quarta-feira, abril 30, 2003

EXAGEROS
O Arnaldo atirou o jornal ao chão, irritadíssimo, e virou-se para mim:
- Estes jornalistas! Passam a vida a inventar coisas, é o que te digo. Então não afirmam que, no Sardoal, foi encontrado um frango com três pernas! Vê lá tu! É preciso ter descaramento!
Ajeitou-se melhor no sofá e, realmente indignado, coçou a tromba com a pata do meio.

Mário-Henrique Leiria, Novos contos do Gin
PRÉMIO NÃO HÁ COINCIDÊNCIAS
Os trabalhadores dos CTT estão a cumprir dois dias de greve. E que datas escolheram? Um dia antes e um dia depois do feriado encostado ao fim-de-semana. Resultado: umas férias de cinco dias. É, certamente, uma simples coincidência.
WALDORF
ESTÁ A BAIXAR O NÍVEL
Então não é que alguém veio ter aqui com uma pesquisa intitulada "Força, força, companheiro Vasco"? Onde fica a tradição, o nosso bom nome, prestígio, etc.? Que saudades dos tempos das "gajas boas mamas" ou mesmo da "dupla penetração homossexual". Cultura é isso mesmo!
ANIMAL
TOMEM ATENÇÃO!
Mas será que ninguém liga? Ou ninguém deu conta da blague do Prof. Gosas no Público? Ele escreveu "o governo CDS/PP"!
(Ora vejam. Início do segundo parágrafo.)
Se fosse MESMO verdade, imagino as barbaridades que o Prof. Dr. escreveria nos jornais.
STATLER
AFINAL QUEM É QUE MANDA?
Os "istudantes" de Coimbra, reunidos numa Assembleia Magna, decidiram exigir a demissão do Ministro do Ensino Superior. Que raio de vício. Desde que pediram a um Reitor lá da casa para se ir embora e o senhor foi, ficou-lhes esta mania. A isto chama-se "um acto de fé", achar que toda a gente se demite só porque os meninos não gostam deles.
Já agora, querem propôr alguém para o lugar? Com jeito, o Primeiro-Ministro ainda vos atende o pedido.
STATLER
AGORA ESTES QUEREM OS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS A TRABALHAR!
O PCP quer inverter o ónus da prova no âmbito das prestações de serviço público (...) A ser aprovado este projecto, cada vez que um cidadão se considere lesado por, por exemplo, avarias de equipamentos por cortes abruptos de energia, acidentes rodoviários devido ao mau estado das estradas, ou graves incidentes provocados por rupturas em condutas de gás, cabe às entidades prestadora desses serviços provar que não houve violação do princípio da prossecução do interesse público.
Mazukiéisto? Os tipos passaram-se! O Estado a servir a população? O Estado a provar que não tem responsabilidades (como se não fosse essa a especialidade do Estado...)? A seguir vão exigir que o Estado pague indeminizações? Ó camaradas, se vão a tempo, retirem já o projecto! Ia ser bonito, o Estado a trabalhar para os cidadãos... a seguir era o comunismo, não?
ANIMAL (sempre, sempre ao lado do povo)
PISTAS PARA A HISTÓRIA DO OVO E DA GALINHA
Palestinianos: não paramos de vos atacar enquanto não nos devolverem as nossas terras.
Israelitas: não paramos de vos atacar nem devolvemos as terras enquanto não pararem de nos atacar.
Palestinianos: não paramos de vos atacar enquanto não nos devolverem as nossas terras.
Israelitas: não paramos de vos atacar nem devolvemos as terras enquanto não pararem de nos atacar.
Palestinianos: não paramos de vos atacar enquanto não nos devolverem as nossas terras.
Israelitas: não paramos de vos atacar nem devolvemos as terras enquanto não pararem de nos atacar.
Palestinianos: não paramos de vos atacar enquanto não nos devolverem as nossas terras.
Israelitas: não paramos de vos atacar nem devolvemos as terras enquanto não pararem de nos atacar.
...ad infinitum...
ANIMAL
VGM no DN
O homem está a sentir a pujança da primavera! Ou, inspirado pelos ensaios filosóficos sobre a masturbação (serviço d'A Cagada), hoje deixa as suas esguichadelas onanísticas na Opinião do DN. Vejam (e desviem-se caso estejam na trajectória): "Todo este onanismo crónico do worst case se exprime pelas já costumadas saloperies da extrema-esquerda & companhia, numa manifestação de solidariedade comovente com o seu colega ex-ministro da Informação iraquiano." E depois, ó minha gente!, a economia de meios!, a técnica!, o homem consegue enfiar numa frase o onanismo crónico, o worst case, saloperies, a extrema-esquerda & companhia e ainda o al-Sahaf! É obra! Só não entendi se é ele, o al-Sahaf ou a extrema-esquerda quem se masturba. Ou se uns aos outros.
ANIMAL
IMAGINAÇÃO AO PODER
Imagine-se, então, que, tal como Kennedy nos anos 60 em relação à exploração lunar, o Presidente Bush durante este ano anuncie que, até ao final da presente década, os EUA substituirão o petróleo e o gás pelo hidrogénio. Seria como cortar o nó górdio outra vez. Os países produtores de petróleo teriam de apressar-se a usar os lucros para modernizar as suas sociedades, enquanto a matéria-prima que exportam tem procura. Tal revolução poderia ser o impulso definitivo para o renascimento islâmico, por tantos ambicionado. Deixar-se-ia de vez a nostalgia pelo desenvolvimento do Al-Andalus dos grandes Abdurramans, para se investir em concreto na educação e ciência como eles fizeram então. Os conflitos por causa do petróleo e o protocolo de Quioto passariam à história.
Luisa Alves, no Público
Se fosse assim, até colava um poster do Bush no meu quarto, mesmo por cima do da Pamela Anderson...
ANIMAL
Ainda do Prof. Rosas:
A realidade é que, para responder à ofensiva neoliberal agora assestada sobre o ensino superior público, precisamos de outras ideias, de outra coragem, de outra esquerda.
Por partes: ainda não entendi bem o que é "neoliberal", mas ainda não perdi a esperança. "Ofensiva", faço uma ideia.
"Outras ideias, outra coragem, outra esquerda"... ok, aqui vai o meu humilde contributo: que tal uma cultura de exigência? Hábitos de trabalho? Recusa do facilitismo e do nacional-porreirismo? Eu sei que com estas ideias ainda se vão esvaziar mais as escolas e vai ser o privado a beneficiar. Mas no longo prazo, os resultados são capazes de ser visíveis. Agora, se é coisa que a esquerda (velha, nova ou seminova) tenha tomates para realizar, ai isso não sei.
ANIMAL
ESPELHO MEU, ESPELHO MEU, HÁ ALGUÉM MAIS BONZO DO QUE EU?
O Prof. Dr. Fernando Roscas, professor associado da UNL, escreve no Público a propósito do fim da paridade entre estudantes e professores nos órgãos das universidades. "É uma regressão no sentido de uma gestão feita pelas castas, pelos bonzos e caciques, que ficarão com as mãos mais livres para fazer o que quiserem nas costas da comunidade académica."
As "castas, bonzos e caciques" são os professores doutorados (como o Prof. Roças), a quem o diploma atribui a responsabilidade de governar as universidades? Calma, Professor, nem eu tenho tão má impressão de si.
STATLER
Ó MÃE, SOU PRIMEIRO-MINISTRO!
Paulo Portas acordou sobressaltado. Ele é o Chefe do Governo! No Público de hoje, Fernando Rosas revela a demissão de Durão Barroso e a saída do PSD do Governo da Nação. Embora não explicando a estratégia, lá está, a propósito do olhar de Lynce para o Ensino Superior, para não deixar dúvidas: "O Governo CDS/PP... etc... etc..."
Estes tipos do Bloco fazem tudo para dar nas vistas. Até moções de censura apenas a uma parte do Governo. Ou será uma estratégia desmoralizante para tentar separar a coligação?
(Se por acaso foi apenas um lapso freudiano, o pai da menina Joaninha explica no Domingo de manhã.)
STATLER

terça-feira, abril 29, 2003

JAD apanhada nas malhas do capitalismo multinacional!
Vejam ó gentes! Que virá a seguir? Action Bernardino? Onde vai parar este mundo?
Fonte: fora_da_lei
CADÊ
As armas de destruição massiva?
ANIMAL (em recuperação da crise ideológica das 23.20)
TRAZ AÍ O TACO DE BASEBOL QUE VAMOS TER NEGOCIAÇÕES
As trabalhadoras de uma fábrica agrediram o dono da empresa que as despediu. E porquê? Porque o homem dispensou 18 trabalhadoras para viabilizar 120 empregos.
À falta de melhor argumento, um dos defensores das classes operárias lançou para o ar algo do género: isto só a murro. O resultado está à vista. O 25 de Abril foi para isto, não foi?
WALDORF
Depois de ler alguns (muitos) mails e textos de estudantes universitários, aqui vai um exercício para uma
Cõnpuzissão
Eu ando numa oniverçidade muinto grande ke fica na covilhã ké uma çidade muinto pequenininha ke fica na çerra dastrela. Eu keria ir pra medissina mas naum tinha média prentrar então fui parenjenharia porkem portugês tamém num era granda coiza. Depoi zaguentei um anito fis umas cadeiras fatelas e pedi transferência paroutro curso que não tem matemática nem aljebra nem essas merdas foleiras e vou fazendo maizumas cadeiritas por izame e dando umas galgas ós prófes ke sou bolsseiro e tenho bué problemas e aos velhos ke jámandam a xatiar porké ke nunca mais sou doutor e merdas deças.
Mazumdia eide ser doutor caralho, ganhar bué papel, um bruto carrão e até axo ke vou ser emprezário. Á puraí uns fundos da europa prós jovens fazerem emprezas e assim e eu axo ke tamém vou poder sacar algum. Fodase sou çidadão cumózoutros e tamém tenho direitos!
É assim.

