sábado, janeiro 31, 2004

EXEMPLARES
PCP promete dar prioridade à saúde.
Nós sabemos, nós sabemos. Até já começaram a “tratar da saúde” aos renovadores, não é? É assim mesmo: os bons exemplos começam em casa.
WALDORF
TUDO PELA CIÊNCIA
Manequins ajudam a estudar efeitos da radiação
Em mais um rigoroso exclusivo, os Marretas avançam as primeiras imagens dos manequins enviados para os astronautas.
WALDORF
PÁ, FUI ALDRABADO!
DGV lança alerta contra comercialização de coletes reflectores
Fui logo aos chineses comprar um colete todo catita com as cores do governo e tudo e só agora é que avisam?
ANIMAL
NO JN DE HOJE:
[Carlos] Cruz conhece futuro quarta-feira
Parece que aquela astróloga da Praça da Alegria já sabe qual é, mas só diz na 5ª Feira.
ANIMAL
25A
Soares e CGTP alertam:"25 de Abril está em perigo".
Não me digam que o Governo quer passar logo de 24 para 26 de Abril? Não façam isso que há gente a fazer anos no dia 25.
WALDORF
ELEIÇÕES
Eleições no PSD-Porto Provocam Corrida ao Pagamento de Quotas.
Não haverá maneira de organizar umas eleições para o lugar de ministro das Finanças? É que matávamos dois coelhos de uma cajadada: havia uma corrida ao pagamento dos impostos e mudava-se a ministra.
WALDORF
PFFFFFFF
Aprovado Túnel do Rego.
Mesmo sem aprovação, toda a gente tem um túnel no rego.
Por isso não estou a perceber qual é a novidade.
WALDORF
NÃO SEI SE ESTA NOTÍCIA É VERDADEIRA
Mudanças em Bruxelas e no Parlamento - Jardim poderá substituir Mota Amaral e Marcelo Rebelo de Sousa no lugar de António Vitorino
Mas a ser verdade, vamos ter uma vida política muito mais animada e colorida! Uma Comissão Europeia com o Marcelo seria uma instituição a uma só voz (a do Marcelo, que os outros nem tinham tempo para dar réplica); o nosso Parlamento com o Alberto João seria, finalmente, melhor que o de Taywan: os debates eram mesmo à patada e à cuspidela e os candidatos a deputados teriam de apresentar uma condição física excelente para serem elegíveis.
Fico a aguardar os desmentidos da praxe para ter a certeza que é verdade.
ANIMAL
AINDA HÁ GAJOS COM COLUNA VERTEBRAL
Encenador Jorge Silva Melo recusa galardão do Instituto das Artes
Se o gajo não se põe a pau, ainda acorda numa jaula do jardim zoológico com uma tabuleta a dizer "Em vias de extinção - por favor não fale nem alimente o espécime"
ANIMAL
EU NUM DISSE?
Governo promete resultados na prevenção anti-álcool, tabaco e obesidade
Com a falta de dinheiro que por aí anda quem é que se pode dar ao luxo de ser gordo, beber ou fumar? Vêem como o governo é nosso amigo? Isto tudo que eles fazem (e a gente não percebe) é pró nosso bem! No futuro ainda havemos de lhes agradecer...
ANIMAL

sexta-feira, janeiro 30, 2004

SERÁ QUE O GAJO TEM MAIS FILHAS PARA CASAR?
ANGOLA - Governo insiste na conferência de doadores
ANIMAL
ALVino, PÁ, ESTA É PRA TI...
SAÚDE - Ministério pede «contenção nas férias»
Vais passar o Verão a impurrar macas e a pintar doentes com cores vivas, hehehe! E logo tu, ganda murcom, que gostas tanto de futebóle!
ANIMAL
FIXE!
Bush quer esclarecer verdade sobre armas de destruição maciça iraquianas.
Eu por acaso também gostava. Até para arrumar com o assunto de vez e poder, com tranquilidade, voltar ao meu tema favorito: gajas.
ANIMAL
PÁ, TÁ MAL...
O CDS-PP anunciou que vai processar o deputado Francisco Louçã por este ter classificado a ministra da Justiça de «inimputável»
Inda anteontem sugeri isso, aqui mesmo (quer dizer, nas marretadas), e não processam o Animal? É só prós senhores deputados, os processos? E prós outros, népias, niribi? É democracia, isto? É tudo prós privilegiados, é o que é. Tá mal, pá...
ANIMAL
A MELHOR NOTÍCIA DE JANEIRO
Vasco Pulido Valente voltou a escrever no Diário de Notícias.
(Agora ja há linque porque já se consegue aceder ao DN online.)
STATLER
PRONTES, PÁ, RETIRO TUDO O QUE DISSE
Finanças penhoraram parte do ordenado do presidente dos Técnicos Oficiais de Contas
O Durão é fixe, a Cardona agiu na melhor das intenções e a ministra das Finanças é uma santa senhora que só quer o nosso bem! Até o Isaltino, pá, o gajo só estava a ajudar o sobrinho!
Antes que me penhorem o pré ou, pior ainda, que venha a sofrer algum acidente de caça!
ANIMAL
EPÁ TENHO ANDADO MESMO DISTRAÍDO
Esta merda (sim, que este blogue é uma merda*) já passou das 150.000 almas penadas (ou panadas?) que por aqui fizeram escala. É obra, pra três bonecos de peluche mal-dispostos e sempre às turras uns cos outros! Aos que vieram aqui por engano, olhem, paciência, não devolvemos o bilhete; aos outros, olhem, paciência, não damos pra mais.
ANIMAL
*frase histórica, a inscrever brevemente no mármore ao lado de "Veni Vedi Vici" e "Ófáxavor era mais um fino!"
VOCAÇÃO
Direcção-Geral dos Serviços Prisionais terá retido contribuições à Caixa Geral de Aposentações
É uma vocação cá da casa: a gente retém os presos, não é? Portantes, tamém retemos o dinheiro... não foi por mal, foi talvez excesso de zelo. Só isso.
ANIMAL
ESTES INGLESES SÃO TODOS UNS COMUNAS, PÁ!
Sondagens: britânicos consideram que relatório Hutton foi parcial.
Ingratos!
ANIMAL
PÁ...
EUA - Economia cresce menos que o esperado
O Delgado já sabe?
ANIMAL
MAS MARQUEM PARA AS SEXTAS FEIRAS, SFF
Sindicatos ameaçam com novas greves.
ANIMAL
DE PÉ Ó VÍTIMAS DA FOME!
Canibal condenado a 8 anos e meio de cadeia
Se lhe tivessem aumentado o subsídio de refeição em 12 cêntimos, talvez nada disto tivesse acontecido.
ANIMAL
EQUIPA DE CONSULTORES
O Governo pondera a hipótese de contratar estes cinco rapazes* como consultores ou assessores para orientarem a reforma da administração pública. Com provas dadas de eficácia, desempenho just-in-time e capacidade organizativa, reside nesta task-force** a esperança de tornar a administração pública portuguesa numa das mais eficazes do mundo.
ANIMAL
* só é chato que quatro deles sejam pretos. Mas é por uma boa causa.
** curto bué meter estas expressões em estrangeiro.
O MURO DAS LAMENTAÇÕES
O Delgado queixa-se. Da Falta de Rumo. Ao contrário da América, onde os dólares nascem nas árvores e um amigo dele, o Fed (não conheço, mas ele passa a vida a falar do gajo), dá orientações bestiais à economia, aqui pá, aqui, a maltosa está num estado bipolar e a precisar de enfiar uns drunfes. Dilacerado pela dúvida, o Delgado pergunta: Falta-nos objectivo? Parece claro. Falta-nos assunto? É evidente. Falta-nos trabalho? Também.
Ó Delgado, faltam-te objectivos? Parece claro. Falta-te assunto? É evidente. Falta-te trabalho? É o que parece pá...
ANIMAL

quinta-feira, janeiro 29, 2004

ESTE TAMBÉM TE É DEDICADO,
E este artigo de Walter Russell Mead, do Conselho de Relações Externas, a explicar que se o presidente dos EUA fosse democrata não teria agido de forma muito diferente na questão do Iraque? Leste? Diz o senhor que as grandes guerras americanas foram quase sempre começadas por presidente democratas. Ou afinal o W. Bush é ainda mais idiota por nem sequer ser original?
STATLER
SOBRE AS ARMAS DO IRAQUE E OS QUE SE ESQUECEM RAPIDAMENTE
Este linque é dedicado ao Animal, sempre tão atento aos jornais e tão preocupado com o armamento das Forças Armadas de Saddam Hussein, mas que não leu este artigo de José Manuel Fernandes, com certeza por falta de tempo.
STATLER
PAZ NA ESTRADA
O Ministério da Saúde vai apresentar um conjunto de estudos que apontam para um maior rigor da avaliação médica na renovação da carta.
Num rigoroso exclusivo, os Marretas adiantam algumas propostas que fazem parte deste "conjunto de estudos":
ATESTADO MÉDICO
1. Ao passar o atestado, o médico deve olhar, ainda que rapidamente, para o candidato à renovação da carta.
2. Embora correndo o risco de ser criticada, a Comissão sugere que o médico obrigue o candidato a fazer alguns exames. Perguntar ”Então, está bom? Sente-se bem?” talvez não seja suficiente. Até porque às vezes os candidatos nem conseguem ouvir a pergunta.
AULAS DE CÓDIGO
1. Insistir bastante na diferença entre o “sentido proibido” e o “sentido obrigatório”. Sublinhe que um é azul, o outro é vermelho. Um tem um traço, o outro tem uma seta.
A Comissão considera que facto de ambos os sinais serem redondos, e da seta e do traço serem brancos, pode gerar confusão.
2. Acrescentar as seguintes regras ao Código da Estrada:
- Parar o carro sempre que estiver com a sensação de que é o único a circular na faixa certa.
- Se os automobilistas que se cruzam consigo buzinam e fazem sinais de luzes, encoste imediatamente à berma. Pense que é demasiada coincidência encontrar todos os seus amigos nesse dia e ainda por cima todos em sentido contrário.
WALDORF
A NOVA AMEAÇA DE LESTE



