terça-feira, novembro 30, 2004

ESSA É QUE É ESSA
As crises políticas são momentos muito interessantes: é nestas alturas que se ouvem grandes verdades. Hoje, já ouvi duas:
- Sampaio fez um enorme favor ao PS quando indigitou Santana Lopes para primeiro-ministro: acabou com um mito e abriu as portas a um governo socialista.
- Paulo Portas foi um dos melhores ministros da Defesa de sempre, tendo feito algumas das reformas que se arrastavam há anos.
WALDORF
NO CREO EN BRUJAS PARO QUE LAS HAY...
O Waldorf vai uns dias ao Brásiu (em trabalho, diz ele). Mal chega, pousa as malas e o presidente dissolve o parlamento. Agora, pega novamente nas malas, dirige-se ao avião e... autoridades cubanas libertam o jornalista Raul Rivero. Hmmm... something weird around here...
ANIMAL
ORA GAITA!
Logo hoje, que tinha uma hipótese de ser nomeado ministro de uma coisa qualquer, vem aquele xoninhas dissolver o parlamento?
Bad timing, Animal, bad timing... hás-de estar sempre no local errado à hora errada.
E nem sequer me inscrevi no PS, e agora dá muito nas vistas. Só coisas que me atormentam!
ANIMAL
ÚLTIMA HORA
O primeiro-ministro já tem um sucessor para substituir Henrique Chaves na pasta do Desporto, Juventude e Reabilitação.
Os Marretas estão em condições de avançar como o nome do novo ministro: trata-se de Maniche, o jogador do Futebol Clube do Porto e da Selecção Nacional. É jovem, é desportista e, para terminar, um bom exemplo de reabilitação: no Benfica não jogava uma merda, mas desde que chegou ao Porto transformou-se num dos jogadores mais valiosos do plantel.
Maniche, que pretendia seguir os passos de Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho, vê agora uma boa oportunidade para cumprir o sonho de mudar para outro campeonato. O facto da época de transferências se iniciar em Dezembro acabou por facilitar o negócio.
Pessoalmente, considero que esta foi uma boa escolha.Um jogador de futebol enquadra-se facilmente num Executivo que teima em governar com os pés.
WALDORF
E SE DE REPENTE
Um desconhecido lhe oferecer um lugar no governo, isso é... Plausível.
ANIMAL

segunda-feira, novembro 29, 2004

POESIA BRASILEIRA DE RUA
Ninguém me ama,
Ninguém me quer.
Ninguém abaixa
o meu fecho-eclair

WALDORF
VAMOS A COISAS REALMENTE IMPORTANTES
Enquanto o país anda distraído com minudências, como a demissão de um ministro que ninguém conhecia, o Correio da Manhã dá um forte contributo para a resolução de um problema que está a preocupar o Governo: o veto da Central de Comunicação.
Sabendo-se das dificuldade que os ministros têm no seu relacionamento com a imprensa, um Guia para uma boa performance oral vem mesmo a calhar.
WALDORF
PORTUGAL CONTEMPORÂNEO
Henrique Chaves demitiu-se por encontrar no governo descoordenação e deslealdade. Soubesse o senhor história de Portugal e nunca teria aceite qualquer cargo político neste país.
STATLER

espaço gentilmente cedido por ANIMAL - só pra verem como sou um gajo munta fixe de esquerda e tudo
SECÇÃO POSTES PEDIDOS
Do nosso ouvinte Statler recebemos uma SMS a dizer que "a conspiração marxista-jeronimista não o deixava entrar no blogger".
Pois. Problemas toda a gente tem. Um quer entrar no blogger; outro acaba de sair do governo. Ninguém está contente onde está, todos querem ir para onde não estão. Enfim, tão irrequietos que são estes rapazes...
ANIMAL
ANTIGAMENTE É QUE ERA BOM
O antigo primeiro-ministro, Cavaco Silva, revelou um segredo de polichinelo – que os políticos são uns inaptos - e fez um apelo pungente: os políticos «competentes» devem afastar «incompetentes».
Outro antigo titular de todos os cargos políticos possíveis e imaginários, Mário Soares, diz que é preciso «fazer qualquer coisa».
Os Marretas sabem que Freitas do Amaral e Álvaro Cunhal também preparam uma intervenção para os próximos dias. Fala-se de um apontamento musical onde o duo vai interpretar a música de António Mourão, “Ó tempo volta para trás”.
WALDORF
O PAÍS EM SUSPENSO
Sampaio recebe Santana Lopes.
Tomarão chá com umas torradinhas ou croissants e café com leite?
ANIMAL
CLASSIFICADOS MARRETAS
DOU - GRIPE em bom estado, em actividade ininterrupta há três semanas. Ben-U-Ron ou Actifed têm na minha gripe o mesmo efeito que o Senhor Presidente Senhor Doutor Jorge Sampaio tem no governo.
ANIMAL
AH, NÃO PODE SER... É UM ATENTADO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Parece que querembloquear a utilização de telemóveis nas cadeias, para dificultar a actividade das quadrilhas. Traficantes e restante rapaziada, não se fiquem: façam como uns alunos da UBI que fizeram queixinha à ANACOM, quando se tentou instalar uma coisa dessas na biblioteca central. O uso do telemóvel, o direito a mandar toques e conversar aos berros com um colega do outro lado da sala é um direito inalienável dos cidadãos. Quem quer silêncio para ler livros, que vá para casa.
E a queixinha, ó traficantes, deu resultado: o bloqueador foi bloqueado. A liberdade de expressão, pá. Resulta.
ANIMAL