Se o texto falha, é por defeito. Juro. Alguns dos erros são tão cavalares que nem eu tenho o descaramento necessário para reproduzir...
Não são todos assim, deo gratia!, mas (é doloroso para um gajo de esquerda dizer isto!) a massificação e a universalização do sistema educativo produziram estes abortos. Um pouco mais de elitismo não havia de fazer mal a ninguém.
ANIMAL [em profunda crise ideológica - ou então é da lavagem ao cérebro que me fizeram...]
RESERVADO O DIREITO DE ADMISSÃO
(Sugestão de aviso a afixar à porta das Universidades)
ANIMAL
DIREITO DE RESPOSTA
De uma fã dos Marretas (suspeito que mais de mim do que dos velhadas) chegou um mail, na sequência do meu post "Ciência a quanto obrigas!" com uma lista de COISAS QUE AS MULHERES NUNCA DIRÃO:
01) Credo! Estás mesmo com Stress. Deixa-me fazer-te um bico pra relaxares.
02) Temos comida demais em casa. Vamos levar só cervejas!
03) Acho que devias passar a noite com teus amigos... Mereces.
04) Que peido incrível! Peida-te novamente!
05) Eu sei que é apertado por trás, mas por favor tenta de novo... Tenta!!!
06) Nao te preocupes que eu troco o óleo e calibro os pneus.
07) Vem ver querido... a filha dos vizinhos está só de cuecas novamente.
08) Não te preocupes, eu engulo.
09) Porque não esqueces essa história de "Dia dos Namorados", compra mas é uma coisa para ti?
10) Vamos assinar a Canal Sexy Hot!
11) Que tal alinharmos numa menage a trois, tu eu e aquela minha amiga deliciosa de mamas grandes?
12) Já .....? Então dorme que eu oriento-me sozinha...
13) O pessoal do escritório ligou-te da casa de putas. Estão à tua espera.....Vai lá...
14) Hmm... Esse seu halito a cerveja está-me a dar uma tesão...
15) Não, não...Dorme que eu vou de táxi.

À minha/nossa fã, um grande bem-haja pelo contributo para o avanço da ciência. Mas atenção, que a ciência não explica nem garante tudo... há sempre lugar para a fé...
ANIMAL
PRÉMIO «TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS»
Uma cidadã de etnia cigana tenta entregar os papéis do IRS. O funcionário diz-lhe que é preciso preencher os vários modelos e que o cônjuge também deve assinar cada um deles.
A mulher, desenrascada, dirige-se a um contribuinte que está na fila e pede-lhe que assine pelo marido. O homem, obviamente, responde que não. A mulher olha em redor e grita: racismo, racismo!
Só lá faltava um bloquista para defender a cigana!
WALDORF
MONOLITISMO DOS "INFAMES" EM CRISE!
(...) devo aqui manifestar a minha discordância face a um post do PL: podemos dizer que os políticos «são todos iguais», mas, caro Pedro, a JAD não é parecida com o Louçã. Haja rigor. PM
Totalmente de acordo! Haja rigor!
ANIMAL
AINDA AS GALINHAS
Esta galeria denomina-se "chick magnet" e mostra uns brutos carrões que, a acreditar nos senhores que fazem o site, são infalíveis para o engate. Não sei... comigo é mais o meu magnetismo animal...
ANIMAL
Cóóót-cóó...
Vi agora um cartaz anunciando um curso:
Mulher e Capoeira
É preciso fazer um curso para saber isso?
ANIMAL
CIÊNCIA A QUANTO OBRIGAS!
Na incansável busca de pistas que me revelem a natureza humana, descobri este artigo onde são recenseadas as
Women's Top Ten Sexual Complaints
After he climaxes, it's over.
Seria melhor que ficasse "over" antes?
Foreplay? What foreplay?
Estamos no tempo da eficácia e da produtividade. Vamos perder tempo com preliminares quando o objectivo está definido? Estamos numa tertúlia, ó quê?
We only kiss before sex.
Afinal, o beijo não faz parte dos preliminares? Se um gajo fica "over" depois, como é que se pode esperar por beijos?
He seems hesitant to perform oral sex on me.
Isso depende do gajo em questão. Do estado do material. E do quão constipado o gajo estiver...
He can't find my G Spot.
Mas se estão sempre a criticar os homens por nunca pararem para pedir indicações, estavam à espera de quê? ó filho, mete até ao metatarso e depois roda 25 graus no sentido anti-horário... tás quase lá... mais 3 milímetros... e... chegaaaaasteeeeee....
We're in the mood for sex at different times of the day.
Falso. Nós estamos SEMPRE in the mood (excepto quando dá o Benfica); elas estão SEMPRE com enxaqueca (excepto quando dá um filme com o Sean Connery).
He sticks his tongue in my ear to turn me on.
Se lá metêssemos a pila, era um escândalo que acordava o bairro inteiro!
All dirty talk, all the time.
Somos gajos, é a nossa natureza.
He orgasms too quickly.
Eficácia e produtividade! Perguntem ao Primeiro Ministro!
We always do it the same old way.
É... quando se fazem propostas inovadoras, ganda porco! se queres fazer isso vai às putas! a minha mãe bem me avisou!
ANIMAL
DECLARAÇÃO
Andam por aí rumores que eu, Animal, possa ser o Emplastro. Não sou.
ANIMAL
A Importância do Simbólico
Pode o juiz julgar em mangas de camisa? Não, nesse caso não poderia apurar a verdade.
Alberto Pimenta
PCP, CONSELHO FISCAL DO PP
Só dei conta hoje, depois de ler no Diz-se do Público, o que Rubor de Carvalho ontem escreveu na sua coluna do DN. Foi isto:
"A que propósito pagou o CDS/PP em 1998 mais de 700 contos por três dias de hotel a um militante que, na altura, era um delegado ao congresso como todos os outros? O CDS/PP paga tais mordomias a todos os delegados às suas iniciativas partidárias?"
O mesmo Rabino de Orvalho que se insurgia uns dias antes contra a nova lei que proíbe o PCP de votar de braço no ar, dizendo que dentro de cada partido mandam os que lá estão. E eu até concordei, vejam bem.
Não percebi que a não-ingerência se aplicava APENAS ao PCP. Nos assuntos internos do PP todos podem meter a colherada, principalmente se forem comunistas, esses guardiães da moral política. Ah, pronto, assim está bem.
STATLER

segunda-feira, abril 28, 2003

SPAM
Recebi um mail com o subject «Increase Your Penis Size Now». Fiz um reply a dizer «unsubscribe, i'm not interested».
Foi devolvido.
ANIMAL
PRÉMIO «ASSIM TAMBÉM EU CAGAVA POSTAS DE PESCADA»
Vítor Cunha, do Independente, escreve:
«A ideia de obrigar as famílias das grandes cidades a financiar as loucuras de algumas universidades de província só lembraria a um socialista de Neanderthal ou um defensor acérrimo das universidades privadas».
Deixo aqui seis notas e um convite:
1. A minha universidade, a UBI, não é de província: está localizada na província. Cerca de 80% dos alunos são oriundos de fora da região o que faz dela uma universidade mais nacional do que a esmagadora maioria das universidades «das grandes cidades».
2. A minha universidade, a UBI, tem os mesmos problemas de financiamento que as universidades «das grandes cidades».
3. A minha universidade, a UBI, tem médias de entrada análogas às das universidades «das grandes cidades» e nalguns casos - como Medicina e Economia – até superiores.
4. A minha universidade, a UBI, põe os alunos em primeiro lugar e por isso tem feito um grande investimento na melhoria das condições de ensino, nomeadamente ao nível dos laboratórios e da qualificação do corpo docente.
5. A minha universidade, a UBI, não precisa de regimes de excepção: só precisa é que não a impeçam de abrir cursos, permitindo depois que abram cursos semelhantes nas universidades «das grandes cidades».
6. A minha universidade, a UBI, foi considerada pelo DN como a que oferece melhor qualidade de vida a quem cá estuda ou investiga.
Convite: quando quiser apareça cá pela UBI.
PS: Ao escrever «algumas universidades de província», Vítor Cunha fala de todas e não fala de nenhuma. Por isso pode sempre dizer que não estava a falar da minha, a UBI. Assim também eu cagava postas de pescada.
WALDORF
História Exemplar (Outra)
Dizes:
É necessário construir o futuro.
Agora compreendo porque afundas o presente.
Para lançares os alicerces.