ANIMAL

quarta-feira, janeiro 28, 2004

FRESQUINHOS
Congelados salários de dirigentes de institutos públicos.
É normal, é normal. Passam estas semanas a fazer esqui em Andorra, por isso é natural que os salários congelem. Os salários e o resto, que aquilo é um frio do caraças. Já precisavam de um subsídio de risco, é o que é.
WALDORF
O país do incrível
Pá um gajo escreve coisas destas e depois vai ficar muito surpreendido quando receber uma notificação por causa do IRS de 1988 e duma multa de estacionamento na barragem do Alqueva em 1976 e dos juros de mora que tem pagar por causa disso. Isto é só para se preparar, porque a seguir aparece no 24 Horas uma fotografia comprometedora do gajo num jardim a dizer as horas a um puto.
Não sei pá, não temos funerais de jogadores de futebol todos os dias para a maralha ficar entretida. Há sérios riscos que esse texto seja lido. Olha, o Anarca também já leu... Mas se quiseres levo-te tabaco à choça. Só tens que dizer a marca.
ANIMAL
ESTA É DE MESTRE
O Brasil vai transformar a primeira favela do Rio de Janeiro, o Morro da Providência, com 106 anos, num museu ao ar livre, anunciaram hoje as autoridades.
São coisas como esta que, confesso, me fazem ter uma certa admiração pela esquerda criativa. Ao transformar a favela Morro da Providência numa zona musealizada, o Governo brasileiro passa a condicionar as eventuais intervenções urbanísticas a longos processos de apreciação técnica. Que é como quem diz, durante uns anos, aqui não se investe nem mais um real. Entretanto candidatam a favela a Património Mundial e passados uns tempos quem paga a factura das obras é a UNESCO. Digam lá se esta não foi de mestre?
WALDORF
O GOVERNO GARANTE, PODEMOS FICAR DESCANSADOS
Gripe das Aves não entra em Portugal! Garantia do Governo. Mas médicos dizem que devemos estar preparados para eventual epidemia
Os médicos, já se sabe, são uns descontentes subversivos, que só querem chatear, cheios de inveja por não ganharem o mesmo que os presidentes dos Hospitais SA. Se o governo garante que a gripe não entra, a gripe não entra. Mai nada!
ANIMAL
AFINAL O TONY ESTÁ INOCENTE COMO UMA VIRGEM
Para quem gosta de relambórios intermináveis (e em estrangeiro), recomendo a leitura deste texto antes de deitar. Não foi o Tony quem suicidou o David Kelly. Parece que foi do-it-yourself. A culpa é toda dos sacanas dos jornalistas que inventam coisas para atrapalhar os políticos, e as armas de destruição maciça ainda vão aparecer, vão ver. Mesmo que não existam.
ANIMAL
pá, se "maciça" tá mal escrito, reclamem pró dicionário.
REVELAÇÃO
Pá, acabei de ter um daqueles momentos de iluminação mística, ao ler este poste do André Belo no Barnabé.
Agora entendo porque anda o Bagão, o Portas, A Manela e o resto da pandilha toda a lixar-nos o tal poder de compra: se era o próprio Cristo que dizia "um rico dificilmente entrará no reino dos céus", esta malta, com o seu espírito cristão e benfazejo, está a fazer o que pode para ficarmos todos tesos, pelintras e pobres (indigentes, mesmo), para nos garantir o ingresso no tal reino. Pá, andava eu a falar mal deles e eles tão bem intencionados! Perdoai-me que eu não sabia o que fazia! Afinal são uns santos, pá! Mesmo porreirinhos!
ANIMAL
ófaxavor, eu gostava de ter umas asas com dizáine italiano, uma auréola com luz de xénon anti-nevoeiro e uma harpa gira com umas aplicações em madrepérola, pode ser? obrigadinho.
PORTANTES ESTÁ TUDO CERTO
CELESTE CARDONA: «Ministério não deve um cêntimo à Segurança Social»
«O dinheiro retido aos trabalhadores legalmente para salvaguarda os seus direitos está no Estado, nunca saiu do Estado e está afecto à finalidade para que é destinado», esclareceu Celeste Cardona. «Comparar esta situação a uma qualquer outra situação é um absurdo que me compete repudiar».

Pá, assim nem teve graça. Se o carcanhol ficou no Estado, ficou bem entregue. Que o Estado é uma pessoa de bem, porque o Estado existe para nos proteger de nós próprios que somos uns irracionais e se não houvesse um Estado que ficasse com o dinheiro que ficou no Estado como é que ia ser? O dinheiro que devia ficar no Estado ia para outro sítio que não era o Estado e depois podia ser mal gasto. Além disso é feio comparar esta situação com outra situação parecida com esta situação mas que não tem nada a ver com esta situação que é diferente de qualquer outra situação, mesmo que seja uma situação parecida. E quem disser o contrário ofende a senhora ministra que é uma pessoa séria e só quis que o dinheiro desta situação ficasse no Estado para evitar situações parecidas mas diferentes. Perceberam? Hã?
ANIMAL
PÁ, COM EXCESSOS DESTES NUNCA MAIS SAIMOS DO DÉFICE
Então, onde já se viu isto? Doze cêntimos - doze de aumento do subsídio de refeição? Já viram isto? Isto não é ser mãos-largas: isto é desperdício, excesso, deitar dinheiro à rua, pá. Doze cêntimos? Para comida? Depois venham lá da Direcção Geral da Saúde lançar alertas contra a obesidade. Venham.
ANIMAL
NO SHIT?
Dados da secreta britânica sobre armas de destruição maciça iraquianas eram falsos
Pá, eram falsos? A sério? Tssssss! Tou mesmo surpreendido! Nunca imaginei.... pá, não se faz, enganar assim os senhores que nos protegem... não está certo! Tssss.... Pá, qualquer dia começam a dar informações erradas às Finanças, que só têm o rendimento mínimo, uma avó entrevadinha a cargo, o Porsche que está na garagem apareceu lá, não se sabe como. Acham bem? Hã?
ANIMAL

terça-feira, janeiro 27, 2004

RETENÇÃO FISCAL
Pois o doutor Fróide chamava-lhe outra coisa: Retenção Anal. Na essência resume-se ao mesmo: tem a ver com merda e com o prazer que se obtém por reter alguma coisa.
ANIMAL
A VIDA NÃO CORRE SEMPRE A DIREITO
Interrompo a minha reclusão para falar de uma coisa terrível. Um drama contemporâneo. O regresso será breve, mas dorido. O blogue serve também para isto. Os leitores podem julgar que partilhar infortúnios seja exibicionismo. Que julguem. Pouco me importa. A ponderação da ausência, do silêncio e da exposição não é feita sempre com a mesma atitude mental. A tristeza potencia a racionalidade.
Ontem comprei uma caixa de Chocapic. Com oferta de brinde. Na embalagem, a promessa de uma riquíssima colecção de quatro bonecos dos personagens do Finding Nemo. Lá dentro, no entanto, enconto sempre o peixe laranja, o Nemo do título. Seis caixas de Chocapic, seis bonecos iguais. Depois disto, um homem não tem vontade de voltar ao mundo com a mesma alegria. Desculpem o tom azedo do poste, mas a lactose em excesso provoca-me azia.
E agora vocês, pulhas da Nestlé. Ainda hão-de pagar por isto. Deixem passar-me a dor de barriga do Chocapic todo que comi esta semana e vocês vão ver como elas mordem.
STATLER
ÁLCOOL
Mulheres que bebem álcool têm mais problemas do coração. Especialmente nas manhãs seguintes a uma grande bebedeira. Sabem que estão apaixonadas por alguém, mas não têm a certeza que seja pelo tipo que está deitado ali ao lado.
Com os homens é diferente. Neste caso o álcool afecta a cabeça, ou melhor, a memória. O problema da manhã seguinte é recordar o nome da parceira de cama.
WALDORF
SEXO SEGURO
Os portugueses consideram os preservativos caros e por isso muitos não os compram.
Sugestões:
1. Roubar preservativos nos hipermercados
2. Escolher sempre companheiras (os) equipadas (os) com preservativo
3. Plastificar a pila
4. Aderir ao sexo digital
5. Dizer NÃO ao sexo
WALDORF
EXPLICAÇÕES
Oposição quer explicações de ministros
Epá, lá porque os gajos são ministros, não quer dizer que sejam bons explicadores. Se querem mesmo ser Governo, estudem mais e deixem-se de explicações. Mas se precisam mesmo de apoio, pelo menos não se esqueçam de pedir recibo.
WALDORF
A VELHA (E SÁBIA) MÁXIMA
Nunca deixes a tua mão esquerda saber o que faz a direita (e vice-versa, já agora...):
Ministério da Justiça terá praticado crime fiscal
Agora que a Cardona já sabe o que a Cardona andou a fazer, como vai ser? A Cardona levanta um processo à Cardona? A Cardona faz um acordo extra-judicial com a Cardona e o processo é arquivado? O Correio da Manhã vai encontrar documentos comprometedores no caixote do lixo da Cardona e publica uma notícia que a Cardona confirma e logo a seguir a Cardona desmente? O Sampaio vai pedir contenção e bom-senso? O Júdice faz uma declaração bombástica? O gato constipado não confirma nem desmente? A Cardona foge pró Brasil? O Namora vai comentar o caso à SIC? Questions, questions...
ANIMAL
A questão menor dos eventuais que ficaram a arder não chega a ser notícia. Não passam de uns reles eventuais, não merecem outra coisa...

segunda-feira, janeiro 26, 2004

HOJE NÃO
Os leitores que me perdoem o silêncio, mas hoje nada parece ter graça.
É sempre triste quando alguém morre. Consequência de doença, acidente, homicídio ou guerra, a morte nunca é desejada. Pior ainda quando se trata de um jovem atleta, que num momento esboça um sorriso e no momento seguinte cai fulminado no chão.
Não consigo esquecer os gritos dos milhares de adeptos, como que a chamar pela vida. Não consigo apagar da memória a imagem dos companheiros de ofício que rezavam, num acto desesperado para trazer o amigo de volta. E, sobretudo, penso na mãe e no pai que, de um momento para outro, viram o filho partir sem ter tempo de lhes dizer adeus.
Desculpem lá o silêncio, mas hoje nada parece ter graça.
WALDORF