domingo, novembro 28, 2004

sábado, novembro 27, 2004

MEMORIAU DO PIPI
Hoiji, qui já istou dje partjida, faiz sol prá caramba, pô.
Como tivi um tempio, entrei numá livraria e sentchi curiosidade em saber quais os autores portuguesis que os brasileiros podem ler. Pois bem, encontrei Saramago e ... O Meu Pipi. Putz!
UAUDÓFI
ESTES GAJOS SÃO UMA CAIXINHA DE SURPRESAS
PCP: Jerónimo de Sousa hoje eleito secretário-geral
Quem diria, hã?
ANIMAL
EXERCÍCIO DO CONTRADITÓRIO
Recordando a Lei de Gresham, segundo a qual a má moeda tende a expulsar a boa moeda, Cavaco diz que isto está a passar-se na vida política portuguesa, com a substituição dos políticos competentes por incompetentes.
Pois eu cá conheço outra Lei que diz assim: se deitares uma colher de vinho num barril de detritos, obténs detritos; se deitares uma colher de detritos num barril de vinho, obténs detritos.
Esse tal Gresham era um optimista do caraças pá.
ANIMAL
AAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH!
Cavaco Silva solta «grito de alarme»
E a Lei do ruído, não é pra respeitar? Hã?
ANIMAL

sexta-feira, novembro 26, 2004

CLISTERES DE MIJO
Numa época em que as medicinas alternativas estão na ordem do dia - com a agravante de eu estar doente e mais alerta para estas coisas - um gajo encontra coisas engraçadas por aí. Faz pensar nas cenas de problem solving que eu tento vender nas minhas aulas. Pelo menos, já tenho aqui matéria para um case study (fica sempre bem falar em estrangeiro) de reutilização de objectos (as sex-shops afinal não vendem só badalhoquices) e de pensamento criativo (quem é que se lembrava de enfiar sacos de mijo no cu?). O design, meus senhores, o design ainda não se esgotou.
ANIMAL
FOI POR CAUSA DO 25 DE NOVEMBRO
Que o 24 de Novembro acabou. À meia noite em ponto.
ANIMAL
GENTJE...
... aproveito um brev´intervalo na pauta dje trabalho prá contar prá vóceis duas curiosidades lócais.
Desdji sigunda-feira quiu recepcista du hotéu insistche em falar comigo em ispanhóu. Já expliquei pró cara qui falamos a meisma língua, mais ele não acredita.
Outra coisa curiosa são as sinalêras, qui não servem prá nada: esteja verde ou vermelho, é sempre a andar.
Bem, tou saindo qui na mesa istão pidjindo um éupe.
UAUDÓFI [nu país du sóu, mais chovendo prá caramba]
UM GAJO AGRADECE O 25 DE NOVEMBRO QUANDO:
O secretário-geral cessante do PCP inaugura o congresso do partido em 2004 a dizer que as forças revolucionárias são a única esperança para o povo português.
STATLER
UM GAJO SABE QUE ESTÁ A FICAR PARECIDO COM O KAÚLZA QUANDO:
Só no dia seguinte dá conta de ter passado o 25 de Novembro, mas soube que dia era a 28 de Maio e a 25 de Abril (a um Domingo) nem reparou no calendário.
STATLER

quinta-feira, novembro 25, 2004

DEVE SER DOS MEDICAMENTOS QUE ANDO A TOMAR
ou da história do referendo, mas agora deu-me para congeminar perguntas profundas.
Onde está a Vénus de Milo da contemporaneidade? E terá mão para segurar o vibrador?
Será grave, doutor?
ANIMAL

quarta-feira, novembro 24, 2004

HOMEM DO LEME
Um Marreta está de molho e o outro algures na América do Sul. Agora o blogue está entregue a mim, com a Menina Pipiggy por aí à solta. É desta que a qualidade do blogue atinge a dos Batanetes e a audiência a do Magazine Cultural.
STATLER
INVESTIGAÇÃO MARRETA
Os Marretas podem assegurar que a bandeira dos Estados Unidos tem as mesmas cores das bandeiras da França e de Cuba. Isto deve querer dizer alguma coisa e a verdade é que anda tudo calado e ninguém fala nisto.
STATLER

terça-feira, novembro 23, 2004

A IRMANDADE DO LENÇO NO NARIZ,
Eu e o anarca constipado, mais os gajos dos frangos temos uma proposta para simplificar a tal pergunta do referendo. Acho que assim, até o senhor ministro Gomes (cabala involuntária) da Silva, a consegue perceber:

Condescende Vossa Excelência com a dimensão ontológica plasmada no Capítulo proeminente do Tratado, assumido como estrutura autopoietica bem como com a relevância axiológica determinada pela confluência de vectores mais idiossincráticos reposicionados pelo édito convencional e o normativo conceptual inerentemente estruturante preceituado para a União Europeia, na tramitação epistemológica constante da valorização e concatenação das variáveis de decisão de carácter metafuncional na denominada Constituição para a Europa?

Chama-se cidadania a isto, meus amigos. Não é só bota-abaixo: é participar construtivamente nas coisas.
ANIMAL
CÍRCULO DE LEITORES
Para responder a milhares de e-mails* que temos recebido: o livro Como Ficar Estupidamente Culto em Apenas 10 Minutos não está à venda na TV Shop.
STATLER

(* Pronto, não foram milhares. Algumas centenas. Quer dizer, menos. Ok, 'tá bem, foi só um e fui eu que o mandei com nome falso.)
AGARRADO
Sei que estou viciado quando estou a abrir a porta de casa e o meu primeiro pensamento é ligar a aparelhagem para voltar a ouvir pela milionésima vez os álbuns dos Kings of Convenience.

