássaro, enquanto que batendo com um esteio de granito na cabeça de um gajo, primeiro morria o gajo. Esta técnica não resultou dado que o gajo, apesar de elucidado quanto às diferenças entre pássaros e esteios de granito, estava morto, e portanto incapaz de, não só transmitir este ensinamento a outros gajos menos iluminados, como de, e principalmente por esta razão, agradecer efusivamente e de preferência com favores de índole de troca genética a ciência adquirida. Vendo isto, o gajo que sabia perfeitamente que os esteios de granito não eram pássaros e que queria transmitir este conhecimento a todos os gajos do mundo esperando com isso deixar larga descendência, decidiu implementar o uso da linguagem e disse: “caralhomafoda, mas vocês não vêm que os esteios de granito são pesados como ó caralho, e com uma forma assim para o quadrada e matam um gajo quando se lhes amanda com um à cabeça, enquanto que os pássaros são pequenos e leves e só matam um gajo se o gajo comer 10 por dia no meio de um pão de hambúrguer com muito ketchup e batata frita, e que andam em cima das árvores, que são aquelas coisas com troncos castanhos e folhas verdes?”
Pos-post: agora digam-me lá aqui, olhos nos olhos, qu’esta merda não tem muita, mas muita mais piada que andar a alardear que se gostava de ser amigo do kafka? ó faxavor...

Venham cá falar no Umberto Eco ou no McLuhan pá...
ANIMAL