domingo, janeiro 25, 2004

AGARRA QUE É LADRÃO
O Pingo Doce perdeu 14 milhões em roubos, em 2002. O tipo de produto mais furtado varia consoante o sexo do ladrão. As mulheres perdem a cabeça por cremes de rosto, champôs, desodorizantes, queijos e testes de gravidez. Quando se trata de meter ao bolso, os homens preferem bebidas brancas, vinhos, camarão, preservativos, laminas e pilhas. Os caldos de cozinha agradam a ambos os sexos.
Os Marretas vão ajudar este hipermercado a reduzir os roubos para metade. Ora prestem atenção.
1. Deixem as mulheres continuar a roubar cremes de rosto, champô e desodorizante. Vão ver que os homens deixarão de roubar bebidas brancas e vinho. Sim, porque os pobres só bebem para que a embriaguez lhes permita entrar em casa sem ver a fronha da mulher.
2.Não roubando bebidas, é bem provável que os homens não queiram levar o camarão. Comer marisco sem uma bebida para acompanhar é demasiado mau.
3. Recomendo que incentivem o roubo de preservativos, pois é a única forma de evitar o furto de testes de gravidez.
4. As pilhas são, certamente, roubadas por adolescentes que as utilizam nos CD portáteis. Desloquem as pilhas para junto dos livros. Eles nunca passam por aí.
5. O queijo e as lâminas são para disfarçar.
Por fim, falemos do produto que agrada a ambos os sexos: caldos de cozinha. O que não é de estranhar, pois cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”.
WALDORF
DEPOIS DO DELGADO E DO PROFESSOR KARAMBA
Bill Gates prevê crescimento económico em 2004
Quer isto dizer que meu aumento de zero por cento vai-me permitir crescer. Boas notícias, portanto.
ANIMAL
NUESTROS HERMANOS
Portugal e Espanha vão assinar acordo para a Saúde
Vamos apenas formalizar um processo que já está em curso, disse a ministra espanhola aos Marretas. Sim porque, como sabem, nós já vos andamos a tratar da saúde há muito tempo, concluiu a governante do país vizinho.
WALDORF
FINALMENTE, UMA RESPOSTA
À minha angustiada (e repetida) pergunta CADÊ AS FAMOSAS ADM? Foi o Senhor Powell, que gentilmente se dignou responder: "ainda não sabemos". É sempre agradável verificar a honestidade intelectual de alguém que, há coisa de um ano, foi à ONU mostrar as provas irrefutáveis daquilo que "ainda não sabemos". Dá uma sensação de tranquilidade, não é, saber que há pessoas assim sérias a zelar pela nossa segurança, bem-estar e way of life?
ANIMAL
MAIS UM PRODUTO PARA AS TELEVENDAS
Católicos fundamentalistas austríacos adeptos de seminários para "curar" homossexuais
O texto deverá ser mais ou menos assim: "Até o Cristo andava com a puta da Madalena. Pela módica quantia de 120 Euros, deixe de ser isso, e passe a ser um verdadeiro cristão, putanheiro, fodilhão e macho como mandam as Escrituras. Aceitamos pagamento em dinheiro, cheque e cartão de crédito."
ANIMAL
CONFIRMA-SE
Manuel Monteiro é candidato ao Parlamento Europeu
Sempre tive este feeling que o lugar de qualquer marreta é na política. A seguir avançamos nós.
ANIMAL
SÓ QUE EM PORTUGAL NÃO FARIA BUM, MAS SIM PFFFFFFFFF.....
Uma deputada do partido Liberal Democrata britânico «chocou» a Grã-Bretanha quando declarou que se vivesse nos territórios palestinos, se poderia tornar numa suicida.
Pá, se a gaja dissesse isso por viver em Portugal, até acho que dava para perceber.
ANIMAL
CONSEQUÊNCIAS DE NÃO VER O BOLETIM METEOROLÓGICO
Inverno afunda restaurantes do Cais de Gaia - Responsável reconhece que o projecto foi lançado num “ano mau”.
A gente não reparou que este ano ia haver Inverno, senão tinhamos adiado, desabafou.
ANIMAL
CONFISSÕES DE EX-ADOLESCENTE
Quando o desalinho da cabeça supera o das estantes talvez seja altura de ficar sentado no camarote somente a observar. É tempo de arrumar e ordenar. Não é hora de escrever. Os meus amigos e companheiros de casa cumprem a função de manter o blogue vivo da forma mais perfeita. E como se não bastasse os outros Marretas estarem melhor que nunca, as nossas visitas ficam sempre mais serenas e educadas na minha ausência. Os outros não podem estar todos errados. Há momentos para ter bom senso e não agitar o mundo. É este um deles. Agora, se me dão licença, vou voltar às minhas prateleiras e tirar tudo do lugar.
STATLER
E DIZ ESTE GAJO QUE É DE DIREITA
Se a direita fosse assim, até eu mudava de margem.
ANIMAL

sábado, janeiro 24, 2004

SERÁ A HISTÓRIA DO LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO?
Finanças atrasaram reembolso do IVA
E se o ladrão afinal não o for? Não interessa nada: para nós são todos culpados até demonstrarem que estão inocentes. E a gente pede desculpa e tudo. Que é que queriam mais? Juros?
ANIMAL
ÓCIO
Enquanto não acontece nada de novo, tomem lá dois passatempos.
Acerte no pinguim.
(O Statler é campeão europeu na especialidade de "Acerte nos gajos de esquerda")
Treine a memória com a Suzanne.
(O Animal é campeão mundial desta variante do jogo de memória)
WALDORF
DUAS SEGUIDAS SEM TIRAR
PSD disposto a repetir coligação com o CDS em 2006
Ainda dizem que os portugueses andam fraquinhos.
ANIMAL
EXERCÍCIO DE AQUECIMENTO
Trinta mil estudantes vão escrever a Bíblia à mão
A prova a sério vai ser depois, quando escreverem os discursos de Jorge Sampaio.
ANIMAL
CRISE?
Assessora do ministro ganha 883 contos .O PortugalDiário questionou o gabinete do ministro Marques Mendes sobre as características da advogada e os motivos que tornavam tão valiosa a colaboração da jurista. O gabinete do ministro desvalorizou o salário da assessora e esclareceu que o seu trabalho técnico justificava o ganho.
Sem comentários.
WALDORF
TROCA JÁ
Ferreira Leite: o escudo do Durão..
Assim se prova que o atraso do país é culpa do primeiro-ministro. Então o homem ainda não percebeu que tem de trocar os escudos por euros?
WALDORF

sexta-feira, janeiro 23, 2004

ORA PORTANTES...
Dum lado dizem 90%. Do outro, 25. Portanto, 90 mais 25 a dividir por 2.... ora.... 6% de 3 mil milhões... dá.... bom, é fazer as contas. É que pelos meus cálculos, continua a dar zero por cento. Mas nunca fui grande espingarda a fazer contas.
ANIMAL
OUTRA PERGUNTA
Diálogo entre dois estudantes.
- Epá, vai lá ao bar comprar qualquer coisa que se coma.
- Já fechou por causa da greve.
- Ai os animais…(silêncio) … mas a luta é justa!

Pergunta: Qual era o militante do partido comunista?
WALDORF
EXCESSOS DE DEMOCRACIA
(Os estudantes de Coimbra) aceitaram realizar a queima como habitualmente. Na semana passada, os estudantes já tinham votado num primeiro referendo em que responderam favoravelmente à realização da Queima das Fitas.
Bem, e vendo bem, talvez dois referendos seja pouco para ficar tudo bem esclarecidinho.
Aqui fica uma sugestão de calendário para futuros actos desta natureza:
1. Referendo para saber se a suspensão da Queima deve ser sujeita a referendo.
2. Referendo para saber que pergunta colocar no boletim
3. Referendo para saber se a Queima se deve realizar
4. Referendo para saber em que moldes se realiza a festa.
5. Referendo para saber que bandas devem ser contratadas
6. Referendo final para avaliar a participação nos referendos
E pronto, assim ninguém pode dizer que a AAC não é uma estrutura democrática.
WALDORF

quinta-feira, janeiro 22, 2004

UMA PERGUNTA
O Secretário-geral do PCP anunciou que em 2003 aderiram ao Partido 1450 novos membros.
E quantos saíram ou foram expulsos?
WALDORF
ÚNICA
Contestados critérios para criação de metrólopes .
Sim, porque “metrólopes” só há uma, a do Santana Lopes e mais nenhuma.
WALDORF
ULHÓS CICLISTAS
66ª edição da Volta a Portugal começa na Beira Baixa.
É bonito. E mais não digo.
WALDORF
E AO TERCEIRO DIA
Jorge Sampaio acredita nas vantagens competitivas de Portugal
E então? Não é a fé que nos salva? Antes isto que andar metido na droga...
ANIMAL
COOPERAÇÃO PRODUTIVA
Bruxelas insta Portugal a combater abandono escolar precoce
Vamos celebrar um protocolo de transferência de tecnologia com as Associações Académicas: o know-how demonstrado com os encerramentos das escolas com cadeados vai ser aplicado, mas agora com os estudantes lá dentro. Assim, vai ser muito mais complicado abandonar a escola.
ANIMAL
E A DEPRESSÃO BARALHA UM GAJO
Diz o Santana, ainda no mesmo lamento: No entanto, não se fala de Oeiras, de Cascais, de Beja, de Évora, de Portimão, de Braga, de Macedo de Cavaleiros, de Viana do Castelo... Não haverá obras nesses concelhos? As noticias têm como base o dever de informar. Será o dever de informar restrito a Lisboa? Há qualquer coisa aqui que não faz sentido.
Pá, se o gajo tivesse tempo para ler a imprensa regional, tipo Jornal de Notícias ou Ecos de Canas de Senhorim ou mesmo a Trombeta de Águas Santas, reparava que também se fala das obras na paisagem. Claro que um fontanário em Oliveira de Frades não tem o mesmo impacto que um túnel em Lisboa... Mas é da depressão. Isto explica-se.
ANIMAL
PÁ, COITADO, O HOME TÁ MÊMO EM BAIXO, PÁ
Já viram o que sentiria uma toupeira, sempre que quer fazer um buraco novo, se lhe aparecia um advogado com uma providência cautelar? O Lopes, pá, cheio de tesão para fazer buraqueira nova em Lisboa, e um empata a morder-lhe as canelas... não se faz, pá. Como dizia o saudoso Professor Silva de Boliqueime, Deixem-nos trabalhar!
Vejam só como ele acaba a prosa: Ao fim e ao cabo, o que será legitimo, em Democracia? Até onde se pode chegar? O homem tá mesmo a precisar duns prozaques para espevitar! Prozac pró Santana! Viva os buracos! Abaixo os advogados queixinhas!
ANIMAL
PAI?
Fim do anonimato dos dadores de esperma
Olha a confusão que isto vai dar.
WALDORF
O MEU É MAIOR QUE O TEU
A guerra Santana Lopes vs João Soares continua. Esta manhã João Soares marcou mais um golo:O livro em que João Soares fez o balanço da sua obra na Câmara tem quase um quilo, enquanto o de Santana Lopes não passa das 200 gramas. Fantástico!
WALDORF