STATLER
A MINHA SENHORA MANDA DIZER
Que o boneco de peluche está com ela. Em tratamento. Estava-lhe a cair o pelo, um dos braços quase arrancado, enfim, bom para deitar ao lixo. Mas a minha senhora não gosta de deitar coisas ao lixo.
Quando a Araldite secar e o pelo estiver outra vez lustroso volto a postar com regularidade. Regular, agora, é mesmo os medicamentos a horas certas e tentar manter o nariz limpo.
ANIMAL
já agora, um abrunho qualquer fez-se passar por mim no contraditório dois postes abaixo. Ó caramelo, estás assim tão mal de auto-estima que tenhas de passar por um gajo como eu? Porra pá! Tanto gajo com piada por aí, Santana Lopes, Gomes da Silva, Jardim. O Almerindo, pá,... deves tar mesmo malzito pá. Olha, vai ao Júlio de Matos, consulta externa, parece que estão a trabalhar bem. Vai. E vê se ficas por lá, ok?

segunda-feira, novembro 22, 2004

ATIRAR BARRO À PAREDE
Barroso mantém confiança em Barrot
É preciso estar atento, pois o barro e a lama confundem-se com facilidade.
WALDORF

domingo, novembro 21, 2004

PROCURA-SE
Boneco de peluche com pêlo vermelho e ar esgazeado.
Foi visto pela última vez na noite de quinta-feira, 18 de Novembro,
num bar covilhanense.
Qualquer informação deve ser enviada para bloguemarretas@yahoo.com.br
WALDORF
GOOD NEWS IS BAD NEWS
Central de comunicação: oposição diz que veto do Presidente é "uma boa notícia"
Pobres tontos. Esta é a pior notícia que a oposição podia receber.
Ou não percebem que esta Central de Comunicação já funciona informalmente, e é a responsável pela pior estratégia de comunicação que há memória nos governos portugueses?
WALDORF
DE PEQUENINO É QUE SE TORCE O PEPINO
"Actividades Matemáticas" para desmistificar a disciplina
Na escola do meu filho – 1º Ciclo - também desenvolvem actividades para desmistificar a Matemática: estão a ensiná-los a trabalhar com uma calculadora.
WALDORF

sexta-feira, novembro 19, 2004

E FOI MESMO UM FRACASSO
A apresentação do livro decorreu conforme o previsto: um fracasso absoluto.
O microfone não funcionava, os autores não falaram e os apresentadores não tinham lido o livro. Mas isso ainda foi o menos importante. É que o filme de apresentação é melhor que o livro, e as bebidas muito melhores que o filme.
Apesar de tudo, os autores fartaram-se de dar autógrafos e acho que um deles ainda se orientou. Quase.
Para quem esteve presente, lembro que esta foi só a primeira apresentação. Os autores ainda vão estar na Guarda (hoje), Braga, Coimbra, Porto e Lisboa (Fnac Colombo - 5 de Dezembro). Infelizmente, os outros Marretas não seguem em digressão com a comitiva. Para a apresentação em Lisboa foi contratado um jovem e promissor humorista chamado Ricardo Araújo Pereira.
WALDORF
REFERENDO MARRETAS
Concorda com a continuação deste Governo até 2014, com a redução do período de férias para 15 dias, com o regresso das 40 horas de trabalho semanais e com um aumento generalizado dos vencimentos em 50 por cento?
WALDORF

quinta-feira, novembro 18, 2004

GERAÇÃO RASCA
Protesto no superior e no secundário.
Os sacaninhas do primário estão feitos com o Governo. Nem manifestações, nem invasões de salas de professores, nem nada.
Vem aí mais uma geração rasca, só pode.
WALDORF
ENFIM, ESTÃO CRIADAS TODAS AS CONDIÇÕES PARA O FRACASSO
O tal livro do tal Marreta é apresentado hoje.



Quem o vai apresentar são outros dois Marretas;
Vai ser apresentado num sítio chamado Amo-te Covilhã;
Os apresentadores são anunciados como "professores universitários" (Mil Folhas, Público, 13 NOV 2004, p.2), garantindo o total descrédito do produto;
Está um frio do caraças;
O livro não tem cenas de sexo explícito nem figurinhas com gajas nuas;
Ainda por cima parece que é sobre cultura.
O Ricardo Araújo Pereira escreveu um prefácio intitulado "Este livro é uma fraude".
O Paulo Bastos fez os bonecos.
Só lhe falta mesmo uma recensão elogiosa do Eduardo Prado Coelho.
Enfim, à mesma hora vai passar o Hulk na Lusomundo Premium. Valha-nos isso.
ANIMAL
ERRATA
Onde se lê PND disponível para discutir plataformas com PSD, deve ler-se PND disponível para discutir tachos com PSD.
WALDORF

quarta-feira, novembro 17, 2004

CONCERTO DE SOLIDARIEDADE PELA SAÚDE MENTAL


Organização: Grupo de Acção Comunitária – IPSS
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República

