quarta-feira, outubro 19, 2005

PÁ... TAMOS AQUI TAMOS NA MONARQUIA!
...para destacar a pose - distanciada, fria, calculada e imponente. Ricardo Salgado 'à moda antiga' (...), não tentou parecer o que quer que seja, foi simplesmente. Gostanto-se ou não se gostando do que se ouviu, aquela pose, a postura, aristocrática até, é, hoje em dia, rara, muito rara. Viu-se um dos últimos de uma casta, de um tempo que acabou.
Ando com uma pontada fodida nas cruzes que me impede de dobrar a espinha seja a quem for (aristocratas incluídos). É capaz de ser um síndrome republicano. Ou apenas psicosomático. Tenho assim umas manias.
ANIMAL

21 comments:

Blogger Dinada said...

Monarquia????

Deus te ouça Animal, Deus te ouça!

(só agora m'alembra que nunca mais mandei beijinhos ó Delgado...)

2:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim , vocês republicanos , na verdade , é só manias e SO-ARES , nada mais ...

2:30 da tarde  
Blogger Animal said...

eu á só manias pá. o soares é muito aristocrata para o meu gosto...

2:34 da tarde  
Blogger Victor Lazlo said...

O que eu mais gostei no Salgado fio a carantonha de mau. Houve momentos em que parecia que ia morder a Judite

2:53 da tarde  
Blogger ZGarcia said...

Ele é Delgado, ele é Salgado.
Saia um prato de esparregado !

2:59 da tarde  
Blogger Gaspar LDVS said...

...lol...

Apesar de se ter instalado um certo gostinho sado-mazukista em portugal, de desfazermos o país, eu fico felicissimo... como qualquer um que saiba que vivemos num regime não presidencialista, mas numa república!!!

É nogento ver akeles reis todos na europa, na holanda, na espanha (tb no dia em que a monarquia acabar os "nuestros ermanos" são bem capases de se desagregar; por onde ker k se pasa todas as regiões querem a sua individualisdade separada do contingente...), em inglaterra, na dinamarca, na suíça, ... os principais...

É possível que dois séculos depois da REVOLUÇÃO FRANCESA nos tenhamos esquecido da reviravolta que nos projectou para um sistema de organização social sem oligarquias... que com o passar dos anos e o evoluir da educação generalizada permite que hoje tenhamos uma república para todos (não como a grega, ou a romana - restricta a cidaddãos e sem órdens de cavalaria [nobres - homens melhores que os demais]);

São os ideas da RF que, uma vez disseminadas, pela propaganda (palávra usada pela peimeira vez pela igreja católica no séx XIV para desigar as estratégias de marketing para tornar os homens em crentes) das guerras napoleónicas contra as monarquias, que fez rebemtar, anos depois, mas em toda a europa os seus valores (valores neo-clássicos com origem no pensamento iluminista, que por sua vez se influencia no renascimento, que, por fim, tem raízes na cultura clássica):

"Unite et Indivisibilite de la République: Liberté, Égalité, Fraternité ou la Mort"

3:53 da tarde  
Blogger Gaspar LDVS said...

a republica ja soube mostrar o seu valor ao abssolver o ultimo governo que tentava concretizar as ideias que felizmente o anterior tb nao conseguira concretizar totalmente, em grande parte porcausa dos vetos do presidente... em questoes chave como privatisações, redução da despesa... etc etc, e tb com a oposição de 2/3 da assembleia kuando paulo portas kis rever a constituição... esse ultimo governo era tão incompetente que era completamente incapaz de continuar no poder sem fazer diáriamente um chorrilho de asneiras para enpiorar... alem do k se portugual continuasse sob governos como esses... a economia ficaria num estado tao deplorável que nunca mais nos levantava-mos e a UE mais tarde ou mais cedo... expulsar-nos-ia.... evicentemente... ai sim... estavamos bem comprometidos pelos proximos 50 ou 100 anos...

3:59 da tarde  
Blogger heidy said...

Isso é das cruzes a tender para a espandilose dupla com um leve toque de escoliose tripla.

4:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu tambem tenho esse problema com o dobrar a espinha.Mas acho que é preferivel a pontada a uma dor no cu

4:32 da tarde  
Blogger Gaspar LDVS said...

o presidente tem outras vantagens... trata-se de alguem escolhido - eleito! E assim, tem não só aprovação e apoio, como principalmente legitimidade (conferida através do voto directo) para agir. Com uma república não nos temos que sugeuitar aos ditames de um homem que se diz investido por deus para ser perito em mandar nos outros, e quem sem aprovação dos cidadãos, pode vetar e absolver o governo. É certo que em quase todas as monarquias actuais, que são, para que existam e delas se esqueçam, constitucionais e parlamentares. sao constitucionais porque obedecem a uma constituição escrita (a primeira constituição foi criada após a revolução francesa, juntamente com os direitos do homem e do cidadão), que limita os poderes do déspota, impedindo que seja um tirano. as monarkias de hoje sao também parlamentares porque assim há eleições legislativas que elegem os representantes do povo que votão as leis, têm o poder legislativo, e dentre os quais se forma um governo, cujo chefe simbólico é no nosso caso o presidente, e no caso destas monarquias, a família real, tem sempre o homem, o rei, primasia de governo sobre a mulher, a rainha. isto é uma forma de os paises nao se livrarem da realeza, continuando esta em funções oficiais, mas com muitíssimo poucos poderes, isto é, é como se não houvesse presidente para equilibvrar os possíveis exessos do governo e ainda há um grupo de pessoas abastadas, que vive como no séc XIX, como se fossem estes e os seus compinchas eleitos por deus, que sendo homens de uma estirpe superior so estavam destinados a conmandar os outros, de estirpe inferior. ora, isto não pega quando a população tem capacidade suficiente para escolher... mas a monarquia é ainda um trambolho para os paises que a T~em por outra razão, é que para que a monarquia viva bem e confortávelmente nos palácios, património histórico de todos os cidadãos do país e por vezes de toda a humanidade, os cidadão do respectivo país pagm uma taxa, isto é, um imposto real, uma contribuição obrigatória para a riqueza dos homens e mulheres superiore e leitos por uma força transcendente para liderar os homens - ORA POR FAVOR!!
além de que os filhos dos reis são por direito seus sucessores e por isso a sociedade tem um melhor ou pior rei, consoante a sua natureza (já que o homem é um ser bio-socio-cultural) [é influenciado, como os restantes pela sua biologia, pelos agentes de pressão social {familia, grupos de pares, comunicação çocial e educação} e pela experiencia pessoal.

Posto isto, é assim que provo pela argumentação, que estou disposto a contestar perante contra argumentos que a superem, que a monarquia é uma sanguessuga social, um símbolo de um sistema de organização social obsoleto, inaceitável mediante os valores das nossas sociedades, violando-os. Estes, que implicam a separação entre o estado e igreja; que todos os homens são iguais perante a lei (humanismo); que a todos se aplica a liberdade na medida em que não pode interferir com a de nenhum outro homem; toda e qualquer vida humana é válida e tem direitos sociais inexoráveis (frternidade).
A monarquia significa exploração, porque implica um sistema feudalista de hierarquias com base numa desigualdade de valor entre os homens, havendo os melhores, os nobres de estirpe mais pura e elevada, e os menos nobres, os bastardos de aristocratas, e por fim a plebe. Esta hierarquia é paralela à da igreja com a mesma organização e muitissimo relacionadas.
Por isto tudo, pelos exemplos que poderia dar e que todos conhecemos, pela história e pela justiça:


VIVA A REPÚBLICA!!

4:38 da tarde  
Blogger Animal said...

ó pá gaspar, esses comentários são assim tipo abrupto e bloguitica e limianos e causasnostras e outros blogues de igual calibre, sérios, circunspectos e cheios de panache... queres-me afugentar a freguesia? hã? tu vê lá, pá...

4:44 da tarde  
Blogger Gaspar LDVS said...

desculpa...
OK...

5:21 da tarde  
Blogger heidy said...

sistema de organização social sem oligarquias? este rapaz fala caro demais. Por momentos lembrei-me das minhas aulas de constitucional! Xiça.... até tive afrontamentos! Tu tem calma... olha que muitas dessas oh gaspar, dá depois em algo bem pior...

8:58 da tarde  
Blogger Gaspar LDVS said...

ta bem... ja topei a muçe...

9:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

com umas crosses çà passa

10:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não há direito, pá! Deram tanta muçe ao Gaspar que o gajo ficou de caganeira!
Quintas

10:34 da tarde  
Blogger Manuel said...

e eu que julguei que estes marretas tinham sentido de humor, e sabiam o que é a ironia...

my mistake. sorry.

11:55 da tarde  
Blogger Animal said...

a vida é uma coisa fodida pá. só nos traz desgostos...

9:12 da manhã  
Blogger heidy said...

é da idade... isto com o tempo vai ao sitio.

11:21 da manhã  
Blogger Gaspar LDVS said...

de facto, manuel..

4:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work h26r custom cabinets

10:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home