quarta-feira, janeiro 21, 2004

DIRECTAMENTE DE ESPANHA…
… São João contrata mais dez médicos para o serviço de urgência.
Desde que abriu a discoteca Pekado, o Céu nunca mais foi a mesma coisa: todas as noites há porrada com a malta que vem do Inferno.
WALDORF
OBESIDADE PATERNAL
A propósito dos malefícios da obesidade, ouvi ontem o representante de uma associação de obesos dizer que é preciso sensibilizar os pais para os perigos das gorduras e dos açúcares. E fiquei a pensar cá para mim: e quem é que sensibiliza os filhos para o perigo de tornarem os pais obesos? Sim, porque é preciso tornar público o martírio que um pobre pai passa ao ser obrigado a comer um Happy Meal por causa dos bonecos do Nemo, cinco Bollycaos por causa dos metal rappers do Shinchan e ainda cinco Chipicaos por causa dos metal tazos do Yu-Gi-Oh.
Com uma dieta semanal como esta, no fim de três meses um tipo transforma-se num “ganda pai”.
WALDORF
JÁ AGORA
Carmona Rodrigues justifica o aumento (dos transportes) com a necessidade de corrigir a tendência inversa que se tem verificado nos últimos anos. «A tendência era para os preços evoluírem abaixo da inflação e agora há um efeito de correcção.
Quero tornar público que estou completamente de acordo com o ministro. Aliás, não podia estar mais de acordo. Mas, já agora, será possível aplicar esse mesmo princípio aos vencimentos do Função Pública. Também eles têm “evoluído abaixo da inflação" e por isso estão mesmo a pedir um efeito de “correcção”.
WALDORF
MAIS EFICÁCIA
Alterar funcionamento da ONU - Guterres diz que apresenta proposta da Internacional Socialista até ao final do ano
Estava a pensar em mandar para lá a equipa do Polis que o Theias pôs na prateleira.
ANIMAL
PÁ, TADINHOS!!!!!!
Gestores públicos e titulares de cargos políticos sem aumentos este ano
Assim não, pá! Os gajos assim ficam desmotivados e não produzem e passam a ser a ser políticos e gestores de segunda escolha! É isso que querem? Hã?
Greve! Já! Aproveitem, pá, que já está uma marcada pra sexta feira!
ANIMAL
AH! AGORA JÁ PERCEBI!
Amílcar Theias admite usar "reserva de eficiência" para cumprir Programa Polis
Era por isso que esta merda não desenvolvia: era preciso ligar à reserva...
ANIMAL
ESQUERDA AO ATAQUE
Ferro Rodrigues pensa alargar a coligação de Lisboa ao Bloco de Esquerda.
E o melhor é não ficar por aqui. Atenção que no site da Comissão Nacional de Eleições ainda há mais partidos em condições de integrar esta coligação de esquerda: a Frente da Esquerda Revolucionária, a Frente Socialista Popular, o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses / Movimento Revolucionário Português do Proletariado e o Partido Operário de Unidade Socialista, são potenciais candidatos à coligação.
Já estou a imaginar toda esta gente de punho erguido a gritar: Caaarriiilho, Caaarriiilho!
WALDORF

terça-feira, janeiro 20, 2004

É MINHA….PUM
Mulher disputada à bomba .
E ainda dizem que já não há amores como antigamente!
WALDORF
OBRIGADO
Mais oito cêntimos no subsídio de alimentação .
Ah, assim está bem. Amanhã já posso comer mais um quarto de pão.
WALDORF
MAIS INFORMAÇÃO
FIFA estuda hipótese de jogadores utilizarem auscultadores.
Pretende-se que o futebolista oiça o relato do jogo em que participa pois dessa forma está melhor documentado para discutir as jogadas com o árbitro.
WALDORF
TOU XIM
No Fórum Mulher desta tarde discutia-se a forma como os portugueses recebem os emigrantes.
Entra em directo a secretária-geral de uma associação de defesa de emigrantes e, como se estava a ouvir muito ruído de fundo, a jornalista pediu à senhora que desligasse o rádio.
- Desculpe, é que estou a conduzir e a falar ao telemóvel, por isso ainda não tinha conseguido desligar o rádio do carro, respondeu a senhora.
Pois é, muito preocupada com os direitos dos emigrantes mas nada preocupada com a segurança dos automobilistas que naquele momento se cruzavam com ela.
WALDORF
PUBLICIDADE
Encontrei este anúncio naqueles banners irritantes que aparecem por cima do template dos blogues:
Ardor e Comichão Indesejáveis?
Agonia das Hemorróidas?
Você não precisa de ficar a sofrer por causa das Hemorróidas...
Agora pode ajudar a combater este desconforto Sem Pomadas, Cremes ou Supositórios. HemoAlive contém na sua formula ingredientes naturais de origem vegetal que poderão ajudá-lo no seu problema das hemorroidas.

Pode ser que dê jeito depois de pagar o IRS.
ANIMAL
PROTESTO
Os Marretas tornam público o seu veemente protesto contra a mudança de horário do Centro de Saúde de Avis. Alegando dificuldades financeiros, Francisco José Viegas determinou que o centro encerre mais cedo mas, simultaneamente, continua a fazer faustosos investimentos no Brasil. Uhhhhhhhh!

(Ai não é a mesma coisa? Ai um é AviS e outro AviZ? Isso deve ser para disfarçar!)
WALDORF
FÁCIL
Durão Barroso preocupado com falhanço no combate à fraude fiscal
Pá, sigam a sugestão do Anarca: ponham o Isaltino a Director-Geral dos Impostos. E o sobrinho taxista como assessor.
ANIMAL
SUN TZU - A ARTE DA GUERRA
Mais onze afegãos mortos por engano.
Recordo as históricas declarações dum magala americano por ocasião de um bombardeamento amigo ter morto - por engano, claro! - uma série de putos que brincavam: A guerra é uma arte; mas é uma arte inexacta. Portanto, fica tudo bem quando acaba em bem.
ANIMAL

segunda-feira, janeiro 19, 2004

ALTERAÇÕES AO PROJECTO
Muro de separação na Cisjordânia poderá ser alterado em caso de acordo
Até somos capazes de reservar uns espaços porreiros para os graffiters irem lá pintar aquelas bonecadas giras.
ANIMAL
FACE LIFT
Primeiro-ministro promete "modernizar a administração da Justiça"
A primeira medida vai ser mandar a ministra à Corporación Dermoestética para ver se deixa aquele arzinho de Madre Teresa, e estamos a pensar em contratar o Taveira para fazer o restyling das salas de audiências dos tribunais e a Fátima Lopes para desenhar novas becas para os magistrados, confidenciou-nos off the record. Mas a gente não consegue segurar um segredo...
ANIMAL
GOSTINHO NA BOCA
SCOLARI: «Estou com mais vontade de ficar»
Pergunto-me se também vai ter um aumento de zero por cento para estar assim cada vez mais com um 'gostinho' maior na boca de continuar a trabalhar em Portugal, depois do Euro 2004, e de orientar a equipa nas partidas de qualificação para o Mundial da Alemanha, em 2006.
Perguntar não ofende...
ANIMAL
LÁ PRÓ VERÃO
Ministro da Saúde: dados sobre calor serão anunciados dentro de dois a três meses
É caso para dizer (pese o mau gosto) que é coisa que não aquece nem arrefece. Nem precisamos dos dados para ter a certeza que com outra onda de calor idêntica, outros tantos velhotes morrerão, outros tantos hectares de mata vão arder, outros tantos Cornettos serão vendidos. Nem é preciso consultar o Professor Karamba.
ANIMAL
PRÓ INFINITO E MAIS ALÉM!
Sindicatos da função pública e Governo cada vez mais distantes
Aqui o Animal ficaria profundamente preocupado se estivessem cada vez mais próximos.
ANIMAL
DEPENDÊNCIAS
José Luís Arnaut concluiu que o Desporto tem «dependência exagerada do Estado». Ficamos à espera que esta mesma lucidez lhe permita agora concluir que o Governo tem dependência exagerada do futebol.
WALDORF
ENQUANTO NÃO MATA
Comissão Europeia não vai pedir aumento dos preços (do tabaco). Enquanto não mata vai dando umas entradas porreirinhas no caixa. E se põem o produto muito caro, a maltosa é capaz de se virar pró produto de contrabando e pra umas ervas medicinais que só se podem fumar legalmente na Holanda. E dava uma trabalheira do caneco estar a fazer mudanças legislativas assim à pressão.
E o Portas era capaz de não gostar.
ANIMAL
CADA DIFICULDADE CRIA UMA OPORTUNIDADE
Pós-graduação em Socorro na Universidade Moderna.
Ora aqui está uma área que ninguém domina melhor que eles.
WALDORF
ESPÍRITO POSITIVO
Vitor Constâncio optimista com economia em 2004
E algo me diz que também vai ter um aumento de zero por cento. E ainda assim, optimista. Ponham aqui os olhinhos, seus maldizentes! Seus deprimidos!
ANIMAL
ai o Banco de Portugal não é função pública? hãããnnn.... então tá certo... vai ter um aumento razoável, então... ok, ok...
OLHA ESTE
Monteiro Critica Ordenados dos Administradores Hospitalares.
Se querem ganhar dez mil euros, façam como eu: inventem um partido e candidatem-se ao Parlamento Europeu , terá dito o líder das andorinhas.
WALDORF
MESMO ASSIM
Ainda vi alguns a parar mais à frente a conversar com os professores e a trocarem números de telefone. Se calhar já a fazer encomendas para um retrato no jantar da empresa. Bons augúrios para esta nova geração de fotógrafos on the road.
ANIMAL
POIS O CURSO DE BELAS ARTES
Na Brigada de Trânsito vai de vento em popa. Hoje, no IP5, lá estavam os rapazes a fazer os trabalhos práticos de fotografia para o fim do semestre. E a malta toda a ajudar, passavamos de-va-ga-ri-nho em frente aos artistas para eles não terem dificuldade em focar a imagem. É bonito ver as pessoas a colaborar assim com as artes.
ANIMAL
INSPECÇÃO….MAS POUCO
Um millhão de veículos cricula sem garantias de segurança
Para manter alguma coerência entre o facto e a notícia, este título também não foi devidamente inspeccionado.
Já agora uma pergunta: quem inspecciona os inspectores?
WALDORF