E o Rasteiro Patrocínio do Blogue dos Marretas

[Nota: Os Sétima são uma das minhas bandas preferidas]
WALDORF
A PRIMEIRA REDACÇÃO
Gostava de ser peixe, um pequeno peixe e viver no rio e ser uma sardinha.
Deus queira não me pesquem para me comer com batatas cozidas e gostava de viver no rio sade.
AFONSO [7 anos]
DANADO PRÁ DANÇA
Edgar Correia criticou o processo de escolha de Jerónimo de Sousa para a liderança do Partido Comunista
Não percebo esta crítica. Ainda agora o vi numa reportagem do Telejornal e fiquei espantado com o jeito do homem para a dança. Alguma vez viram o Álvaro Cunhal a dançar? Ou o Carlos Carvalhas, que é um jovem? Nada.
Este Jerónimo vai ser uma lufada de ar fresco no PCP
WALDORF
POIS.
Esqueci-me do essencial. Tão entretido a falar da minha constipação, até me esqueci de referir que o tal livro é feito de papel. E até tem bonecos.
Esta minha cabeça...
ANIMAL
A ESCORRER RANHO
a fungar a espirrar e a tossir. Mas mesmo assim apresento-me, (pouco) firme e (pouco) hirto, para revelar a vocelências os tizingues que andei a postar ontem.
É que um dos Marretas vai publicar um livro pá. Vejam só onde isto já chegou. Um livro publicado, árvores desnecessariamente sacrificadas para serem cheias com uma espécie de garatujas chamadas letras. Mas enfim, o primeiro livro é como perder a virgindade pela primeira vez. E portanto está dito. E anunciado.
E retiro-me para o cobertor e o chá.
E obrigado pelos votos de melhoras. Acho que não é desta que se veêm livres de mim.
ANIMAL

terça-feira, novembro 16, 2004

INÉDITOS EM ESTREIA PELA PRIMEIRA VEZ
Este fim-de-semana foi rico em acontecimentos importantes e inéditos. Morreu Arafat (já tinha havido ameaços, mas esta foi mesmo a primeira vez que morreu), Pedro Santana Lopes ganhou um congresso do PSD, Pinilla marcou um golo pelo Sporting e foi experimentada uma nova receita com carne de boi almiscarado, o que provocou mais de trinta casos de depressão em várias cidades canadianas.
STATLER
GANDA RITITI!



props
ANIMAL
QUE CHATICE
O ministro das Finanças, Bagão Félix, deu ordem a todos os Ministérios, institutos e serviços públicos para congelarem as despesas nos meses de Novembro e Dezembro. Ontem, por exemplo, num departamento nem se compraram os jornais, como é habitual, para porem a leitura em dia.
A falta dos jornais acabou por obrigar os funcionários deste departamento a procurarem actividades recreativas fora do seu serviço. Caso contrário, os funcionários teriam de trabalhar, correndo o risco de resolverem assuntos que estão pendentes há anos.
WALDORF
DIZ QUE LEIMER
pá tou cuma gripe marada cumócaraças e mais umas merdas esquisitas e ando a meter umas cenas chamadas actifed. Não, ó Delgado, não estou a falar do Fed pá, esse fetiche é só pra gajos esquisitos como tu.
Actifed. Parece que esta merda dá umas reacções meias maradas.
Os meus postes anteriores e os que se seguem estão, assim, explicados. Não é nenhum surto de qualidade. O mau gosto regressará brevemente. Desejem-me as rápidas melhoras. Obrigado.
ANIMAL
POIS EM VERDADE VOS DIGO PÁ
Bem aventurados os idiotas e os cretinos e os autores de livros estúpidos pois eles verão adeus
ANIMAL
tizingue parte tú
DEPOIS DE MIM, O CAOS
Estaindes lembrados? Pois o tal Caos parece que vem a caminho.
Estejainde atentos aos sinais dos céus e mesmo aos de trânsito pois eles andem aí!....
ANIMAL
isto parece mesmo um daqueles anúncios das selecções pá, os tizingues ou isso, amanhã já saberemos do que se trata.
ou não
UUH TADINHUS...
«Há militantes magoados», admite vice do CDS-PP.

tadinhuuuus.... dá mesmo peninha num dá?
ANIMAL

segunda-feira, novembro 15, 2004

OOOOOOH YEAH!! HMMMMM... YEAH! DEEPER! DEEPER! HARDER! HARDER! FASTER! FASTER! OOOOOH!.... YEAH! YEAH! HMMMMM.....
O PM, com este Congresso, reganhou a força que precisava para imprimir um andamento mais rápido ao Governo, (...) e recuperou o fôlego necessário para os tempos mais próximos e difíceis.
Isto até parece que o Senhor Delgado anda a ver aqueles filmes da secção lá ao fundo do clube de vídeo...
ANIMAL
DEPENDÊNCIAS
Sócrates promete tornar autarquias menos dependentes da construção
Eu preferia que alguém prometesse “tornar os AUTARCAS menos dependentes dos CONSTRUTORES”.
WALDORF

domingo, novembro 14, 2004

A CAVALO DADO…
Estarão a oferecer viagens a Londres?



"Não custa nada" ainda percebemos. "Noã custa nada" pode ser outra coisa qualquer.
WALDORF
PACIFICAÇÃO
Aquele símbolo todo modernaço do PPD/PSD/PSL foi uma concessão ao Pacheco Pereira. Faz lembrar os emblemas das missões Apollo que os astronautas colavam na fatiota. Como o homem agora anda com a cabeça no espaço interplanetário, Marte, Saturno, e tal, deve achar que o PPD/PSD/PSL, assim, vai no caminho certo Pró Infinito E Mais Além! e deixa de fazer tanto contraditório.
É preciso entreter e sossegar os miúdos mais irrequietos de qualquer maneira, não é?
ANIMAL
A DEMOCRACIA É UMA CHATICE
Rui Rio queixa-se da ingovernabilidade da democracia .
Deve ser por isso que o líder do PPD/PSD é tão comedido a pedir mandatos.
Santana Lopes quer liderar o Governo até 2014.
Apenas mais dez anos, portanto. Mais do que isso não, que a democracia é uma canseira.
WALDORF
FAZ DE CONTA
Façam de conta que a imagem não foi tirada, esta manhã, do site da TSF.
Façam de conta que o muro não caiu há 15 anos.

