A QUINTA LEI DA TERMODINÂMICA
Um dia destes falo-vos disto, e das suas implicações na conspiração mundial das framboesas com canderel, dos tsunamis e das guerras israelo-xiitas-palestino-libanesas-hezebólánianas que só têm existência depois de acabar o campeonato do mundo dos pontapés nas bolas.
Um dia destes, que hoje não me apetece.
ANIMAL
Um dia destes falo-vos disto, e das suas implicações na conspiração mundial das framboesas com canderel, dos tsunamis e das guerras israelo-xiitas-palestino-libanesas-hezebólánianas que só têm existência depois de acabar o campeonato do mundo dos pontapés nas bolas.
Um dia destes, que hoje não me apetece.
ANIMAL
11 comments:
Isto sim, é uma posta!!! :D
epá mas fala disso só depois das férias que agora está muito calor
Essa lei não é aquela do "não aquece nem arrefece"?
Atão e o Benfuuuuuuuuiiiica?!?!!?
NEWS
O Abrupto já tem caixa de comentários.
Isso e a relevância do Quark na construção da Barragem do Alqueva. LOL. Ahhhhhhh Gandas Marretas.
esse Quark recebe comissões dos materiais de construção? ou faz lobby pelos campos de golfe?
Podes tb discorrer sobre a influência termodinâmica dos exames nacionais na maior onda de calor dos últimos 65 anos e na "Floribella-mania"...:P
Retirado do site da Sociedade Portuguesa de Química - www.spq.pt
ESTE É O ESTADO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL
"Desabafo de uma Professora sobre a prova de Química - Novo Programa - 12º ano"
À Sociedade Portuguesa de Química
Leccionei durante o ano lectivo que está a findar a disciplina de Química do 12º ano. Aos alunos do “ano de ninguém”. Não pertenceram à nova reforma nem à antiga. Foram sujeitos a um exame novo, de que pouco ou nada sabiam, enquanto os seus colegas “repetentes” realizaram uma prova da qual tinham um número incontável de provas modelo. Vão agora a concorrer a par ao ensino superior em manifesta desigualdade.
Fui coadjuvante da prova do exame 642 e fui correctora da mesma prova. Não posso ficar calada perante o desastre que foi esta prova. Uma prova mal elaborada, que pouco avalia, que tem perguntas cuja resposta ainda hoje não entendo e que, além de prejudicar uns milhares de alunos, desanimou todos os professores que trabalharam muito para dar um programa novo sobre conteúdos que desconheciam em absoluto.
Para quem acompanhou o fórum onde os professores que leccionaram a disciplina questionaram as autoras do programa, foi fácil ver as dificuldades que todos sentiram. Quatro manuais fracos, a focarem os tópicos com perspectivas a aprofundamentos diferentes, era o nosso ponto de partida.
Em meu entender, uma pergunta que é elaborada para uma prova de avaliação, seja ela qual for, tem que pretender avaliar algo. Nesta prova há várias perguntas onde eu não vejo o que se pretende avaliar ou o interesse do que julgo pretender avaliar-se.
Grupo I
Questão 5 – Para avaliar conhecimentos de oxidação-redução podem elaborar-se centenas de situações sem necessidade de recorrer um caso tão rebuscado, cujo grau de dificuldade ultrapassa em muito o que foi apresentado nos manuais e livros de apoio aprovados, incluindo o manual das autoras de um programa novo, já de si vago. Não avalia, com justiça e a meu ver, conhecimentos sobre oxidação redução.
Grupo II
Questão 2.2 – Para quê utilizar uma fórmula química com coeficientes estequiométricos de 0,08 e 0,06 quando se pretende que os alunos realizem um cálculo estequiométrico? Por que não aparece em qualquer manual nada do género?
Questão 3
Na questão 3.1, ainda hoje não sei o porquê da resposta considerada certa. Nem eu nem ninguém que eu conheça. Os professores supervisores, que reuniram em Lisboa com a “porta-voz” da equipa que elaborou a prova, perguntaram por que é que aquela era a resposta certa. Foi-lhes dito apenas que não as autoras da prova não respondiam porque os professores tinham obrigação de saber. O único comentário que me ocorre é “inaceitável”.
QUANTOS ALUNOS FICARÃO FORA DO ENSINO SUPERIOR, GRAÇAS A ESTA INCOMPETÊNCIA E À PERTURBAÇÃO CONSEQUENTE ?????
QUANTO DISPENDERAM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PARA "NADA" ????
pelo menos a Marineide não fez esse exame de química...
Depois menciona só a questão dos bananais da faixa de gaza, e a influencia da guerra sobre o resultado liquido da chiquita bananas.
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