domingo, janeiro 18, 2004

MAS O QUE É ISSO…
...de “marcar a agenda política”? Nada, rigorosamente nada quando comparado com o feito do nosso Animal. Só porque a semana passada ele não resumiu aqui o confronto Pacheco Pereira vs Marcelo Rebelo de Sousa, a SIC e a TVI decidiram acabar com o simultâneo. Agora fala um ao sábado e outro ao domingo.
Se o Animal não relata as intervenções é porque a disputa já não interessa aos telespectadores
, disseram os directores de informação das duas estações televisivas.
WALDORF
NA CRISTA DO AÇÚCAR
A Grande Reportagem de ontem traz uma chamada de capa para uma reportagem no interior da revista sobre a história dos rebuçados do Dr. Bayard. Depois do ensaio interbloguístico publicado nos Marretas há uns dias (a 7 de Janeiro). Ou seja, se no Abrupto se marca alguma agenda dos temas políticos que a imprensa segue, aqui neste blogue define-se uma agenda bem mais importante para a comunicação social portuguesa: quais os doces, caramelos, rebuçados e chupa-chupas a ter em conta na actualidade.
Revista Pública, Focus e Maxmen, a seguir vamos falar das pinhoadas. Estejam com atenção.
STATLER
AI É?
O editorial do Expresso de ontem é espantoso. Intitula-se O paradoxo dos media e começa assim: “Muitos dos que hoje falam e escrevem sobre os «media» não perceberam ainda que no universo da informação se deu recentemente uma mudança fundamental. E que mudança foi essa? O aparecimento da Internet.
Seguem-se os pressupostos que levaram o Expresso a perceber o que mais ninguém parece ter entendido.
Antes do aparecimento da Internet, havia um filtro entre o produtor e o consumidor de notícias: a cadeia hierárquica que avaliava a notícia. Ora, dizem eles, na Internet isso não existe: a informação vai directamente dos autores dos “sites pessoais ou dos blogs” para os leitores. E é aqui que se inicia “um processo diabólico”. Os “tablóide” colocam as informações recolhidas na Internet em manchete, as televisões reproduzem essas notícias e os jornais de referência “vêem-se obrigados a dar-lhe espaço”. E assim se chega ao paradoxo: sem imprensa livre não há democracia, mas a imprensa livre está a ameaçar a democracia. Isto, deduz-se, por causa da Internet.
É, sem dúvida, uma descoberta assombrosa. Estou verdadeiramente maravilhado com a sagacidade desta gente.
Mas, já agora, só duas perguntas? Em termos de credibilidade da fonte, qual é diferença entre o que se lê numa carta anónima e o que se lê num blog anónimo? Qual é a diferença entre um texto lido num site pessoal e uma conversa ouvida no barbeiro?
Desculpem lá, mas esta não cola. Não venham agora justificar que a merda feita pelos jornais de referência é consequência da obrigação de citar uma televisão que citou um tablóide que citou um blog pertencente a um gajo que acordou mal disposto porque a noite anterior lhe correu mal.
A verdadeira causa das coisas é que a tal "cadeia hierárquica" está mais preocupada com aumentos de vendas do que com ética e deontologia jornalísticas.
WALDORF
PRESIDENCIAIS À DIREITA
Já não há margem para dúvidas: Cavaco Silva vai ser o candidato da Direita. Os outros candidatos a candidato começam a perder terreno para o ex-primeiro ministro.
Marcelo Rebelo de Sousa começou por dizer que só seria candidato se Cristo descesse à Terra. Lixou-se.
Pedro Santana Lopes vai lançando livros e bocas mas, ameaçado pela entrada de Carrilho na corrida à câmara de Lisboa, vai ter que se dedicar mais ao cargo actual ou acabará por perder os dois comboios
A machadada final foi dada ontem pelo Expresso: Espírito Santo incentiva Cavaco. Com a entrada da Santíssima Trindade no grupo de apoiantes, já ninguém segura este homem.
WALDORF

sábado, janeiro 17, 2004

AFINAL...
... não é bem assim. Ouvi agora o nosso companheiro de blogosfera dizer que nunca beneficiaria do aumento referido no post anterior porque já não vai estar no Parlamento Europeu no próximo mandato. Além disso, parece que a proposta de aumento foi rejeitada, pelo que os candidatos às próximas eleições podem tirar o cavalinho da chuva. Mas o companheiro Pacheco foi mais longe, e com a frontalidade que lhe reconhecemos, revelou quanto ganha um eurodeputado: uns dez mil euros por mês. Nada mal.
E como ele explicou as várias parcelas do vencimento, ficámos a saber que um outro companheiro deste blog recebe uma parte dos 12.503 euros mensais destinados aos assistentes.
No próximo jantar, os copos ficam por conta deles, ok?
WALDORF

sexta-feira, janeiro 16, 2004

INVEJA
Os Marretas, que têm mais uma vez o ordenado congelado, saúdam este companheiro da blogosfera pelo aumento de 125 por cento.
WALDORF
DERIVA DOS CONTINENTES
Prodi diz que a Turquia "está mais próxima da UE"
É. Praí um centímetro.
ANIMAL

STATLER, ISTO É CAPAZ DE TE INTERESSAR:
Bush quer 1500 milhões de Dólares para promover o Casamento
Se tiveres direito a alguma coisinha (até te dás bem com o homem) não te esqueças dos amigos. Mas olha que a noiva deve ser casta e virgem e essas coisas todas, pá. E não pode ser um gajo, hã?
ANIMAL
ESQUECIMENTO
Bruxelas publica lista de artigos proibidos nos aviões.
Objectos que não podem ser levados na bagagem de mão:
Todos aqueles que sejam passíveis de disparar projécteis ou causar danos, entre eles armas de fogo, armas de brincar, setas, e mesmo isqueiros em forma de arma. Objectos pontiagudos, como machados, dardos e setas, arpões, picaretas de gelo, patins de gelo, tesouras com mais de 6 cm de lâmina, tacos de baseball, sticks de hockey e lacrosse, skateboards, canas de pesca, munições, granadas, latas com gás, tintas em spray, bebidas com mais de 70% de álcool, lixívias, ácidos, venenos e extintores de fogo.
Sendo assim, ainda podemos levar na bagagem os seguintes objectos.
Martelos, boomerangs, tacos de woodball, trotinetes, bombinhas de mau cheiro, fisgas e, como não, marretas. Mas das outras, das de ferro.
Não me lembro de mais nada, mas aposto que a lista não fica por aqui.
WALDORF
DEPOIS DO REGULAMENTO DO BIG BRÊDA
Português - Manual do 9.º ano introduz zodíaco no estudo de Os Lusíadas. Como já se espera traulitada entre professores, uns a achar que sim e os outros também não, sugiro já uma pequena alteração nos manuais do ano que vem: fazer leituras cruzadas dos Lusíadas (especialmente no Canto Nono) com a Gina e o consultório de sexologia da Maria. Como é dito no artigo: ...e, para mais, os horóscopos são bastante procurados pelos alunos, o que dá boas discussões e bons momentos nas aulas..., também a Gina e a Maria são bastante consultados. Talvez resulte.
ANIMAL
HÁ COISAS QUE NÃO MUDAM
Quando saí do Porto, há cerca de 12 anos, atravessar a rua sobre uma passadeira e conseguir chegar vivo ao outro lado era uma aventura digna de uns Lusíadas Reloaded. Estranhamente, agora os automobilistas tendem a abrandar - e mesmo a parar! - para dar passagem aos peões. Estranho, mas agradável.
Contudo, esta sequência de sons é que se mantém inalterada: AAAAarrrrrrrrrrrrrh......... ccrrrrrrrroooooooughhhhhh.... ffffffffffffffffffffffpfffuu...... plof!. Ainda há tradição, nesta leal, nobre e sempre imbicta terra.
ANIMAL
MAS ALGUÉM DUVIDAVA
Coimbra: "Sim" à Queima das Fitas vence com cerca de 4500 votos
Não é por nós, é pelos comerciantes e pelas cervejeiras, disse um representante da AAC aos Marretas. Afinal de contas, nós nem gostamos de festas
WALDORF
CATALUNHA - NOTA FINAL
Precisava de estar aqui mais tempo para me fartar.
STATLER
CATALUNHA - BOLETIM METEREOLÓGICO DE 15 DE JANEIRO
Sol radiante. Uma luminosidade impressionante. O mesmo calor dos outros dias enquanto houve sol. Acentuado arrefecimento nocturno.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (XIII)
Na Librería Medios, especializada em livros de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (ou seja, em livros de ficção), depois de vistos os poucos livros de Sociologia da Arte e da Cultura (ou seja, livros de humor) que havia, o dono da livraria indicou-nos outra duas, com a morada escrita num papel, para se ir lá procurar, que talvez por lá existissem mais títulos. Esta simpatia não será proibida pela direcção-geral da concorrência e preços da União Europeia?
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (XII)
Em Barcelona, uma tosta mista chama-se bikini. Presumo que uma tosta de queijo seja conhecida por topless ou uma torrada por fio dental.
STATLER
ESTE MARRETA ERROU
Ontem indiquei mal o link da exposição sobre desenhos do Renascimento. Aqui fica reposta a verdade. E o link da Fundació Caixa Catalunya para a cultura também não era o correcto. Este sim. O resto da informação estava correcta. É uma caixa de aforros privada que investe o seu dinheiro em obras sociais e culturais. Do contribuinte não sai um cêntimo.
STATLER

quinta-feira, janeiro 15, 2004

DEIXA CÁ VER
Rui Teixeira avalia manchas
- “Bem, as manchas maiores valem pelo menos uns 2500 euros, não?”
- Ó senhor juiz, deixe-me aqui usar o meu equipamento de avaliação. É que o algodão não engana.