Em baixo, o único opositor faz uma intervenção no congresso.
Em cima, o grande líder vai trauteando o seu novo hino, enquanto os ajudantes de campo apontam o nome dos congressistas que se atrevem a aplaudir o opositor. Atrás dele, em letras garrafais, lá está: RDA
Façam de conta que isto é um congresso em Portugal.
WALDORF

sexta-feira, novembro 12, 2004

UMA MANTA QUENTINHA
O governo acaba de propor uma nova regulamentação para a colocação de professores. Os sindicatos e as associações de pais aceitaram sem nenhum protesto. Isto significa uma coisa: que o novo sistema não deve ser grande coisa e que vem aí regabofe do grande.
STATLER
ELE VOLTOU
O ex-primeiro ministro António Guterres fez ontem a sua rentrée política, com um discurso em que apontou "os riscos da situação presente" em Portugal e se afirmou convicto de que existe uma alternativa mobilizadora para reconciliar os cidadãos "em pleno, com a vida política democrática".
Andam por aí uns senhores que vão ter de engolir as críticas que fizeram ao homem. Acusaram-no de fugir, de deixar o país de tanga, blah, blah, blah. Tudo mentira. Como toda agente sabe, para se ter uma boa percepção de conjunto é necessário afastar-nos do fenómeno em observação. Foi o que Guterres fez. Terminado o trabalho, aí está ele cheio de força e com soluções para todos os males. Desatem já a correr para o banco, peçam dinheiro, comprem, comprem, comprem, endividem-se até à medula que a crise já era.
WALDORF
SPITTING NAMES
Com tudo o que se tem passado, não deve tardar a mudança do nome do boneco do primeiro-ministro do Contra-Informação de Santana Flopes para Santana Golpes.
STATLER
A VIRTUDE DA PACIÊNCIA
Hoje ouvi alguém comentar a inutilidade do próximo Congresso do PSD. Não concordo. Eis finalmente a oportunidade de Santana ganhar um Congresso.
STATLER
NÃO À AUTO-VIOLÊNCIA NO DESPORTO
Fábio Rochemback afirma que não insultou o treinador mas a si próprio. Esta noite, Fábio foi visto a sair da Academia de Alcochete esbofeteando-se a si mesmo, seguido de um pontapé nas suas partes baixas como reacção a uma má sessão de recuperação física.
STATLER
'CONTRADITÓRIO' POR PAUL JOHNSON

Anti-Americanism is an ignobile and irrational emotion. Like anti-Semitism, which in some ways it has replaced, it is impervious to facts or logic.
Paul Johnson, US News & World Report, 1985

One might say that the most ubiquitous form of racism during this decade [1970's] was anti-Americanism. (...) [A] more fundamental reason was that America as a great power and still more Americanism as a concept stood for the principle of individualism as opposed to collectivism, for free will as opposed to determinism.
Paul Johnson, Modern Times

quinta-feira, novembro 11, 2004

SOUTO MOURA ENCAIXILHADO
Sampaio leva Souto Moura e exposição de arquitectura e design a Milão
As restrições orçamentais obrigaram a organização a encaixilhar Souto Moura numa moldura da loja dos 300.
ANIMAL
UNITED COLORS OF AMERICA
Anyone who travels to every part of the United States, as I do, becomes aware that the notion of America oppressing humanity is absurd. To a greater extent, America is humanity.
Paul Johnson
SACANAS IMPERIALISTAS
Os europeus nunca perdoarão aos americanos a ingerência de 1945. Não fosse essa intromissão e o sonho de uma Europa unida sob a protecção de Hitler ou Estaline tinha chegado há seis décadas. Razão tem a esquerda em dizer que os EUA pugnam pela divisão da Europa.
STATLER
E JÁ AGORA,
What da fuck is a Henriquechaves?
ANIMAL
QUANDO A LAGARTIXA CHORA LÁGRIMAS DE JACARÉ
Santana Lopes expressa "pesar e tristeza" pela morte de Arafat
ANIMAL

quarta-feira, novembro 10, 2004

VAAAAAAAAMOS AO CIRCO
Em vésperas do congresso do PSD, Henrique Chaves, ministro-adjunto do primeiro-ministro, critica as ausências de Leonor Beleza, Manuela Ferreira Leite e Marques Mendes, acusando estes militantes de «cobardia».
Este senhor insulta os camaradas de partido só por eles detestarem espectáculos onde que se passa o tempo a aplaudir, mesmo quando não se gosta?
Se eles detestam circo, não vão, ora essa.
WALDORF
SEMENTES DE ÓDIO - II
Uma sondagem, publicada ontem, indica que 40 por cento dos holandeses desejam a saída dos muçulmanos do seu país, depois de um radical do Islão ter assassinado Theo van Gogh.
A propósito desta notícia, o Daniel diz que são boas notícias para todos os ideólogos de um novo tipo de racismo, mais sofisticado, tão em voga na intelectualidade de direita portuguesa: aqueles que dão a cada assassino fanático muçulmano o estatuto de representante legítimo de todo o Islão.
Ora, o post do Daniel poderá ser outra boa notícia para os tais “ideólogos de um novo tipo de preconceito tão em voga na intelectualidade de direita portuguesa”: aqueles que dão a cada crítico da extrema-esquerda o estatuto de legítimo representante de toda a esquerda.
WALDORF
GRANDE OPORTUNIDADE
Atenção Anacletos!
Manuscrito de Lenine vai ser leiloado em Berlim
WALDORF
LEITURA ENCOMENDADA
Bom texto de José Pedro Zúquete no Público de hoje. "A América Que Não Muda". Para os que ainda não acreditam ou não são capazes de entender.
STATLER
GERÊNCIA DO RESTAURANTE ABADIA EM ESTADO DE CHOQUE
Governo prepara nova lei sobre armas químicas. Penas mais duras para quem produzir produtos tóxicos com o objectivo de fazer armas de guerra. Coimas podem chegar aos 300 mil euros
Das duas uma: ou aumentamos o preço da meia dose de tripas à moda do Porto para cobrir as multas, ou passamos a servir feijoada light.
ANIMAL
OUTRA MANIF
Milhares de trabalhadores deverão participar hoje nas manifestações da CGTP para reivindicar aumentos reais dos salários e emprego com direitos para todos
Com tanta gente a reivindicar empregos, sempre quero ver quem fica com os trabalhos.
WALDORF