Alberto Pimenta
o meu óróscópio (para ler ao som de Louis Armstrong, "What a wonderful world")
Your Daily Horoscope for April 28, 2003
Dear ANIMAL, Human decency is the motto for the day. You, and the rest of mankind are invited to spend a few hours today without any kind of cruelty in the world. Ideally, every day should be like today with the feeling of peace in the air that the stars are creating on earth. There is a spirit of tolerance in the atmosphere, you could help those people close to you by listening to them and finding the solutions to their problems...
sim senhôre... o espírito de tolerância começa no Iraque (com curdos, xiitas, sunitas e americunitas à estalada), passa pelos checkpoints israelitas, pelos homens-bomba palestinianos, continua em França com os boicotes à McDonald's e tem a sua contrapartida com os americanos a comer freedom fries. Acho que me esqueci de mencionar mais alguns exemplos deste espírito de decência e esperança que as estrelas estão a criar na Terra. Mas vocês percebem a ideia.
Assim como eu e o resto da humanidade estamos convidados a gastar algumas horas sem crueldade, as brincadeiras S&M marcadas para hoje ficam adiadas para outra altura astrologicamente mais favorável. Quanto a ajudar pessoas ouvindo-as, é melhor que se dirijam ao psiquiatra ou sacerdote mais próximo, pois não sou grande ouvinte. Se for gajo, não ouço; se for gaja, não ouço (limito-me a avaliar as possibilidades de lhe saltar para cima). Com tanta honestidade, já fiz a minha boa acção de hoje. E cumpri os preceitos astrológicos. Assim tão bonzinho, habilito-me a ir para o céu, aquele sítio horroroso cheio de beatas, virgens, escuteiros e moralistas, e onde se passa a eternidade sem que aconteça nada de interessante.
ANIMAL
Especulação Filosófica (solução do problema)
Apesar de algumas das respostas se aproximarem perigosamente da verdade (pois só a verdade é revolucionária, cfr Vladimir Ilich & Al-Sahaf), a resposta para esta dúvida (Qual é a semelhança entre um cão e uma alface?) que tem atormentado incontáveis gerações de filósofos é esta: Ambos ladram, excepto a alface.
Tanta sabedoria justifica que colem a meia estrela que falta no nosso ranking. Há que repor a verdade (pois só a verdade é revolucionária, cfr blábláblá).
ANIMAL
CARMELA, REINALDO E CARLINHOS
A Coluna Infame e o Gato Fedorento partilharam com a blogosfera algumas experiências sexuais passadas a 25 de Abril.
Quero também partilhar a estória de um rapaz chamado Carlos, conhecido na terra por Carlinhos, e sua relação sexual com o 25 de Abril.
Esta estória tem uma moral. Atenção ao fim.
STATLER

Uma simples estória de Abril
Naquela cidade da província, as horas de ponta eram quando Carlinhos se intumescia a ver passar belas e roliças moçoilas a caminho de casa, ao princípio da manhã ou ao fim da tarde. Da janela do seu quarto, Carlinhos observava o movimento das ancas das operárias da fábrica de curtumes entre as leituras de As Lições de Outubro de Trotsky e A Luta de Classes em França de Marx.
Durante o dia, Carlinhos lia e relia Duras, Lyotard, Foucault e Walt Disney. Carlinhos gostava principalmente das estórias do Peninha, esse anti-capitalista primário, perseguido pelo tio burguês, explorado a recibos verdes no jornal A Patada.
O 25 de Abril, para Carlinhos, era excepcional. Não havia turnos na fábrica, mas havia a manif da avenida. Naquela cidade da província a manif era preparada com um zelo que não envergonharia Ana Gomes. Todos os anos, desde os seus 16 anos, Carlinhos vivia a manif de uma forma especial. Todos os anos, desde os seus 16 anos, no dia da Liberdade, no dia em que o Estado Novo tinha chegado ao fim, Carlinhos deixava uma moça lá da terra num novo estado, libertando-as da virgindade que as oprimia. “Vou meter a minha chaimite no teu Quartel do Carmo”. Algumas vezes, mais entusiasmado, gritava: "Abrir sempre, fechismo nunca mais!"
Este ano, Carlinhos já a tinha fisgada. Era Romelinda, a filha do delegado sindical da fábrica de curtumes. Com idade suficiente, Romelinda era moça pacata e inocente. No dia da manif lá estava ela. De bandeira na mão e cravo na lapela, ladeada por um primo, dirigente da Intersindical, operário metalúrgico, origem nobre de presidentes da república com nome de molusco (o presidente, não a república). Carlinhos aproximou-se. Meteu conversa. Disse-lhe: “Cada um de acordo com as suas capacidades, a cada um de acordo com as suas necessidades.” Esta frase de Marx, achava Carlinhos, tinha óbvios contornos sexuais. Ela manteve-se calada. Respondeu o primo. “As decisões deviam pertencer aos bairros operários.” Carlinhos ficou surpreendido. Retorquiu que o surrealismo verbal lhe recordava o complexo de Édipo e a fase anal em Piaget (o Carlinhos referia-se a Freud, obviamente). O metalúrgico, de nome Antonino, não se fez rogado. “A liberdade é sempre e exclusivamente a liberdade para aquele que pensa de forma diferente.” Carlinhos aproximou-se. Tinha encontrado um operário com quem podia partilhar os ideais da revolução. “Queres ser o meu Engels?”, perguntou Carlinhos. Quando deu por si, estava debaixo do palanque dos discursos oficiais, onde foi possuído diversas vezes por Antonino.
Nessa altura, Carlinhos, filho dos donos da fábrica de curtumes, percebeu os erros do marxismo e aprendeu uma lição. A classe operária não quer a revolução para se libertar da opressão e da miséria, mas para foder os patrões e a burguesia.
Então?
Qual é a semelhança entre um cão e uma alface?
ANIMAL

domingo, abril 27, 2003

A vingança dos Talibans
Fizemos aquele cagaçal todo por causa das burkas no Afeganistão. Agora, anda meio mundo com máscara cirúrgica a tapar-lhe as fuças...
Nha nhanha nha nha...nha...
ANIMAL
Especulação Filosófica
Qual é a semelhança entre um cão e uma alface?
ANIMAL
FELINO MAL CHEIROSO
Fui ao Gato Fedorento. Gostei bastante. Mas não sei onde pôr o link deles. Nos gajos das turras? Não pode ser. Como é que fica o companheiro (facho) Zé Diogo Quintela? O link tem de ir para o meio, para os blogues giros. Ou então resolvemos isto com uma transferência dupla. Mandamos o vermelhusco do Animal para o Gato e recebemos aqui o Zé Diogo. Assim resolvemos uns e outros os problemas causados pelo ecumenismo ideológico.
Um aviso, Zé Diogo: não pagamos prémios de jogo.
STATLER
PENSAMENTOS SOCRÁTICOS
No frente a frente com Santana Lopes na RTP, José Sócrates deixa escapar o seguinte desabafo acerca da lei dos partidos: "O problema não é o conteúdo dos diplomas. O que me preocupa é os dois maiores partidos não terem conseguido um acordo de regime."
Nada que não soubessemos. O PS (Pensador Sócrates) não se rala se o Governo governa mal ou bem, se as leis da Assembleia da República são boas ou más. Preocupa-o bem mais não partilhar as graças e as desgraças da governação. No fundo, o desejo mais íntimo de PS e PSD é governar bem juntinhos (e sem passar cartão a mais ninguém), a bem da Nação. Nada que não tenham feito desde 1976.
STATLER
História Exemplar
O Zezinho disse aos pais que queria uma bicicleta no Natal.
"Logo se vê, Zezinho", disseram os pais.
Na noite da Natal, o Zezinho abriu os presentes, mas a bicicleta não estava lá.
Desde então o Zezinho nunca mais comeu ovos.
ANIMAL
CUIDADO COM A MARIANA, BARRETO
António Barreto, talvez impulsionado pelos postes do Waldorf, escreve no Público sobre a proposta de reforma do Ensino Superior de Pedro Lynce. Entre várias coisas critica a demagogia de manter os estudantes nos órgãos de direcção das universidades. E o senhor é de esquerda - dito por ele próprio.
"Na verdade, o anúncio feito esta semana pelo ministro Pedro Lynce inclui objectivos nobres e orientações interessantes. (...) Reservar o poder académico e a função docente aos doutorados. (...) Inscrever-se em luta contra a demagogia democrática, isto é, contra a participação dos estudantes nos órgãos directivos e contra a adopção do princípio eleitoral na escolha dos dirigentes. (...)
Logo que se chega às intenções e aos projectos, repara-se que tudo não passa de cirurgia plástica. Com efeito, as assembleias universitárias continuam a deter poderes deliberativos e eleitorais e a contar com um máximo de 40 por cento de estudantes!
"
Afinal não é mania só minha.
STATLER
PS: Mariana, qual era a percentagem de estudantes que te deixaria satisfeita, afinal?
DE REGRESSO
Depois de um fim de semana longe do delírio revolucionário que assolou o país para comemorar o 25 do A, volto ao camarote para descansar. Estou surpreendido. O Animal não mudou o template do blogue - estava com medo de encontrar um fundo vermelho com letras a preto - nem escreveu postes a exortar a revolução e o poder popular. Ou teve medo do Comando Blogues Livres, destacado para vigiar o que se passava por cá, ou percebeu que a praia dele é gajas boas, mamas grandes e javardices do género.
Se continuar assim, deixamo-lo escrever um poste sério por mês.
STATLER