WALDORF
AI SIM?
A carne de borrego continua segura
OK Teleseguro, fala a Marta.
WALDORF
TALVEZ
Barão perde Elsa para empresário:“estou possivelmente apaixonada”
Só não tem a certeza porque ainda conhece mais uma dúzia de milionários disponíveis.
WALDORF
JORNAL DO QUÊ?
O Jornal da Noite, na SIC, devia chamar-se Jornal do Sexo: subia nas audiências e reflectia melhor o conteúdo. Apesar de ainda não ter acabado – e já lá vai quase hora e meia – na edição de hoje vi três notícias de pedofilia, três sobre as supostas violações de jovens universitárias, uma com universitárias que se prostituem e duas com uns simpáticos septuagenários que se casaram e que, segundo dizem, ainda trocam fluidos.
Se juntarmos a tudo isto as notícias de gajos fod… pelo Governo, por uma câmara municipal qualquer, pela saúde ou, simplesmente, pelo sistema, então aquilo foi mesmo só sexo. Isto, claro, sem contar com os telespectadores que, depois deste jornal, só podem estar ... pois, isso.
WALDORF
MÃE E BEBÉ ENCONTRAM-SE BEM
Bagão quer prolongar licença de parto por mais duas semanas
Não sabia que o gajo tinha sido mãe. Mas acho bem que queira passar mais duas semanas com a cria.
ANIMAL
AINDA AQUELA HISTÓRIA
Que uma em cada quatro universitárias teve experiências sexuais forçadas, não haverá aqui uma misturada de situações em que "forçadas" não queiram dizer "sem consentimento", mas à maneira do Pipi, "dá-me à bruta e por trás, que é como eu gosto"?
Vale a pena pensar nisto.
ANIMAL
ATÉ ACHO BEM
Governo aumenta valor-limite para compra de carros - Gestores com mais benesses
Os ganhos da produtividade têm de ser recompensados. O trabalho que dá separar doentes saudáveis dos outros (e ficar com os primeiros e despachar os outros para os hospitais públicos) merece uma compensação de BMW para cima. Um Porschezito no Natal, por exemplo, não ficava nada mal como bónus.
ANIMAL
PÁ, ATÉ SOU CAPAZ DE COMPRAR
Uma empresa japonesa de brinquedos inventou uma máquina que permite escolher o sonho que se quer ter nessa noite. Um pequeno brinquedo que promete vir a ser um grande êxito.
Mas têm de garantir que não trocam o CD com a Angelina Jolie e a Sigourney Weaver e deixam lá o Brad Pitt ou outro canastrão qualquer.
ANIMAL
AI QUER?
Bush quer voltar à Lua até 2015
Epá, não sabia que ele já lá tinha estado.
WALDORF
OLHA, QUERES VER?
Parece que o Delgado está a calçar as sapatilhas prá corrida a Belém. Diz o gajo (ou Sua Excelência, just in case...) "agora é chegada a altura de se perceber que tipo de presidente é que devemos ter para o final da primeira década do século XXI, e está nas estrelas que tem de ser de uma geração mais nova, positivo e dinâmico, sonhador e capaz de induzir no colectivo nacional uma força e um vigor que não existe." e conclui com esta pérola: "Eu ajudo a resolver qualquer crise". (frase maldosamente descontextualizada, já se vê)
Mas que parece, parece. "Geração mais nova", "positivo", "dinâmico", "sonhador", "capaz de induzir..." porra, isto não é o Delgado? Chapadinho...
ANIMAL
CORREIO DOS LEITORES
O José leu isto e não se conteve. Mas o que é isto, hummmm?
Vai daí, enviou-nos um mail. Ora aqui vai:
Fiquei estarrecido ! Claro que suspeitei logo, que a rapaziada de Direito, Engenharias, Medicina, e outras Ciências afins, ao invés de se dedicar aos ensinamentos dos mestres e ao marranço dos canhanhos, anda a passar o tempo a violar as colegas !
Mas, lido o artigo, percebi que não se tratava disso. Em primeiro lugar, as "relações sexuais forçadas" incluem beijos e carícias, o que me parece bastante mais soft do que aquilo que o título deixava supor; em segundo lugar, "coacção sexual mais frequente é o uso de argumentos verbais contínuos - "não é só fisicamente", quando só no acto as mulheres sentem que estão a ser coagidas.".
Daqui se conclui:
- A malta anda a usar métodos novos de sedução, do tipo: "ou me dás um beijo ou não te empresto os apontamentos de Álgebra Linear", ou então "deixa-me apalpar-te que eu deixo-te copiar no teste de Direito Penal".
- As raparigas mudaram em relação ao meu tempo. Dantes, após o linguado, diziam qualquer coisa do género: "Jójó, foi fixe mas mais a fundo é que não podemos ir" ; agora deixam-se beijar, e depois (durante o acto) é que percebem que estão a ser coagidas.
Malta: usem métodos menos coactivos:
- Levem já para tais actos uma declaração assinada em como, em troca de um apalpão fazem os trabalhos de Bioquímica da felizarda durante 3 meses; perguntem explicitamente, em voz alta, com megafone, à entrada da Reitoria, se a apetitosa contemplada consente voluntariamente no beijo.
Assim, evitam-se estes artigos de jornal que só contribuem para a má imagem da malta!
Cumprimentos
J.

Está dito.
WALDORF
READY? SET... GO!
Russos querem entrar na corrida a Marte
Pá, e nós? O nosso orgulho pá? Aquelas merdas de dar novos mundos ao mundo? Ficamos aqui a bater palmas e comer tremoços? Bora lá fazer um foguetão meide im purtugal pá! Até tenho propostas para os primeiros marcianonautas.
Entretanto, fico por aqui a fazer de velho do Restelo.
ANIMAL
QUEREM INFORMAÇÕES?
Margarida Blasco nomeada para dirigir o SIS
Pá, contratem a minha vizinha Sra. Adozinda, que ela sabe da vida de toda a gente, quem é cunhado e sobrinha, quem anda metido com quem. E contratem-na com conveniência urgente de serviço.
ANIMAL
hmm, surgiu-me uma dúvida: não sei se a senhora tem cartão do PSD...
PORTUGAL CADA VEZ MAIS SAUDÁVEL
Estado e utentes gastaram menos 100 milhões de euros em medicamentos
E não é por causa dos genéricos nem nada disso: são mesmo os nossos hábitos de vida saudáveis.
ANIMAL
CIMEIRA NA ILHA
«Queen Mary II» já chegou ao Funchal
O Imperador Alberto João Jardim deu-lhe as boas-vindas.
WALDORF
O QUE ACABA POR SE TORNAR SUSPEITO:
Um Marreta na Covilhã, um Marreta no Porto, um Marreta em Barcelona... estratégias imperiais, internacionalização do negócio ou simplesmente não sermos capazes de estar quietos?
ANIMAL
FRAGILIDADES
Durão Barroso disse que o PS está fragilizado e sem capacidade para dar resposta ao desafio lançado pelo Presidente da República, ao Parlamento.
”E o pior é que nós não estamos melhor, confidenciou mais tarde Durão Barroso aos Marretas..
WALDORF
MOMENTO SOLENE
Declaro urbi et orbi inaugurada a delegação dos Marretas no Porto em banda larga (não me perguntem o que é, os senhores da netcabo é que disseram que se chama assim).
Do outro lado da janela ouço o típico "Àh Guiiida! Anda cá filhadaputa!"
ANIMAL (exilado em terras da imbicta)
CATALUNHA - BOLETIM METEREOLÓGICO DE 14 DE JANEIRO
Hoje o tempo piorou bastante. A temperatura desceu para os 18º.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (XI)
Frase proferida por um mexicano num bar do Passeig de Born, por volta das duas da manhã: "¡Ni todas las chicas son putas; pero lo intentan, eh!"
Felizmente, há sempre uns gajos que nos fazem parecer normais, por comparação.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (X)
No Passeig de Gràcia, bem perto uma da outra, duas casas desenhadas por Gaudí. A Casa Batlló e, um pouco mais acima, a Casa Milà (ou La Pedrera). Na segunda, onde se encontra instalada a Caixa da Catalunya, um grande banco catalão com uma obra social e cultural importante, está em exposição uma colecção da Biblioteca Nacional de Paris de desenhos do Renascimento europeu, de onde se destacam nomes como Albrecht Dürer e François Clouet. Não se paga para entrar na casa, não se paga para ver a exposição e mesmo o livro-catálogo, uma luxuosa edição disponível em castelhano ou catalão, estava à venda a um preço imbecilmente barato. Nos museus públicos paga-se sempre e bem para entrar. Isto deve ser uma estratégia qualquer das instituições privadas e das multinacionais para dominar o mundo. A cultura na mão dos privados é perigosa. Pelo que me apercebi, todo o bicho careta sem dinheiro nem educação pode entrar nesta exposição não financiada pelo contribuintes. E isso realmente é chato.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (IX)
À tarde, visita ao Parc Güell, onde dois portugueses cumpríamos a quota mínima de europeus. O resto dos visitantes eram cerca de 15 adolescentes americanos calmamente sentados nas varandas do parque (com vistas fabulosas sobre a cidade) e milhares de adultos japoneses divididos em dois ou três grupos a filmarem-se uns aos outros, aos saltinhos, aos gritos e armando um pandemónio extraordinário. Sem querer estereotipar, deve ser este o exemplo da cultura milenar japonesa que a Europa pós-moderna inveja e pela qual anseia e aquele o comportamento de um povo sem cultura e sem História como são os americanos e que enoja os europeus bem educados. Entendi tudo direitinho desta vez, não entendi, Prof. Rosas?
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (VIII)
Nas várias lojas de música percorridas, sempre os mesmos três nomes portugueses nas prateleiras. Mísia, Dulce Pontes e Madredeus. As vozes portuguesas conhecidas e apreciadas no estrangeiro são as femininas em registos tradicionais ou próximos. Espanha espera com alguma impaciência a iberização da Ala dos Namorados e de Paulo Bragança. Os Delfins, ao que parece, estão interditos ao abrigo de uma lei do governo central para limitar o número de suicídios nas regiões mais deprimidas de Espanha.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (VII)
A livraria Casa del Llibre, uma livraria de referência da cidade, tem na secção de História, nas prateleiras do tema Judaísmo vários títulos sobre assuntos estritamente militares, como por exemplo The Oxford Companion to Military History, Crónica de Un Siglo de Guerras, De la Guerra (o de Clausewitz), El Arte de la Guerra e Who's Who in Military History
"Sense comentaris", diriam por aqui.
STATLER

quarta-feira, janeiro 14, 2004

OS LIMITES DA INTERPRETAÇÃO
PSD/PP
Governo aplaude mensagem de Sampaio
PS
Mensagem do PR é «uma tripla censura» ao Governo
PCP e BE
PR criticou seriamente o Governo
Epá, então o Presidente da República manda-lhes a mensagem escrita para eles perceberem melhor e agora cada um interpreta à sua maneira?
Caro Presidente, na próxima mensagem desenhe bonecos para ver se os deputados percebem melhor.
WALDORF
CANAL DAS DESGRAÇAS
TVI vai lançar canal de notícias até Maio
“Há cada vez mais assaltos, burlas, despedimentos, acidentes, homicídios, doenças raras, e outras calamidades, pelo que já se justifica um TVI Notícias, confidenciou José Eduardo Moniz aos Marretas.
WALDORF
NAMORAS CONTRA QUEM?
Namorados aceitam agressividade na relação
Já a Dora cantava “quanto mais me bates, mais eu gosto de ti”
WALDORF
A SEGURANÇA DOS MARRETAS
Sapos de loiça reforçam segurança nas lojas
Mas não é só o nosso primo Cocas que tem qualidades. Ficam a saber que um Animal, um Statler ou um Waldorf também reforçam a segurança em casas de raparigas bonitas e disponíveis. A sério!
WALDORF
FAMÍLIA LARANJA
PSD declarou como seu prédio que é de um particular
Oeiras é, definitivamente, um concelho de grandes tradições familiares. O ex-presidente, Isaltino Morais, tinha em seu nome bens imóveis não declarados que, afinal, eram do sobrinho taxista que trabalha na Suiça.
Agora o PSD diz que é seu o apartamento onde está instalada a sede da concelhia de Oeiras. Porém, o apartamento é de um tio do vice-presidente da Câmara de Oeiras.
Este é, certamente, apenas mais um caso dos apertados laços que ligam a família laranja.
WALDORF
CATALUNHA - BOLETIM METEREOLÓGICO DE 13 DE JANEIRO (PARA METER NOJO)
Céu limpo, 21º de temperatura, vento fraco.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (VI)
Na residência onde me encontro há preocupações pedagógicas com os residentes estrangeiros que recebe. Vejam este exemplo. Ligo a televisão e sintonizado no canal 1 do aparelho encontra-se uma das televisões autonómicas da Catalunha, falada exclusivamente em catalão, para começar a conhecer o idioma local. Passando ao canal 2, podemos ver um canal que passa filmes pornográficos durante toda a noite, para nos habituarmos aos costumes da população universitária.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (V)
É bom o sexo em Barcelona. Pelo menos é o que parece pela chinfrineira do quarto ao lado do meu.
STATLER
EMENDA
Ontem escrevi que este blogue não se chamava Viagens na Terra Deles. Em boa verdade, deveria ter usado o título: Viagens na que eu não me importava nada que fosse Minha Terra.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (IV)
Em frente ao bairro de Barceloneta existe um parque com dois espaços privilegiados para animais em cativeiro: o Jardim Zoológico e o Congresso dos Deputados da Catalunha.
STATLER