terça-feira, novembro 09, 2004

LA FRROOONCE NUNCA COLABOROU COM REGIMES NAZI-FASCISTAS
Há alguns dias atrás, Abidjan acordou (se é que chegou a adormecer) com tropas francesas a patrulhar as ruas. Nada de novo. O exército francês desde há muito que é parte do conflito costa-marfinense. Das vozes indignadas do costume, nem um ai. Jacques Chirac não precisa de pedir autorização à ONU para intervir em países estrangeiros, porque ele é da Terra da Revolução, do País da Enciclopédia, porque a França nunca foi expansionista, nem militarista, nem nunca invadiu países estrangeiros - aliás, é sabido que as tropas napoleónicas estiveram no Buçaco apenas para um piquenique. Foi isso mesmo que estiveram a fazer em Abidjan. A distribuir "bolachas".
STATLER
AS SERRAS E O (LARGO DO) RATO
José Sócrates diz que a sua primeira prioridade é resolver os problemas do interior do país. Mas acrescentou que primeiro se vai preocupar com os problemas do interior do PS.
STATLER

segunda-feira, novembro 08, 2004

TAL COMO FALLUJAH …
Imprensa está debaixo de fogo
E a coisa pode não ficar por aqui. Os Marretas sabem que o Governo Português terá pedido a George W. Bush para incluir a classe jornalística no chamado “Eixo do Mal”.
WALDORF
UM GRÃO NA ASA
Uma amiga (de esquerda) numa megastore, frente à prateleira de DVD's (referindo-se à série norte-americana The West Wing, chutada pela TVI para as 3 da matina):
"Eu queria era comprar The Left Wing." Foi a pensar assim que muitos chegaram a primeiro-ministro.
STATLER
ALERTA VERMELHÃO
O Anacleto está calado desde quarta-feira passada. Cuidado, companheiros livres da blogosfera. Essa gente não a está a preparar boa. Nós já sofremos com um ignóbil ataque ao pluralismo e ainda o Gomes da Silva não era ministro. Cuidado, muito cuidado, que eles andem aí.
STATLER
QUAL?
Bagão queixa-se da herança
A pesada herança do fascismo? A pesada herança do cavaquismo? A pesada herança do guterrismo? A pesada herança do barrosismo? Há que dizer as coisas com clareza pá.
ANIMAL
CANTINHO DA FRANCOFILIA

Ton style, c'est ton cul, c'est ton cul, c'est ton cul,
Ton style, c'est ta loi quand je m'y plie, salope,
C'est mon sang à ta plaie, c'est ton feu à mes clopes,
C'est l'amour à genoux et qui n'en finit plus,
Ton style, c'est ton cul, c'est ton cul, c'est ton cul...

Léo Ferré


Toncul, essa bela localidade!
ANIMAL

ESPERTEZA SALOIA
O presidente da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) defendeu ontem que o Estado devia conceder um período de dois anos de isenção do pagamento de impostos aos desempregados e beneficiários do microcrédito.
Passados dois anos, a empresa fecha porque o empresário não a dimensionou para uma cultura de cumprimento fiscal. Os bancos ficam felizes e contentes porque o dinheiro que deveria ter ido para impostos, serviu para pagar o empréstimo e os juros.
WALDORF

domingo, novembro 07, 2004

LÓGICA DELGADA
Bush à portuguesa
“Não, não é uma comparação entre Santana e Bush”
MAS
“Bush provou que quem decide são os americanos, eleitores simples, que não entram nos jogos entre alguns jornais e sedes partidárias da oposição, e em particular na barragem de comentários desfavoráveis, e que às vezes roçam o ataque pessoal, indiscriminado e deselegante.”
POR ISSO
“Santana e a maioria devem tirar daí uma ilação.”
OU SEJA
Esqueçam o ruído. Quem decide são os portugueses, eleitores simples que não entram nos jogos, blah, blah, blah.
Conselho de um eleitor simples que votou num dos partidos do Governo:
Fiem-se neste Bruxo à Portuguesa e não corram…
WALDORF
OU ATÉ CANDIDATAR-SE ÀS DUAS CÂMARAS
Monteiro admite candidatura a Lisboa ou Porto.
"Se eu sentir que a minha utilidade para o meu projecto, para as ideias em que acredito é maior no concelho do Porto cá estarei, se sentir que essa utilidade é maior em Lisboa estarei em Lisboa", diz ainda o líder das andorinhas.
Mas se o Manel estiver preocupado em saber onde é que os eleitores acham as suas ideias mais úteis, então o melhor é ficar quietinho e aplicar essas grandes ideias lá em casa.
WALDORF
EFECTIVAMENTE...
«A situação é grave e pode significar o fim do futebol profissional em Portugal a curto prazo»
Nem vou conseguir dormir de tão preocupado.
ANIMAL

sábado, novembro 06, 2004

ALÉM DO MEDO



Há sempre espaço para pequenos prazeres.
Como dizia um outro poeta: dedicado a ti para que não penses que o dedico a outra.
ANIMAL
MEDO
(...)
Ah o medo vai ter tudo
tudo
(Penso no que o medo vai ter
e tenho medo
que é justamente
o que o medo quer)
O medo vai ter tudo
quase tudo
e cada um por seu caminho
havemos todos de chegar
quase todos
a ratos
Sim
a ratos