sábado, abril 26, 2003

MAIS UM ANIMAL (FEDORENTO) NA BLOGOSFERA
Do post de apresentação:
À partida, este blog apresenta-se com ideias claras e com um objectivo preciso. Infelizmente, perdemos o papel onde tínhamos isso apontado. Mas eram, de facto, ideias mesmo muito claras, e o objectivo, esse, era particularmente preciso.
Aqui serão abordados diversos temas, com destaque para estes: literatura, política, seios femininos, cinema, a carreira de Tonicha (em especial o período que medeia entre 1977 e 1981) e futebol.

Exceptuando um esquecimento gravíssimo (que espero que o passar do tempo venham a colmatar) "nádegas femininas", em nome da crescente comunidade de irracionais que pululam na blogosfera (e dos velhinhos do camarote, que já andam de gatas), dou as boas-vindas ao Gato Fedorento.
ANIMAL

sexta-feira, abril 25, 2003

Oral Sex Donations Accepted SOLIDARIEDADE COM O ANIMAL
E pronto, já está a acbar o meu turno. Agora vou vestir o fato de treino Adydas, calçar as Naike, meter os ReiBã na testa e vou para o Shopping mais próximo comemorar o 25 de Abril.
Encontrei este anúncio na net:
GANHE MUITO DINHEIRO SEM TRABALHAR!!! FUNCIONA!!!
Como sou um Humanista Universalista Nada Egoísta, partilho convosco o sítio onde está. Talvez a ministra das finanças leia isto (assessores, façam o vosso trabalho, sff!) e descubra uma solução para sair da crise sem termos de trabalhar. Tinha maioria absoluta - garantida - nas próximas eleições.
Só sou egoista quando toca a gajas... quero todas pra mim (menos a deputada Odete e a ministra, que ficam pra quem as agarrar)
ANIMAL
A curiosidade científica não tem limites (ou então é a minha costela antropóide que me faz querer saber o que há por trás daquela montanha - ou por baixo daquela mini-saia...)
Continua a chegar gente ao nosso blogue via Google com as pesquisas mais bizarras. Partilho as mais recentes:
Ideologias Pacifistas
Gajas Boas
Sacar Gajas
Verdade de La Palisse

O distanciamento que o cientista deverá manter do objecto de análise impede-me de fazer comentários. Mas, "ideologias pacifistas" ou "verdade de La Palisse", não acham bizarro? Obsceno mesmo? Onde vamos parar? Qualquer dia encontram-nos através do Escrivá Ballaguer ou da Madre Teresa... temos uma reputação, porra! Não se faz! Que faz o governo?
ANIMAL
O TEASING DÁ MAIS TUSA QUE THE REAL THING
É a conclusão a que chego depois da notável experiência científica realizada nos dias 23 e 24, e que constou da publicação de 4 tease-posts anunciando um post de importância transcendental. Verifiquei a contabilidade pelos comentários nos teasers e nos comentários ao post propriamente dito: 29 contra 15. As visitas ao Blogue deram um salto (duma média aproximada de 150 por dia, passamos às 202), mas penso que a discussão sobre o ensino superior deu uma ajudinha...
Conclusão (a publicar brevemente nos "anais (!!!!) bloguísticos"): O TEASING DÁ MAIS TUSA QUE THE REAL THING.
ANIMAL [prometo que não volto a falar a sério]
25 DE ABRIL SEMPRE (copio, sem ressalvas, daqui)
comemora-se hoje a revolução pacífica que transformou Portugal de país provinciano no cu da Europa, num país provinciano no cu da Europa.
A diferença é que eu hoje posso escrever isto sem ser preso.

Amén.
ANIMAL

PARA NÓS É SEMPRE A 25
Não festejamos o 25 do A, mas também não choramos o acontecimento. Gostamos que tenha acabado com a Velha Senhora. Pouco mais. É daquelas coisas. Aconteceu, 'tá acontecido.
Gostamos do 25 de Novembro. Festejar é que não temos pachorra. Foi bom, sei lá.
O que nós gostávamos mesmo é que a democracia liberal existisse desde 1874 e não tivesse havido PREC (não, não é Primeiro Rally Em Chaimite).
Vamos estar uns dias fora porque alugámos os nossos lugares aos velhos da revolução para poderem assistir às manifes daqui de cima, do camarote.
Agora vamos sair daqui enquanto é tempo.
STATLER & WALDORF

PS: A UBL fica a tomar conta do blogue. Com o Animal à solta durante três dias, a casa vira uma zona.
PRÉMIO "SÓ ME FALTAVA ESTE PRÉMIO"
Para Jorge Nuno Pinto da Costa, que depois de se encontrar em privado com o Papa, declarou: "Agora só me falta inaugurar o Estádio".
Na altura ainda lhe faltava que a equipa de futebol do FCP estivesse apurada para a final da Taça UEFA.
Agora, depois do apuramento, da visita com João Paulo II e com a inauguração nas novas Antas perto, a Pinto da Costa só lhe faltava receber o prémio do Blogue dos Marretas.
Ele aqui está. Agora o Papa do Baticano-às-Antas já se pode reformar em paz.
OS MARRETAS

quinta-feira, abril 24, 2003

ATÉ AMANHÃ CAMARADAS
Desligo-me da blogosfera durante quatro dias e por isso desejo-vos um 25A divertido. Vou descansar porque ainda não me refiz do último Carnaval e amanhã já temos outro.
WALDORF
Hmm... isto está muito parado. Estará a dar futebol?
AINDA AS ORDENS
Diz o João Miranda:
O problema das ordens ... é que elas não são simples associações de Homens livres. O problema é que elas têm o monopólio de parte do espaço público e as suas decisões sobre esse espaço público afectam toda a população e não apenas os seus membros.
A questão é que nem são "simples" e muito menos associações de "Homens livres". Pois se fossem efectivamente Homens (e Mulheres) dignos dessa designação, a influência das suas acções no espaço público (e mesmo no restrito espaço corporativo) teria como finalidade dignificar e proteger uma profissão, tendo sempre em conta, e acima de tudo, o bem público. Ora, estamos aqui para proteger os confrades, arquivar processos ou, em contrapartida, fazer a cama aos associados que não digam amén com o bastonário. O público que se f***. Falei.
ANIMAL