terça-feira, janeiro 13, 2004

ACONTECE AOS MELHORES
Uma abordagem criativa é meio caminho andado para uma boa entrevista. Mas
esta abordagem vai muita para além da criatividade.
O trabalho encerra com chave de ouro.
IDADE00 anos
FAMÍLIABlalaalalalalalal
AFICÇÕESBlalalalalala
ITEMBlalalalalalal

Fantástico.
WALDORF
RESPEITO SFF
Aborto regressa ao Parlamento
Não sei quem é o deputado que vai retomar funções mas, seja lá quem for, acho que merecia mais respeito.
WALDORF
BOÇALIDADE ANIMALESCA
(resposta a um comment ao poste da Tolerância Zero)
Eu até simpatizo com estes gajos Auto-Mobilizados e até alinho nas ideias e campanhas que têm promovido. Mas ó caramelos, tanta tristeza, tanta seriedade? Porra! Rir descontrai e umas gargalhadas aliviam o stress. O tal stress que faz ultrapassagens sobre traços contínuos duplos e coisas do género. Levem-se a sério, pá, mas não se levem tão a sério. Ou estão a ver se arranjam um lugarzinho no governo? Posso ser um gajo boçal, mas sou capaz de rir e conduzo com bastante cuidado - 25 anos de carta e um bocado de chapa amolgada são o meu historial de crime e sangue na estrada. Para um gajo boçal como eu, não é mau.
ANIMAL
MODERNICES
Por cá:PCP adere às vendas online
Lá fora: Mulher canta na tv afegã pela primeira vez em dois anos
Onde é que este mundo vai parar?
WALDORF
PRÉ-CAMPANHA
Apoiantes de Santana avaliam impacto de livro do autarca
Os Marretas instalaram um microfone no local onde decorreu a avaliação e contam agora como decorreu o processo:
- Epá, vou lançar o livro de três metros de altura. Um, dois, três.
(Pum)
- Aaaaai. Deixa ver. Nada, nem fez sangue. Eu bem dizia que isto devia ter, pelo menos, mais umas cem páginas.
- Mas como? Ele viu-se grego para escrever estas 200.
- Epá, é melhor aumentar o corpo de letra e a entrelinha. Se o gajo escreve mais páginas, arrisca-se a ter alguma ideia válida.
- Então vamos tentar mais alto. Afinal de contas, uma altura de três metros não é nada.
- Ok. Então vá.
(Pum)
- Daaaaaa-se. Agora já doeu. Quantos metros?
- Epá, oito. Mas fez sangue?
- Não.
- Então o impacto não é grande ….. Espera, já sei. Vamos mandar isto de bico. Assim o impacto vai ser um estrondo.

E foi assim que os apoiantes elaboraram um pormenorizado relatório onde explicam ao Dr. Santana Lopes que o impacto do livro estará dependente da forma como decorrer o lançamento. Constituiu-se de imediato uma Comissão de Lançamento (CoLa), para ver se a candidatura pega.
WALDORF
PARA AUMENTAR AINDA MAIS A RENTABILIDADE DOS HOSPITAIS SA
…critérios de rentabilidade levem a reduzir o tempo de internamento, a escolher patologias que permitem maior rotatividade de camas…
Pá, inspirem-se nos critérios de gestão de tempo e espaço das hospedarias e casas de putas: escolhem fregueses que padeçam de ejaculatio praecox (hã? em latim e tudo!), e multam as profissionais que não despachem o serviço em menos de 15 minutos (lavagens incluídas). Isto é visão empresarial, pá. E quem recorre ao hospital, à partida já está fodido. Ou seja, já vai com o serviço meio feito. Vale a pena pensar nisto.
ANIMAL
FIM DA TOLERÂNCIA ZERO
TGV: Durão desafia empresas Portuguesas para a Alta Velocidade .
Espera-se reacção dos Cidadãos Auto-Mobilizados.
ANIMAL
A NTV ACABOU?
Canal que substitui NTV anunciado para 7 de Março
Eu nem reparei que tivesse começado.
ANIMAL
DESAPARECERAM?
Quatro mil milhões de dólares desaparecidos de Angola.
Como é que o homem podia pagar o casório da filha? Ia pedir emprestado ao banco?
ANIMAL
COERÊNCIA GOVERNATIVA
Amílcar Theias foi entrevistado pelo Público e pela Rádio Renascença. Fontes próximas garantiram-nos que Theias ficou satisfeito com a entrevista como ministro das Cidades, achou que a entrevista foi mal conduzida enquanto titular da pasta do Ordenamento do Território e do Ambiente, e foi na condição de ministro do Ambiente que criticou a conjugação das cores das calças e da camisa de um dos entrevistadores.
STATLER
TESE DE ÚLTIMA HORA
Lembram-se da manchete do Expresso que noticiava que 40% dos homens pagam para ter sexo? Em Espanha talvez isso näo aconteça por terem uma Segóvia património de toda a Humanidade.
STATLER
OLHA, OLHA TAMBÉM
Uns soldados dinamarqueses descobriram no Iraque uma espécie de mísseis com uma substância que pode ser um produto químico letal. E o Animal, que tanto se importou em saber destas coisas, nem deu conta. Näo sei se ali estäo todas, mas podem ali estar algumas. Vai lá dar uma vista de olhos, pá.
STATLER

segunda-feira, janeiro 12, 2004

OLHA, OLHA
Parece que há alguém na Casa Branca com dores nos calos.
Tesouro pede abertura de inquérito ao livro de Paul O´Neill
Da próxima vez que alguém se demitir leva com um tiro nos cornos. Os mortos não costumam escrever livros nem dar entrevistas. E com jeitinho, até dão excelentes mártires.
ANIMAL
TÁ MAL PÁ
Três detidos por burla com volumes de tabaco vazios.
Atão os homens a prestar um serviço à saúde pública e são detidos? O tabaco não faz mal? O tabaco não mata? Então, se estavam a vender maços vazios não estavam a fazer mal a ninguém. Num intendo isto pá. Tanta campanha, tanto barulho pra quê?
ANIMAL
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (III)
1000 km de carro até uma residência universitária no meio do bairro de Barceloneta. Näo há mais histórias. Isto näo é o blogue Viagens na Terra Deles.
STATLER
BOAS NOTÍCIAS PARA OS EMPREITEIROS
Um estudo europeu revela que, em caso de sismo de grande intensidade, os edifícios novos em Portugal podem não resistir. O estudo do ELSA, o laboratório europeu responsável pela avaliação de estruturas, revela várias deficiências em termos de segurança.
Só falta mesmo acender umas velinhas ao santo padroeiro dos terramotos, a ver se nos amanda com um de jeito, que com esta crise, é preciso mesmo é facturar. E ucranianos e pretos prás obras é coisa que não falta.
ANIMAL
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (II)
Ao passar na auto-estrada, um cartaz enorme anuncia: "Segóvia, património da Humanidade". Reconheço que é, efectivamente, um imperdível legado da história dos homens, mas tenho pena que só os espanhóis o tenham reconhecido. É importante que em Portugal se assuma também a defesa de algo täo importante. Podem contar comigo para näo deixar a Segóvia morrer.
STATLER
CATALUNHA - NOTAS DE VIAGEM (I)
Pelo caminho passamos por um pueblecito chamado Alconada. O nome promete. Apontamento no caderno de notas: "A visitar rapidamente."
STATLER
NÄO É VERDADE, MAS PODIA SER
Sabe-se agora que na antiga URSS, a rainha egípcia amante de Marco António era apresentada como Cleopravda.
STATLER
EIXO DO MAL
Multiplicação das fricções entre o Brasil de Lula e os Estados Unidos de Bush
Tá-me a parecer que o Brasil se está a candidatar a entrar na lista... Alguém vai encontrar as ADM nos arredores de Brasília. Cheira-me...
ANIMAL
AGORA É QUE VAI SER!
Projecto TGV irá estimular economia em até 1,7 por cento do PIB
Com o TGV já podemos ir a Espanha comprar caramelos e estar de volta à hora da telenovela.
ANIMAL
O QUE É QUE ESTIVE A FAZER NO PORTO?
Isto: Estado destina 570 milhões para quatro novas auto-estradas no Porto. Já que vou para lá viver, tenho de garantir o mínimo de condições.
ANIMAL
SADDAM É UM
Prisioneiro de guerra inimigo.
É sempre bom falar claro: ainda podíamos pensar que o gajo era amigo ou conhecido, sei lá.
ANIMAL

domingo, janeiro 11, 2004

OOOOOOOOOOOOH!
Num bi o match Martelo-Paceco. Estava no IP5 e o meu carro não tem televisão. Aos assinantes deste serviço as minhas desculpas. Serão reembolsados em breve (depois de deduzidas as despesas de correio, a taxa de radiodifusão, o PEC, o IVA e mais umas miudezas).
ANIMAL
MAIS UM FALSO MÉDICO
Em Torres Novas, uma mulher de 50 anos foi enganada por um falso médico, revelou a TVI. O homem bateu-lhe à porta e convenceu-a a despir-se da cintura para cima. Dizia que era preciso fazer um exame de rastreio ao cancro da mama. No segundo dia dos exames a mulher desconfiou e o homem fugiu.
Perguntas e Respostas:
1. Porque é que a mulher só desconfiou no segundo dia?
Porque o falso médico não cobrou a primeira consulta
2. Porque é que o homem fugiu?
Porque a mulher o avisou que vinha lá o marido
3. Como é que uma coisa destas é notícia?
Porque existe a TVI
WALDORF
LADIES, ANIMAL IS BACK!
MCR vs PP
Este espaço é da exclusiva responsabilidade do senhor Animal.
Pedimos desculpa pelo atraso. Logo que possível será postado o resumo do duelo mediático entre MCR e PP.
MARRETAS
SUGESTÃO
Jornais britânicos à procura do tamanho de página ideal
Por lá não sei, mas em Portugal conheço uns quantos cujo formato ideal seria uns quatro centímetros de largura por cinco metros de comprimento. Já agora sugiro também uma nova apresentação: enrolado e, porque não, impresso em papel perfumado.
WALDORF
O SOM DA MARRETADA
O Cafajeste enviou-nos o link do celebérrimo hit Mahnahmahna.
Até começarmos a gravar o verdadeiro som da marretada, aqui fica a música que mais tempo esteve nos tops de todo o mundo. Quer dizer, não esteve mas merecia.
OS MARRETAS
A PROPÓSITO DO POST "AJUDA" ...

