segunda-feira, julho 17, 2006

A QUINTA LEI DA TERMODINÂMICA
Um dia destes falo-vos disto, e das suas implicações na conspiração mundial das framboesas com canderel, dos tsunamis e das guerras israelo-xiitas-palestino-libanesas-hezebólánianas que só têm existência depois de acabar o campeonato do mundo dos pontapés nas bolas.
Um dia destes, que hoje não me apetece.
ANIMAL

11 comments:

Blogger LúciaGrande said...

Isto sim, é uma posta!!! :D

11:04 da tarde  
Blogger hlevy said...

epá mas fala disso só depois das férias que agora está muito calor

12:04 da manhã  
Anonymous Fakyal Ghydar said...

Essa lei não é aquela do "não aquece nem arrefece"?

12:01 da tarde  
Blogger gito said...

Atão e o Benfuuuuuuuuiiiica?!?!!?

2:11 da tarde  
Blogger piscoiso said...

NEWS
O Abrupto já tem caixa de comentários.

8:50 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Isso e a relevância do Quark na construção da Barragem do Alqueva. LOL. Ahhhhhhh Gandas Marretas.

11:15 da manhã  
Blogger Animal said...

esse Quark recebe comissões dos materiais de construção? ou faz lobby pelos campos de golfe?

12:04 da tarde  
Anonymous Rudolph-the-red-nose-reindeer said...

Podes tb discorrer sobre a influência termodinâmica dos exames nacionais na maior onda de calor dos últimos 65 anos e na "Floribella-mania"...:P

6:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Retirado do site da Sociedade Portuguesa de Química - www.spq.pt

ESTE É O ESTADO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

"Desabafo de uma Professora sobre a prova de Química - Novo Programa - 12º ano"

À Sociedade Portuguesa de Química

Leccionei durante o ano lectivo que está a findar a disciplina de Química do 12º ano. Aos alunos do “ano de ninguém”. Não pertenceram à nova reforma nem à antiga. Foram sujeitos a um exame novo, de que pouco ou nada sabiam, enquanto os seus colegas “repetentes” realizaram uma prova da qual tinham um número incontável de provas modelo. Vão agora a concorrer a par ao ensino superior em manifesta desigualdade.

Fui coadjuvante da prova do exame 642 e fui correctora da mesma prova. Não posso ficar calada perante o desastre que foi esta prova. Uma prova mal elaborada, que pouco avalia, que tem perguntas cuja resposta ainda hoje não entendo e que, além de prejudicar uns milhares de alunos, desanimou todos os professores que trabalharam muito para dar um programa novo sobre conteúdos que desconheciam em absoluto.

Para quem acompanhou o fórum onde os professores que leccionaram a disciplina questionaram as autoras do programa, foi fácil ver as dificuldades que todos sentiram. Quatro manuais fracos, a focarem os tópicos com perspectivas a aprofundamentos diferentes, era o nosso ponto de partida.

Em meu entender, uma pergunta que é elaborada para uma prova de avaliação, seja ela qual for, tem que pretender avaliar algo. Nesta prova há várias perguntas onde eu não vejo o que se pretende avaliar ou o interesse do que julgo pretender avaliar-se.

Grupo I

Questão 5 – Para avaliar conhecimentos de oxidação-redução podem elaborar-se centenas de situações sem necessidade de recorrer um caso tão rebuscado, cujo grau de dificuldade ultrapassa em muito o que foi apresentado nos manuais e livros de apoio aprovados, incluindo o manual das autoras de um programa novo, já de si vago. Não avalia, com justiça e a meu ver, conhecimentos sobre oxidação redução.

Grupo II

Questão 2.2 – Para quê utilizar uma fórmula química com coeficientes estequiométricos de 0,08 e 0,06 quando se pretende que os alunos realizem um cálculo estequiométrico? Por que não aparece em qualquer manual nada do género?

Questão 3

Na questão 3.1, ainda hoje não sei o porquê da resposta considerada certa. Nem eu nem ninguém que eu conheça. Os professores supervisores, que reuniram em Lisboa com a “porta-voz” da equipa que elaborou a prova, perguntaram por que é que aquela era a resposta certa. Foi-lhes dito apenas que não as autoras da prova não respondiam porque os professores tinham obrigação de saber. O único comentário que me ocorre é “inaceitável”.


QUANTOS ALUNOS FICARÃO FORA DO ENSINO SUPERIOR, GRAÇAS A ESTA INCOMPETÊNCIA E À PERTURBAÇÃO CONSEQUENTE ?????

QUANTO DISPENDERAM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PARA "NADA" ????

7:08 da tarde  
Blogger Animal said...

pelo menos a Marineide não fez esse exame de química...

7:11 da tarde  
Blogger Pir said...

Depois menciona só a questão dos bananais da faixa de gaza, e a influencia da guerra sobre o resultado liquido da chiquita bananas.

2:47 da manhã  

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