Alexandre O´Neil, «O Poema pouco original do medo»
o texto todo pode ser lido aqui
ANIMAL
AH, OS ACÉFALOS!
«Thus the Democrats, lacking a candidate of any heft or beam and facing an issue forced upon them, will have to do either one of two things: they will have to swallow the issue themselves and so reduce the contest to a mere sham battle, or they will have to pussyfoot. (...) In politics, the first candidate who grabs an issue always gets the best of it. The plain people distrust the trailer, particularly if his vacillations have been public and their distrust has a sound instinct under it. Whoever is nominated by the Democrats will be a palpable fraud.»
(H. L. Mencken, Outubro de 1923, a propósito da eleição que daria um segundo mandato ao republicano Calvin Coolidge)
O BOM, O MAU E O VILÃO
Arafat está à beira da morte. Espero sentadinho para ver se todos os que viram na morte de Savimbi a oportunidade para a paz em Angola vão agora aplicar a mesma regra. Talvez não, porque em Savimbi era o "mau" e Arafat é o "bom". E o vilão são os EUA, claro. Já me esquecia disso.
STATLER
OS AMERICANOS SÃO UMA INVENÇÃO DE ROBERT HEINLEIN
Os leitores-comentadores dos Marretas, tão inteligentes que eles são, não perceberam, não percebem como quase 60 milhões de americanos votaram em George W. Bush e lhe deram a presidência durante mais quatro anos. Bush é estúpido, logo esses 60 milhões só podem ser ainda mais estúpidos. Bush só pensa na guerra, logo esses 60 milhões só podem estar borradinhos de medo. E eu, que preferia Bush a Kerry - um crime intelectual - devo ser também muito estúpido, porque vivo na Europa e na Europa o Presidente não chegava sequer a chefe de repartição de Finanças. É por isso que sendo de manhã e sábado estou acordado para ler os artigos (como os Mark Steyn e Helena Matos) onde estão explicadinhas as razões que os leitores deste blogue não entendem e eu - por não gostar de Kerry e ser consequentemente imbecil - não consigo demonstrar.
STATLER

sexta-feira, novembro 05, 2004

JÁ DO BUSH NÃO SE PODE DIZER O MESMO
Autoridade Palestiniana desmente morte cerebral de Yasser Arafat
Eu sei, eu sei, falta de fair-play... mas não resisti, quéquequerem?
ANIMAL

DIFFERENT APPROACHES
Grupo da al-Qaeda promete "inferno insuportável"
Já o nosso governo garante-nos um razoavelmente suportável
ANIMAL

quinta-feira, novembro 04, 2004

ASSOCIO-ME
às celebrações pela eleição de sua excelência o Senhor Presidente da América

que eu sou democrático...
ANIMAL
VER AS COISAS PELA POSITIVA
- Então aquele anormal lá acabou por ganhar
- É verdade. Estúpidos de merda, aqueles rednecks dum raio
- Assim, temos aquele estúpido lá e outro estúpido igual cá
- Ao menos o nosso não foi eleito
- Ao menos isso...
ANIMAL
MANIF
Dois mil alunos a caminho da AR
Da nossa universidade partiu apenas um mini-autocarro. E, ainda assim, com alguns lugares vagos. Longe vão os tempos em que se lutava por uma vaga num dos aos sete e oito autocarros disponiveis. Isto significa que o país está mesmo em crise: os estudantes já nem têm dinheiro para ir a Lisboa fazer umas compritas. Aliás, a crise é tão grande que uma das “manifestantes” explicava às amigas que aproveitava a boleia para ir a casa.
- E tens tempo para fazer a manifestação e ainda apanhar o comboio para casa?
- Qual manifestação? Chego a Lisboa e ponho-me a milhas para casa. Vejo na televisão, que é igual.
WALDORF
POR ACASO TAMBÉM ACHO
Jorge Sampaio pediu que não se dramatize o referendo relacionado com o Tratado Constitucional da UE, que deverá realizar-se em Portugal em Abril do próximo ano, só porque os cidadãos não conhecem o documento em pormenor.
Já se dispende imenso tempo e intelecto a ler a Bola, a Maria e o 24 Horas. Perder tempo com Tratados Constitucionais? Ainda por cima nem trazem figurinhas nem pessoas famosas. Acho que Sua Excelência o Senhor Presidente está coberto de razão.
ANIMAL
SE BEM ME LEMBRO
Quando andei na escola primária tinha de encornar as linhas de caminho de ferro com todas as estações e apeadeiros desde o Minho até Timor, juntamente com rios afluentes cursos de água regatos lagos e charcos. Em casa tinhamos de decorar as dinastias todas reis raínhas principes pricesas, bastardos e regentes, todos de carreirinha sem falhar. A tabuada. Capitais de distrito e de província. Os descobridores, as terras descobertas, o ano da descoberta, o nome da barcaça e o registo criminal dos embarcadiços. Descubro agora, via Anarca Constipado, que os trabalhos de casa são «uma agressão aos direitos da criança».
Ora aí está. Compreendo agora o meu trémulo nas mãos. As falhas de memória. A desorientação espacio-temporal. A ejaculação precoce alternando com episódios de satiríase e mesmo priapismo. Mesmo os meus comportamentos anti-sociais, o desrespeito pela autoridade, rejeitar os telefonemas de telemarketing, até a suspeita tendência de pagar tudo a dinheiro e evitar deixar rastos com o cartão de crédito, tudo isso e muito mais deve-se ao facto de eu ter sido coagido pelo regime fascista a fazer os TPC. Portanto, se não pude ser uma criança completa, como posso ser um gajo completo? Hã?
Bora lá fazer uma comissão adoque de espoliados dos tempos livres e vítimas dos TPC fascistas e exigir indeminizações ao estado.
ANIMAL
MANOBRAS EM S. BENTO
Durante a última semana, a agenda mediática foi dominada pelas eleições presidenciais que decorreram num país chamado Estado Unidos da América. Graças a isso, o Governo esteve a salvo da crítica durante uns dias.
Parece-me claro que estas eleições são uma manobra de S. Bento. Só a Central de Comunicação do Governo poderia imaginar um acto eleitoral capaz de afastar a atenção mediática da política interna. É óbvio que o país onde supostamente decorreram as eleições é uma invenção. Embora a manobra tenha sido quase perfeita, escaparam alguns pormenores.
- Acham que é possível existir uma democracia onde um candidato presidencial pode ganhar tendo menos votos do que o adversário?
- Acreditam que pode existir um país desenvolvido onde o acto eleitoral comece duas semanas antes no dia marcado, só para que não se formem filas?
- É normal o resultado de um acto eleitoral demorar semanas a ser validado e tudo acabe por ser decidido por juízes nomeados por uma das partes envolvidas?
- E, para terminar, acham que cerca de 110 milhões de pessoas se incomodavam com uma votação onde se tem de optar entre dois candidatos semelhantes? Era como nos pedirem agora para optarmos entre Freitas do Amaral e Mário Soares.
Podem ser apenas pormenores, é certo, mas tudo leva a crer que este acto eleitoral tenha sido uma manobra de diversão engendrada pelos assessores de S. Bento.
WALDORF
4 MILHÕES A MAIS
Apesar dos insistentes apelos dos europeus a favor de Kerry, os americanos reelegeram George W. Ingratos. Depois querem aliados e amigos...
STATLER