VATICANO 8 -- CONTRA-REFORMA 0
Entre os oito clubes apurados para disputar as meias-finais da Liga dos Campeões e da Taça UEFA estão quatro equipas italianas, duas portuguesas, uma espanhola e uma escocesa. Esta última, o Celtic, é a equipa católica da cidade portuária. Ou seja, todos os oito clubes vivem num ambiente católico. Sabendo que o desporto moderno apareceu no sec. XIX impregnado da ética protestante calvinista, isto quer dizer o quê? Que o futebol, da mesma forma que não se verga às leis civis, escapa às leis sociológicas? Que o desporto é o condutor do verdadeiro ecumenismo e não há, consequentemente, distinções entre católicos e protestantes na prática desportiva? Ou que, horror dos horrores, a análise de Max Weber não é universal e perfeita?
STATLER
Guardador de Retretes Part Two
Nos velhos tempos da outra senhora, a produção literária nas portas e paredes das retretes públicas era rica pela diversidade temática, pela criatividade e pelo humor. Cruzavam-se ditos pornográficos com manifestos anti-fascistas, mensagens de amor com apelos a concentrações estudantis, apelos à desobediência e poemas obscenos, anúncios de greves e denúncias a bufos da pide. Era a bio-diversidade e o multiculturalismo (embora ainda não o tivessem descoberto) no seu esplendor.
Passado este tempo, a urgência do graffiti de retrete limita-se a uma paupérrima sucessão de números de telemóvel com anúncios telegráficos de serviços (não esclarecem se gratuitos ou mediante honorários). 93XXXXXXX CÚ E BROXE . 96XXXXXXX ADORO O QUE TENS NA MÃO. 91XXXXXXX ACTIVO OU PAÇIVO and so on.
Há momentos em que sinto saudades da ditadura. Mas depois passa.
ANIMAL
ENSINO SUPERIOR – V
E quanto à representatividade nos órgãos? Batatas! Tanto barulho para nada.
Na velha tradição estudantil, toda a gente protesta, mas ninguém sabe muito bem do que fala. O documento orientador diz: «os órgãos colegiais terão obrigatoriamente uma participação maioritária de docentes e investigadores». Muda alguma coisa? Não! Cá o velho Waldorf, que tem 3 anos de experiência em associativismo no Ensino Superior, sabe que, de facto, o corpo docente já era maioritário graças às inerências. E mesmo que assim não fosse, basta pedir uma acta de reuniões desses órgãos para se constatar que os alunos faltam tanto às reuniões como às aulas.
A presente proposta mantém a representatividade dos discentes e isso é que é essencial. Para quê ter um órgãos com 50% de discentes se só um ou dois, geralmente bem catequizados por terceiros, é que falam nas reuniões.
E se, como diz a relativa Mariana, alguns professores votam para defender o seu emprego, então os alunos só têm que aproveitar os habituais arrufos inter-departamentais para fazer valer a sua posição. Assim tipo: Bem unidos façamos desta luta final uma terra sem amos (…) trá lá lá.
WALDORF

ENSINO SUPERIOR – IV
No que diz respeito ao Acesso ao ensino superior, o documento de reflexão diz que «deve caber aos estabelecimentos de ensino superior definir o processo de avaliação da capacidade para a frequência , bem como o de selecção e seriação dos candidatos ao ingresso em cada curso e estabelecimento. Mais à frente diz-se que os estabelecimentos «poderão associar-se ou mesmo delegar no Estado esta tarefa». Poderão. Concluo, talvez mal, que também podem não fazê-lo, estabelecendo os critério apenas para a sua instituição.
Isto sim, é transparência no sistema! Basta introduzir uma entrevista nos critérios de seriação e atribuir-lhe um peso de 50%. Acabaram-se os problemas nos cursos mais procurados como Medicina e Arquitectura. Em lugar de alunos com média 185, metem-se uns mais fraquitos desde que acompanhados de um cheque chorudo. Bem visto é apenas mais um aumento na propina!
WALDORF
GAJAS BOAS MAMAS
Continua a saga. No Google, sob a pesquisa que dá título a este post, estamos em 3º, logo atrás da Cagada. Ponham-se a pau, companheiros, que ainda vos passamos para a frente (não sei se me agrada a ideia de estar de costas para aqueles tarados...)
ANIMAL
ENSINO SUPERIOR – III
Logo no segundo ponto do documento de orientação que pretende reformar o Ensino Superior lê-se: «O compromisso principal que se pretende garantir é o de assegurar aos estudantes, não apenas o direito à educação, mas o direito a uma educação de qualidade.
A pergunta é: E quem garante alunos de qualidade? Diz o povo, e com razão, que não se fazem omeletas sem ovos. O grande problema do sistema é que os facilitismos exigidos pela esquerda, tipo acabar com o numerus clausus e com os exames de acesso, dão nisto.
Não querem mais nada? Tipo: se respiras e sabes a tabuada do 1 tens o DIREITO INALIENÁVEL de entrar no ensino superior. E com pequeno-almoço na cama servido pelo professor. Doutorado, claro, como o documento exige!
WALDORF
ENSINO SUPERIOR – II
Parece que as propinas diferenciadas estão a preocupar muita gente. E não se percebe porquê? A Educação é um serviço, certo? Os serviços fixam os preços em função dos custos, certo? Então onde é que está a novidade? Muito me espanta que não percebam que um aluno de Medicina custe mais do que um de Sociologia. E que, portanto, deva pagar mais propinas. A compensação dá-se com entrada no mundo do trabalho: o que pagou mais vai receber mais. Muito mais.
Uma alternativa para «normalizar o preço» seria pedir aos alunos dos cursos caros que depois de licenciados devolvessem a diferença que não pagaram enquanto estudantes. Uhm?
Quanto ao facto de serem as universidades/politécnicos a fixar das propinas não se preocupem: o CRUP e o CCISP logo arranjam uma «tabela» por áreas de estudo.
Por fim, o aumento das propinas. Mesmo no preço máximo, o que um estudante universitário paga por mês (5% da população) não dá para pagar 1/3 do que se paga num infantário pelo mesmo período. E pelo infantário passam todos: pobres e ricos.
Já agora deixem-me dizer-lhes que ninguém interrompe os estudos superiores por causa do aumento do valor das propinas!
WALDORF
Não é Millôr
war is peace. freedom is slavery. ignorance is strength.
George Orwell, 1984
Alguém anda no deserto a falar de mim.
Incoerências religiosas
O Animal descobriu que é um Humanista Secular. Por sinal, é a religião mais difícil do mundo porque acredita no Homem. O que não condiz nada com o nome do bloguista em causa.

Eu não descobri coisa nenhuma. O teste é que deu esse resultado. E eu não acredito no Homem. Quando muito, na Mulher. Mas nem sempre.
ANIMAL
Always Look On The Bright Side Of Life

Cheer up, Brian. You know what they say.
Some things in life are bad,
They can really make you mad.
Other things just make you swear and curse.
When you're chewing on life's gristle,
Don't grumble, give a wistle!
And this'll help things turn out for the best...
And...

(the music fades into the song)

...always look on the bright side of life!
(whistle)

Always look on the bright side of life...
If life seems jolly rotten,
There's something you've forgotten!
And that's to laugh and smile and dance and sing,

When you're feeling in the dumps,
Don't be silly chumps,
Just purse your lips and whistle -- that's the thing!
And... always look on the bright side of life...

(whistle)
Come on!

(other start to join in)
Always look on the bright side of life...
(whistle)

For life is quite absurd,
And death's the final word.
You must always face the curtain with a bow!
Forget about your sin -- give the audience a grin,
Enjoy it -- it's the last chance anyhow!

So always look on the bright side of death!
Just before you draw your terminal breath.
Life's a piece of shit,
When you look at it.

Life's a laugh and death's a joke, it's true,
You'll see it's all a show,
Keep 'em laughing as you go.
Just remember that the last laugh is on you!

And always look on the bright side of life...
(whistle)
Always look on the bright side of life
(whistle)