... recebemos do psiquiatra Pio Abreu o mail que em baixo transcrevemos.
Os MARRETAS são um blogue humorístico, mas sério.

Depois de ter participado numa conferência onde vários cientistas discutiram questões ligadas ao abuso sexual, fui confrontado com uma notícia da Lusa que, logo a abrir, me atribui a afirmação de que "violação por uma pessoa famosa melhora auto-estima". Esta afirmação descontextualizada é simplesmente ridícula e deturpa o que foi dito.

De facto, estava a dar conta dos estudos recentes de Endel Tulving sobre a "memória episódica", que constitui a fonte das memórias autobiográficas e que, segundo este autor, serve a identidade e mantém a auto-estima. Dei alguns exemplos e falei da evidência de, no contexto de um abuso, ser mais fácil assumir a relação com uma pessoa famosa do que com qualquer outra. Por isso, processos semelhantes ao português, que correm em todo o mundo, são enviesados desde o princípio e resultam geralmente em nada.

Aliás, esta interpretação acaba por ser esclarecida no corpo da notícia. Mas não me dei conta de qualquer indignação da plateia, ao contrário do que se refere. Também não critiquei a indignação das pessoas. Pelo contrário, disse compreender a indignação dos técnicos que lidam com terríveis situações de abuso infantil, apelando depois a algum distanciamento a fim de manter a serenidade e a capacidade de resolução dos problemas.

Qualquer interpretação fora deste contexto deturpa os factos e é ofensiva para a minha dignidade profissional. E isso acontece especialmente com o título que, para além de descontextualizado e contraditório com o corpo da notícia, nem sequer corresponde à transcrição textual do que foi dito.

J. L. Pio Abreu
Psiquiatra e Professor da Universidade de Coimbra


Mais esclarecimentos aqui.

sábado, janeiro 10, 2004

O PAÍS NÃO PODIA VIVER SEM ESTA INFORMAÇÃO
Hoje é manchete do Expresso que 40% dos homens portugueses paga para ter sexo. Ficou-me uma dúvida: a mensalidade da internet e do Sexy Hot conta como sexo pago?
STATLER

sexta-feira, janeiro 09, 2004

AJUDA
Psiquiatra diz que violação por pessoa famosa melhora auto-estima.
Caro doutor, estamos muito empenhados em ajudá-lo a melhorar a sua auto-estima. Diga-nos qual é o seu famoso preferido que nós fazemos os contactos.
WALDORF
A OPORTUNIDADE
”Estou cada vez com menos pachorra para aturar este Estado, disse hoje Alberto João Jardim.
Tens razão pá. Aproveita a oportunidade e não te recandidates nas próximas eleições regionais.
WALDORF
RIR
Actores convidam deputados para peça “Deixa-me Rir”.
A melhor forma de estimular o mercado é convidar a concorrência, confidenciou o produtor da peça aos Marretas.
WALDORF
PRODUTIVIDADE
Prostitutas “multadas” por demorarem muito. O “muito” era sempre que o serviço ultrapassava os 25 minutos.
Meninas, isto é trabalho. Convívio é no alterne, gritava o empresário da noite nas reuniões de trabalho.
WALDORF

quinta-feira, janeiro 08, 2004

ESTÃO QUITES
Isto equilibra o post E?
Está reposta a justiça.
WALDORF
SURDEZ OU COMPREENSÃO LENTA?
TVI Jornal. Entrevista a uma vítima de pedofilia

Porque é que fazias isto?
Porque o Zé Augusto me obrigava.
O Farfalha obrigava-te?
Sim
E o que é que fazias?
P. e B.
Fazias o quê?
P. e B.
Contaste aos teus pais?
Não. Tive vergonha.
Tiveste vergonha?
Sim.


Fazem o favor de emprestar um cérebro a este jornalista?
Um cérebro?
Sim, um cérebro.
WALDORF
E?
Advogados cobram sem trabalhar
Ora, grande coisa. O contrário é que era notícia!
WALDORF
É ASSIM MESMO
Taxista engana assaltante.
Bastava escrever: “Taxista engana mais um”. É que não estou a ver nenhuma razão para o assaltante ter um tratamento diferente do que é dado aos habituais utentes dos táxis.
WALDORF
COISAS IRRITANTES 4
Ouvir gente com responsabilidades usar as expressões:
- A greve está a registar uma boa “aderência”
- Esta tomada de posição tem a haver com…
WALDORF
COISAS IRRITANTES 3
(só para mulheres)
Deixar pingos de mijo no tampo da sanita.
Deixar as meias e as cuecas sujas em cima do cesto da roupa suja, em vez de as meter lá dentro
WALDORF
COISAS IRRITANTES 2
A pergunta mais ouvida nos cinco primeiros minutos de um exame:
Podemos mudar a ordem das perguntas?
No ensino secundário a questão é colocada de uma forma mais arcaica:
Podemos mudar as perguntas?
A resposta aconselhada é: sim, sim, troque as que não sabe por outras que saiba”
WALDORF

quarta-feira, janeiro 07, 2004

COISAS IRRITANTES 1
Entrar num hipermercado, pedir 150 gramas de fiambre e ouvir o empregado perguntar: podem ser 180?.
WALDORF
FOTOGRAFIAS
A Focus revela hoje que o processo de identificação de eventuais pedófilos consistia em mostrar às vítimas um conjunto de álbuns com fotos de figuras públicas.
Segundo os Marretas apuraram junto de fonte fidedigna, as fotografias estavam organizadas por grupos profissionais e partidos políticos de forma a facilitar o trabalho de pesquisa aos miúdos que, como é sabido, estão habituados às colecções de cromos. A mesma fonte revelou ainda que no álbum relativo ao Grupo de Individualidades Não Associadas (GINA) os miúdos não identificaram ninguém, mas escreveram no canto da folha: não conhecemos as senhoras das fotografias, mas gostávamos de as conhecer.
WALDORF
O ERRO DE DESCARTES FOI NUNCA TER LIDO FREUD
Num esforço igual a tantos outros de produção intelectual irrelevante para o futuro do país, pretendemos aqui questionar uma realidade aparentemente transparente e sugerir algumas hipóteses de trabalho que permitam a resolução futura de algumas incógnitas conceptuais dessa problemática epistemológica lusófona que tem apaixonado gerações de investigadores nacionais e internacionais, os rebuçados do Dr. Bayard.
Os rebuçados do Dr. Bayard são feitos de açúcar, glucose, alteia, mel e xarope de plantas medicinais. Ora isto levanta a primeira dúvida. Será de fiar um médico cuja principal missão na vida foi inventar rebuçados? Um verdadeiro médico (ou bioquímico ou farmacêutico) não prepararia rebuçados com plantas, mas sim com um composto de 35 produtos químicos. Esta aproximação à medicina alternativa leva-nos a crer que o Dr. Bayard possa ter estudado na mesma universidade que concedeu o doutoramento ao Prof. Karamba.
No papelinho plastificado que embrulha cada um dos rebuçados encontra-se material que daria para uma investigação que não cabe aqui por falta de espaço, tempo e barriga para tantos rebuçados. Optámos, por nos parecer uma questão central nestes tempos de desordem iconológica e semiótica, pela interpretação da imagem central que ocupa o dito invólucro. No centro pode-se ver um homem adulto. Não queremos aqui retomar a polémica iniciada entre Pierre Bourdieu e a dupla de Coelhos, Lena e Prado, que incendiou o mundo académico no final dos anos 70 e ficou conhecida como "a luta da idade". Interessa-nos essencialmente a imagética que lhe está associada. O dito homem está representado no centro de um quadrado vermelho, cor associada ao desejo e à luxúria, e aparece ao leitor infragónico com uma atitude que tem sido ambiguamente interpretada pelas teorias aproximativas da psicanálise. Nos lados esquerdo e direito do quadrado que circunda a cor vermelha já referida - quando se observa a figura do homem na posição que socialmente é mais bem aceite - encontramos o nome de Dr. Bayard. É aqui que pensamos encontrar uma novidade empírica nesta discussão. Sabe-se hoje, depois das investigações de Goffman e Toy sobre o self, que a representação denotativa do próprio nome em papéis de rebuçados é uma forma de afirmação social. De seguida, a palavra PEITORAIS escrita em maiúsculas por cima e por baixo da figura masculina leva-nos àquela que é a nossa tese central e de ruptura neste documento. Tem sido consensual na comunidade científica a teoria de que a figura mostra um homem espantado com os peitorais da Dolly Parton. Baseados em dados empíricos apresentados em anexo, afigura-se como provável que o homem que se vê no papel de embrulho dos rebuçados do Dr. Bayard esteja a tossir. Pensamos também que a inclusão da palavra PEITORAIS está relacionada com o estratagema masculino comum de fingir que se tosse para se debruçar sobre um decote. Quem nunca o fez que atire o primeiro chupa-chupa.

RAP (contribuição muito parva) & STATLER (ideia absurda)
(Investigação transbloguística financiada pela FCT e pelo mini-mercado Tudo Bom)

(Este projecto terá continuidade numa segunda investigação sobre os rebuçados Dr. Bayard. Nesse paper será discutida a relevância da localização da fábrica dos doces, em plena Rua Gomes Freire, na Amadora, e apresentaremos como hipótese uma relação cabalística entre a localização base do Dr. Bayard, a cadeia da Polícia Judiciária, situada na rua homónima de Lisboa e do restaurante Laimando, na avenida de Queluz com o mesmo nome, encerrando desta forma o tríptico Gomes Freire de Lisboa - Amadora - Sintra.)