quarta-feira, novembro 03, 2004

terça-feira, novembro 02, 2004

CA GANDA PORRA!
Daqui a 5 horitas arranco por essa estrada fora, A1, IP5, A23 até à Covilhã. Será que o engarrafamento do fim de semana prolongado já desengarrafou? Haverá ainda muitos bêbados ao volante? Chegarei vivo? Hmmmm, esta é estúpida: só posso chegar vivo. Se morrer, já não chego.
Ou iria o meu ectoplasma atormentar os alunos?
ANIMAL
QUANDO UM GAJO ESTÁ SEM SONO
aproveita para arrumar a papelada. Como também não estou com pachorra para fazer esforços violentos (sim, violentos: deitar a publicidade do banco e do Reader's Digest ao lixo, esvaziar o cinzeiro, rever os post-its empilhados com coisas para fazer desde há dois meses é violentíssimo e faz-me dores nas costas e na auto-estima), decidi actualizar os linques ali à direita (para quem está de frente para o monitor, à esquerda para quem está de costas) e acrescentei o belogue da Di, frequentadora assídua do nosso contraditório. Tem um defeito: parece que simpatiza com o Delgado. Mas também, sem defeitos arriscava-se a ser uma deusa e aqui os ateus estão em maioria. E acho que o marreta que sobra também tem os seus momentos de dúvida. Assim, imperfeita, a gente gosta mais. Eu, pelo menos, gosto assim. Detesto deuses quase tanto como detesto o Delgado. Portanto ófaxavor de irem visitar o semifrio quase quente e deixar lá os parabéns.
ANIMAL
assim, quando a Di for a ministra, já não tem desculpa para não me contratar como assessor, hehehe. Não há almoços de borla, que é que querem?
EM CASA ONDE VAI FALTAR O PÃO
todos ralham e será que alguém tem razão? Ainda estarão a tempo de se filiarem no PS? Visão estratégica ménes, visão estratégica... não vale a pena andarem à porrada por um cadáver.
ANIMAL

segunda-feira, novembro 01, 2004

FICA REGISTADO, SENHOR COMISSÁRIO
Por mim, estou tranquilo: não será agora que vou fazer o que nunca fiz no DN, no DD ou na Lusa. Ponto final.
O comissário Delgado afirma isto. Assim: pixel preto no pixel branco. Podemos então ficar descansados. Vai continuar a evitar a inteligência e o pensamento livre e descomprometido como até agora, coerentemente, com a ajuda de Deus, tem feito.
Há tradições em que nunca se deve mexer.
ANIMAL
VIRGINDADE, ESSA BELA LOCALIDADE
Tenho um prazer irracional em estar rodeado de jornais e revistas. O caso torna-se mais estranho quando me apercebo de que, para total desfruto da sensação, é necessário que os periódicos sejam novos, estejam por abrir, por ler. Talvez seja uma tara pela organização, mas pegar num jornal em que os cantos das folhas já apontam para todas as direcções possíveis da rosa dos ventos enerva-me. Em compensação, abrir o jornal ou a revista novinhos em folha (literalmente!) tem um sabor que só um psiquiatra dos bons poderá explicar. O cheiro do papel, a textura rugosa, o som do virar das páginas – o meu materialismo nunca me permitirá, portanto, a conversão às edições on-line. Da Newsweek aos classificados do Correio de Alguidares de Cima, vale tudo. É preciso é que venha por abrir.

Pois. Continuo sem ideias próprias.
ANIMAL