A Primavera está aí a espreitar minha gente! Deixemos o Iraque, as leis dos partidos, o futebol e restantes merdices. As saias das raparigas começam a subir (não sei se os rapazes têm alguma coisa de interessante nesta altura, mas deixo isso a quem se interessa por esses seres imundos), o sol começa a brilhar. Está na hora de arrumar o Prozac e começar a celebrar the bright side of life.
ANIMAL
ASSIC NÃO DÁ
Costumo gostar de ver, na SIC Notícias, os Frente a Frente, que opõem num debate posições contraditórias, num esquema aproximadamente esquerda-direita.
Anteontem, para debater a guerra, os oponentes eram Jorge Coelho e Ângelo Correia. O ex-deputado do PSD foi das poucas personalidades do quadrante a criticar a intervenção americana, fazendo coro com o (ex-)chefe do aparelho do Rato.
Ontem, para debater Portas e a Moderna, estavam Paulo Pedroso e Manuel Monteiro. Este último como se sabe, um dos melhores inimigos de Portas, a ajudar o ex-ministro socialista no batente.
Os debates, obviamente, não foram nada contraditórios. A unanimidade num frente a frente deste faz parecer que não há outra análise possível do problema.
Terá sido um acaso assim tão grande a junção de temas e convidados ou SIC já começa a querer dizer Socialistas Informam o Cidadão?
STATLER
ESTE SÓSIA É DOS BONS
Esta noite, na RTP 1, passou um (tele)filme português chamado O Meu Sósia e Eu. Realizado por Tiago Guedes e, principalmente, escrito por Fernando Bilé (Produções Fictícias).
A interpretação de Marco Horácio e os diálogos do filme, numa sucessão por vezes alucinante de delírios surrealistas, torna este filme uma das comédias mais engraçadas do cinema português recente.
Gostei também da forma resignada como Nuno Lisboa (o sósia) aceita o passado negro de Nuno Tavares (o actor de novela) como seu e aceita as suas consequências.
Se o caminho for este, o cinema português já tem futuro.
STATLER
HAVERÁ TESTES PARA ISTO?
Li na Terra da Teoria de Einstein um poste da menina Mariana, muito preocupada com a perda de poder de decisão de alunos e funcionários nas universidades. Percebo o que assusta a gaiata. Professores a decidir currículos de cursos de licenciatura e mestrado, professores a decidir critérios de avaliação e calendários de exames, professores a decidir programas das disciplinas ainda podem melhorar a exigência e qualidade do Ensino Superior em Portugal. E se isso acontecesse, como é que a menina Mariana teria coragem de exigir a extinção do Lynce?
Agora é a sério (técnica do Animal - primeiro ajavarda-se e depois fala-se a sério).
Há alguma coisa de incompreensível em estatutos que atribui a estudantes - e mais ridículo, a funcionários - decisões sobre as questões científicas para as quais não estão necessariamente preparados. Um aluno pode reprovar vezes sem conta no exame de Álgebra Linear mas lá tem o seu votinho para decidir sobre um doutoramento em Matemática. Um funcionário com o 7º ano pode votar a inclusão ou não da disciplina de Sociologia da Arte na licenciatura em Sociologia.
Esta representatividade "popular" nas universidades divide-se em três dimensões: para questões de funcionamento burocrático e administrativo não lhe vejo grande mal. Nas pedagógicas tenho algumas dúvidas. Nas científicas discordo absolutamente.
STATLER
E AGORA (MEU DEUS)?
Ando viciado nesta paneleirice dos testes. Fiz mais um. Qual é a minha família político-ideológica europeia?
Gosto desta ideia do SelectSmart de ordenar os resultados. O resultado # 1 não me surpreende: Conservador Libertário.
Mas o # 2 deixou-me de rastos. Democrata-Cristão. Democrata-Cristão? Antes de # 3 Liberal de mercado?
Não tarda nada sou expulso dos Marretas e da União dos Blogues Livres.
Salvam-me os três últimos, ou seja, aquilo que não sou mesmo: # 10 Socialista Clássico, # 11 Comunista e # 12 Anarco-Comunista.
STATLER
OS CAMINHOS DO SENHOR SÃO INSONDÁVEIS
Pois continuam a encontrar-nos das formas mais estranhas. A última foi uma pesquisa no Google com as seguintes palavras: "fotos comunas nudistas". Como é que poderemos ser levados a sério? Especialmente se tivermos em consideração que aparecemos logo em 2º lugar...
ANIMAL
AGORA ENTENDO TUDO
Também fiz o Muppet Test do SelectSmart Selector.
Como não podia dexiar de ser: Your #1 result for the Muppet Test is Statler & Waldorf. (Nem estes testes nos distinguem...)
O mais interessante destes testes é ordenar os resultados da maior (# 1) à menor (# 25) compatibilidade.
Imaginam qual é o # 25 do meu teste?
O Animal. Agora entendo tudo.
A partir de agora não implico mais com ele. Cada um é aquilo que é. Ponto final.
STATLER
PROBLEMAS DE IDENTIDADE
Depois de fazer os testes da crendice, da localização na rosa-dos.ventos ideológica e dos Monty Python, angustiadíssimo com o facto de ser um Guarda Francês Libertário de Esquerda e Adepto do Humanismo Universalista, fiz a verificação final: et voilá! Sou mesmo eu!
  • My #1 result for the SelectSmart.com selector, Muppet Test, is Animal


    Já posso dormir mais tranquilo.
    ANIMAL

  • quarta-feira, abril 23, 2003

    Também fui fazer o teste "What Monty Python Character are you?". Convencido que me ia sair o Cavaleiro Negro ou uma das noviças que tentam violar os cavaleiros, saiu-me isto:

    French Guard
    I'm French! Why do think I have this outrageous
    accent, you silly king-a?!


    What Monty Python Character are you?
    brought to you by Quizilla

    Talvez seja por isso que os velhotes olham para mim com tanta suspeita. Sabedoria da idade? Who knows?
    ANIMAL
    MUITOS PROMETEM. O ANIMAL CUMPRE. (ondé k’já ouvi isto?)
    Esta é uma ocasião solene em que vou escrever com seriedade. Eu sei que é problemático para a minha imagem pública, pois um bobo da corte deve dedicar-se a fazer rir a amável audiência. Mas já reparei que há uma (imensa?) minoria que pelos vistos aprecia os meus posts menos javardos. Coitados. Mas público é público e “temos de dar ao público aquilo que o público quer” (Pinto Balsemão et al.). Assim, que estes preliminares já estão longos, aqui vai:

    As discussões sobre a lei dos partidos políticos, por muito interessantes e relevantes que sejam para a clarificação do regime democrático e blábláblá, deixam de fora uma outra discussão que me parece tão ou mais importante e, na minha humilde e desprezível opinião, inadiável: um fórum-debate-reflexão-ágora-whatever sobre as Ordens Profissionais.
    Dou já o tiro de partida: o que é uma Ordem? Para que serve? A quem serve? Num regime democrático e num estado de direito existe um princípio constitucional sagrado que proclama a Liberdade de Associação. Então, por que carga de água pode alguém ser coagido a inscrever-se numa Organização (com as regalias inerentes, nomeadamente a de pagar as quotas)? Penso que a Liberdade de Associação não tem implícita a ideia de Associação Compulsiva. Ou terá? Dúvidas, dúvidas!...
    Penso na recém-formada Ordem dos Enfermeiros, guiada por um fascínio de novos-ricos, macaqueando a Ordem dos Médicos, com um conselho disciplinar que faz dos tribunais plenários do Estado Novo uma história dos TeleTubbies (ou mesmo dos Marretas, numa visão light). A sanha persecutória é pidesca e inquisitorial. Será para ficarem bem na fotografia? Será para dar “credibilidade” a uma profissão que há apenas 30 anos era exercida por pessoal recrutado da esfregona e da lixívia, mas que agora já são todos doutores?
    Outro grupinho corporativo a gemer por uma Ordem, são os designers. Cansados de arquitectos a fazer-lhes concorrência, desenhando cadeiras e logotipos, os designers sob o chapéu-de-chuva protector do CPD aspiram por uma corporação que os defenda. Mas por enquanto, o CPD não pretende proteger ninguém, excepto os amigalhaços mais íntimos. E dar graxa ao Ministro da Economia e aos gajos do ICEP, que vão passando os cheques.
    E as movimentações para criar uma Ordem dos Professores? Já não terão os profes hierarquias e chefias e sistemas de controlo suficientes? Será preciso um organismo que passe certificados profissionais? Então para que serve o Estado e o sistema educativo? (boa pergunta!). O Estado e o Ministério das Universidades e Politécnicos, autorizam e homologam cursos. À saída está uma Ordem a obrigar os recém-licenciados a fazer um estágio e um exame para demonstrarem as suas competências profissionais. Nalguns casos, até é bom que assim seja, pois a qualidade dos nossos licenciados deixa muito a desejar. Mas, serão as Ordens credíveis, idóneas, cientificamente habilitadas para avaliar e/ou confirmar e/ou rejeitar um diploma emitido por uma Universidade? Quem avalia os avaliadores? Ou então, sejamos práticos: encerrem-se as universidades e os politécnicos, entregue-se às Ordens a responsabilidade (e o encargo) de formar, avaliar e aprovar profissionais licenciados para exercer um ofício. Imaginem a poupança que o governo fazia! Com esta proposta, o Primeiro-ministro dá-me uma Secretaria de Estado, no mínimo! (Estava a pensar num lugarzinho como Comissário Europeu, mas para princípio de conversa, uma Secretaria de Estado já ia dando para o tabaco).
    Está aberta a polémica.
    ANIMAL
    As minhas desculpas ao camarote por estar a concorrer com eles em assuntos sérios. Mas acho que há espaço para ambos os debates e alguma javardeira no meio.

    ENSINO SUPERIOR – I
    Nós, Os Marretas, estamos muito atentos a todas as reformas. Pelo menos aqui no camarote! Lá para dia 8/9 de cada mês lá vamos nós buscar o dinheirito ao banco para o meter debaixo do colchão. Não rende juros, como no banco, mas também não nos cobram despesas de manutenção nem nos obrigam a comprar um cartão de crédito.
    Mas em frente.
    Agora vamos ter uma reforma no Ensino Superior. A ideia é boa, mas o documento de orientação deixa muito a desejar. Por isso iniciamos hoje um debate sobre esta reforma.
    Capítulo do financiamento (páginas 21 e 22): «Tendo em vista fomentar o sucesso escolar, os alunos que não obtenham aproveitamento em pelo menos 50% das Unidades Curriculares em que se inscreveram no ano anterior, sofrerão uma penalização, traduzida no agravamento da respectiva propina.» Enfim, até aqui tudo bem.
    Confesso que sou contra as prescrições. Se um jovem gosta de estudar – ou passear os livros – e pode pagar, porque razão não há-de poder andar a vida toda na universidade? Desde que pague o agravamento, deixá-lo andar. No fundo até financia os estudos dos outros. É um Mecenas, é o que é!
    Mas continuemos. Quatro parágrafos depois diz-se que «O Estado (…) poderá celebrar contratos programas com as instituições de ensino superior, nomeadamente nas áreas de:» espantem-se almas de Deus, «combate ao insucesso escolar».
    Estão a ver o sistema. Quando faltar dinheiro, as universidades só têm que reprovar em mais de 50% das cadeiras o número de alunos necessário para tapar o buraco: recebem a verba correspondente à penalização dos alunos e o Estado ainda lhes dá uns cobres para combater este insucesso escolar. Elementar meu caro Lynce!
    WALDORF
    O IDIOTA
    Numa pequena entrevista dada ao Gazzeta dello Sport, Eusébio comentou a forma do FC Porto jogar. Uma coisa normal? Não. Logo apareceu na televisão um aprendiz de Pinto da Costa a mandar umas bocas ao grande Eusébio. E quem era o fedelho que veio dizer umas graçolas? O preparador físico do FCP, um professor de cambalhota que nunca deve ter visto o Eusébio jogar ao vivo. O facto da equipa estar prestes a ganhar a Taça UEFA não isenta estes idiotas de terem alguma educação!
    WALDORF

    NOTA: Eu também nunca vi o Eusébio jogar ao vivo. Mas gostava, lá isso gostava!
    ALBATROSS!...ALBATROSS!...
    AINDA NÃO É O POST QUE TODA A GENTE ESPERA!
    Também fiz o teste das crendices. Tinha uma certa curiosidade em ver qual a religião mais adequada para um ateu não praticante. Fiquei a saber que sou 100% Humanista Secular, 93% Universalista Unitário (rima com estalinista totalitário, mas espero que não tenha a ver), 84% Não-teísta (não sei se será o mesmo que A-teu), 82% Budista Theravada (???) e 74% Quaker Liberal. Dos Quakers só conheço uma marca de cereais para o pequeno-almoço. Confesso que não entendi nada, porque a lista continua com um cardápio de religiões estranhíssimas - Cristãos Liberais Protestantes, Neo-pagãos (deve ter piada, esta), Budismo Mahayana, New Age, Judaismo Reformista, Taoismo, New Thought (a revelação aparecerá depois de uma lavagem ao cérebro?), Cientologia, Cristãos Conservadores, Islão (30%, vejam só!), Jainismo, Judaismo Ortodoxo, Quakers Ortodoxos, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (a.k.a. Mormons), Cientologia Cristã, Sik (quando muito, aplicável a algumas das minhas inconfessáveis fantasias sexuais. Mas fazer disso uma religião...), Bahá'i, Ortodoxos de Leste (maoístas?), Católico Romano, Adventista do Sétimo Dia e, por último, com 15%, Testemunha de Jeová. Fiquei a saber que a última das minhas hipóteses implica andar por aí a tocar às campaínhas a levar as boas novas do reino dos céus às velhotas que estão descansadinhas em casa a ver a telenovela da tarde. Não é mau. Agora, que raio de coisa será essa do Humanismo Secular? Parece mais nome de loja maçónica do que nome de fetiche sexual. Alguém me poderá esclarecer? Com um resumo de um máximo de dez palavras, pois tenho um cérebro minúsculo e a maioria das sinapses está ocupada com problemas eróticos. Alguns são mesmo pornográficos, confesso. Isso terá cabimento numa religião? O Tantrismo não aparece na lista. Será erro do programa?
    ANIMAL
    O Teasing continua por mais um pouco... não desesperem, ó almas de pouca fé!
    TEASING

    ANIMAL
    EU JÁ SUSPEITAVA
    Chegaram os suspeitos do costume.
    Confesso que ao ler uma referência elogiosa no Blogue de Esquerda fiquei algo desconfiado. Mas como não acredito muito nesta malta que anda sempre às turras connosco, optei por confirmar as informações com os meus próprios olhos. E confirmam-se as minhas desconfianças: o suspeito Miguel diz claramente que “entre os suspeitos há gente de esquerda, gente de direita e outros que são simplesmente do Benfica (e do Beira-Mar, claro).”
    Caros suspeitos: eu e o Statler damos as boas-vindas à “gente de direita”. O Animal dá as boas-vindas à “gente de esquerda”, pá. Eu dou as boas-vindas aos que são «simplesmente do Benfica” e aos do Beira-Mar … desde que ganhem em Alvalade no próximo fim-de-semana!

    NOTA: O Zé Mário comoveu-se porque o primeiro post dos suspeitos dizia apenas «Viva a Liberdade». Eu acho que foi isto que o levou a concluir que os suspeitos eram de Esquerda. Importam-se de lhe dizer que a liberdade não é património da esquerda. Isso só acontece em Cuba e na Coreia do Norte, onde a liberdade é só para os da esquerda e, por isso, património dela.
    TEASING (Inspirado em LD)
    Caros leitores do blogue dos Marretas em geral e meus fãs em particular: hoje, vinte e três de Abril do anno domini MMIII, farei uma declaração urbi et orbi. Estejam atentos. Obrigado.
    ANIMAL

    terça-feira, abril 22, 2003

    CONTADOR
    Tamos outra vez sem contador de acessos. Isto é serviço? Não há profissionalismo? Que faz o governo?
    ANIMAL
    TEASING
    No outro dia (ontem?) falava-se da técnica do Luis Delgado fazer esticar os artigos (e a falta de ideias) com uma estratégia publicitária bem conhecida que é o teasing. Como estava a falar a sério, ninguém me passou bola. Agora vejam num blogue bem mais respeitável que este, um bom exemplo de teasing.
    ANIMAL
    Mas aqui sabemos bem do que se trata, n'est-ce pas?
    OUR WAY
    O nosso Senhor Presidente descobriu que a inovação e a competitividade são factores decisivos para nos fazer sair da situação de eternos desgraçadinhos.
    Não sei se estaremos interessados em sair dessa situação. Num mundo cada vez mais descaracterizado pela globalização e macdonaldização, iremos abdicar de ânimo leve de um dos últimos redutos da nossa alma lusitana? Não me parece.
    Além disso, se não houver uns subsidiozinhos à espreita, para quê dar-nos ao trabalho? Inovação e competitividade são, por norma, incompatíveis com a subsidiodependência, sendo essa mais uma das nossas incontornáveis (adoro esta palavra!) características. Portanto, Senhor Presidente, acho que está a perder o seu rico tempinho.
    Essas coisas da inovação ficam muito bem na Irlanda, mas aqui?... nah! Por aqui, tássss bem… dá bué de trabalho ser competitivo e inovador. É mais fácil copiar os modelos das revistas italianas e francesas, facturar uns cobres com a formação profissional, comprar um bruto Bêéme e arranjar umas louraças e depois deixar a empresa falir.
    It is our way.
    ANIMAL
    FRENCH LIES
    Lido na loja do Mestre André, retirado do Lileks. «A França é como alguém a quem foi permitido ter uma visão do futuro, se vê a si mesma a cometer suicídio e passa o que lhe resta da vida a fazer crer que será assassinada.»
    Percorro o Lileks e encontro outra estupenda: «Porque é que o símbolo nacional francês é o galo? Porque é a única ave que continua a cantar quando está coberta de merda.»
    Com um Lilek de citações destas, o Millôr é ficar calado.
    STATLER

    segunda-feira, abril 21, 2003

    A pedido de várias famílias, continua a sabedoria do Millôr:
    LIÇÃO (1973)
    “Eu e Jaguar, à meia-noite, paramos nosso jipe na porta de uma churrascaria em Arraial do Cabo. Um bando de garotos avançou pra nós pra tomar conta do veículo. Quando saímos, duas horas depois, o bando voltou, em algazarra, pra pegar os trocos. O menor deles porém ficou gritando: “Moço, moço, não fui eu que guardei o carro, não, foi aquele ali. Não fui eu não”. Distribuí o dinheiro que podia, depois chamei o menorzinho e, numa lição prática em favor da honradez, dei a ele dez vezes mais do que tinha dado aos outros e disse: “Você ganhou isso porque não mentiu”. Mais adiante comentei pró Jaguar: “Fodi esse menino pra sempre. Ele vai passar o resto da vida pensando que a honestidade compensa”.
    ANIMAL
    ÁGUIA DE COLÓNIA
    Tenho lido em vários sítios a acusação feita aos marines americanos por não terem defendido o Museu e a Biblioteca de Bagdad. Partilho da preocupação pela perda do património. Mas só ao ler Helena Roseta na Visão atinjo o alcance paranóico da argumentação. Vamos por partes. Os americanos são uma espécie de selvagens porque deixaram roubar o museu. Os iraquianos que o roubaram são, de momento, apenas um pobre povo colonizado. Estarei aqui a ver um anti-relativismo, que imputa maiores responsabilidades aos americanos - civilizados - que aos iraquianos - não civilizados? É um caso de pensamento esquizofrénico ou simplesmente mais uma diatribe anti-americana?
    STATLER
    Mais linguística (mais Millôr)
    Quando os eruditos descobriram a língua, ela já estava completamente pronta pelo povo. Os eruditos tiveram apenas de proibir o povo de falar errado.
    ANIMAL
    Mais revisão
    Sobre revisão tipográfica, mais uma do Millôr devidamente adaptada (e sem autorização do autor): “O homem é o único animal que possui o dom da palavra. Quanto a nós, portugueses, também nisso perdemos o comboio. Não falamos nem a língua de Dante, nem a de Goethe, nem a de Shakespeare. E cada vez falamos pior a de Camões”.
    ANIMAL
    Revisão da Lei dos Partidos Políticos
    Eu? Só sei fazer (e mal) revisão tipográfica. Os velhinhos tratam desses assuntos, enquanto revejo a minha colecção de Tânias…
    ANIMAL
    COMPLEXO DE ÉDIPO
    Carlos Amaral Dias, no programa Freud e Maquiavel da TSF, critica o Bloco de Esquerda por não ter feito nenhuma manif contra Cuba pelos fuzilamentos que levaram Saramago a divorciar-se de el comandante. Diz o médico que esperaria ter visto o Bloco de Esquerda organizar um cordão humano até à embaixada de Cuba.
    Eu gosto de ouvir o Prof. Mas talvez fosse menos traumático para a petiz Joaninha o Pai ralhar com ela no recato do lar.
    STATLER
    A SEGUNDA ESCOLHA
    Alguns blogues lançaram o debate sobre o projecto de lei dos partidos políticos e nós, aqui no camarote dos Marretas, aceitámos o repto. O assunto é demasiado sério para não entrarmos na discussão. Antes de mais porque esta lei dos partidos é uma fase da prometida reforma do sistema político. E nós sempre defendemos a reforma deste sistema político: a retraite do système politique - em francês - que é justamente o local onde - agora em português - devíamos colocar o sistema: na retrete.
    Mas vamos à lei dos partidos políticos:
    1. Para a criação de um partido passam a ser necessárias dez mil assinaturas (o dobro do exigido agora). Nós achamos pouco. O ideal seriam umas 100 mil para ver se acabavam aqueles partidecos de esquerda que só aparecem nos tempos de antena, tipo o PCTP-MRPP, o POUS e, mais recentemente, o BE. (Sugerimos uma alínea que preveja a manutenção do tempo de antena para um grupo de cidadãos pró-aborto, pró-gayselésbicas, pró-divórciosmaisrápidos e pró-merdasquenãointeressamaninguém desde que esse espaço televisivo seja integralmente preenchido pela JAD. Em alternativa apoiamos as dez mil assinaturas desde que a idade dos assinantes seja superior a 90 anos)
    2. Outra proposta desta lei é a dissolução dos partidos com menos de cinco mil militantes . Isto suscita-nos duas dúvidas:
    2.1 O que é um militante? É o gajo que entrou para o partido aos 18, conhece minimamente a ideologia professada, colou cartazes em várias campanhas, encheu autocarros para comícios, votou nas eleições internas e paga regularmente as quotas? Ou é o cromo que entrou para o partido porque haver lá umas miúdas giras, porque precisa de emprego ou porque o partido está na moda?
    2.2 Se a lei for aprovada nestes termos, o que fazer com os militantes dos partidos dissolvidos? Dissolvê-los juntamente com o partido ou oferecer-lhes um subsídio de reintegração?
    3. A nova lei também prevê a obrigatoriedade do voto secreto nos partidos . E isto suscita mais questões: quem vai controlar se o voto é secreto? E o que é que os proponentes têm contra o voto de braço no ar? Não é muito mais democrático? Gostam mais que os militantes digam a todos que votam neles para garantir o tacho e depois façam o que lhes dá na gana: isto é que é transparência, meus amigos.
    4. Outra imbecilidade é impor a dissolução um partido por não concorrer a um acto eleitoral . Os legisladores não são deste planeta. Acham que é fácil arranjar candidatos fora de Lisboa e do Porto? Não é. A Força Aérea já não tem pilotos que cheguem para todos os partidos.
    5. Por fim a lei prevê a proibição de partidos que tenham designações religiosas. Já agora, porque não proíbem os partidos cujos nomes terminem em «ista»?
    Conclusão: as eleições deixam de ser eleições pois passamos a escolher entre o possível. Dito de outra forma: é uma segunda escolha. Mas isto não era assim antes de 74?
    STATLER & WALDORF

    domingo, abril 20, 2003

    F.E.B.R.E. (Frente Eleitoral de Bloguistas e Relativos de Esquerda)
    Apelo sentido lido no País Relativo a propósito das presidenciais: "Portanto, relativos, bloguistas de esquerda, uni-vos!".
    Bem dizia eu anteontem que o Vasco Pulido Valente podia estar enganado quanto à impossibilidade da esquerda se juntar. Mesmo que não se entenda, esta gente, só para nos chatear do lado de cá, é capaz de tudo. Nós estamos apreensivos, aqui no camarote. O Animal já deve andar à procura dos pins do Che nos caixotes do sótão.
    STATLER
    UPS & DOWNS
    Nas edições de fim-de-semana (ou semanais) a imprensa da paróquia atribui "sobes" e "desces" às personagens da actualidade. Esta semana, dois casos notáveis. Um homem pode ser cúmplice de um crime a vida toda, que o arrependimento à última da hora lhe traz reconhecimento público. Talvez seja a redenção pascal. Saramago - que não acredita na bondade do Cristianismo - redimiu-se. Ou melhor, a imprensa redimiu-o. Quarenta anos de cegueira (ou má-fé) não interessam nada.
    Pelo contrário, o ministro da Saúde leva - na Visão - uma seta a descer. Porquê? Porque morreram cinco crianças num hospital de Guimarães? Nem por isso. Terrível foi o homem ter demorado alguns dias para mandar fechar a unidade. Não se percebe se P.C. (o autor da coisa) acha bem ou acha mal a decisão do ministro. Se está no Governo, a seta é para baixo. A luta partidária, para a redacção da revista relativa, é que importa. O mesmo se aplica ao Primeiro-Ministro, a descer. Porque o Governo tem ministros que se demitem e outros que não. A culpa nem é dele, mas isso agora não interessa nada. Para baixo é que é o caminho.
    STATLER
    (Dúvida: Um jornalista da Visão é um visionário?)
    VOILÀ
    O ministro da Educação Nacional de França escreveu um pequeno livro, que enviou a todos os professores franceses, com o título Lettre Ouverte à Ceux qui Aiment l'Ecole. Nesse livro, Luc Ferry pinta um quadro negro da educação no país das Luzes e considera esse desastre uma consequência do pensamento saído do Maio de 68. Esse pensamento caracteriza-se, entre outras coisas, pela valorização da "inovação em detrimento da tradição, da autenticidade contra o mérito, do divertimento em vez do trabalho". O sonhor pode ser francês, mas partilho das suas perplexidades. Foi em Maio de 68 que, em Paris, Roger Scruton descobriu que era conservador. Saiba como e porquê.
    O eurodeputado Daniel Cohn-Bendit (e o blogue Soda Cáustica) insurgiram-se e responderam. Bom sinal. Significa que o Ministro está no bom caminho do Tio Scruton.
    STATLER
    PS: O Maio de 68 também causou danos irreparáveis no nosso Animal. Assim ele está...
    DE ONDE VIMOS? PARA ONDE VAMOS?
    Passei pela nossa conta da Bravenet onde, como o Waldorf já aqui disse, se pode saber como os nossos leitores encontram o blogue.
    Os resultados mais surpreendentes foram estes, que trouxeram até nós gente que recorre ao google para pesquisar:
    - o clássico "mamas Marisa Cruz" - nesta pesquisa somos os primeiros da lista;
    - o sensacional "gajas de 18 anos peladas" - nesta pesquisa só aparecemos nós;
    - o inacreditável "dupla penetração homossexual" - nesta pesquisa estamos em terceiro.
    Que lindo caminho leva este blogue. E ainda queriam que eu avisasse a família que passo aqui os dias.
    STATLER

    sábado, abril 19, 2003

    AVANTE, MARRETADAS
    Ainda em pesquisa no Google, encontro um editorial do Avante, com exactamente dois anos (19 de Abril de 2001), intitulado Marretas. Como não existíamos (e duvidamos que alguma vez mereçamos um editorial dessa voz da liberdade), de que trata o texto? Da política do Guterres, na altura ainda Primeiro. Diz o Camarada Gonçalves que o guterrismo era uma política marreta.
    Quem nos dera que tivesse sido, camarada, quem nos dera.
    STATLER
    GOOGLE DISCLAIMER
    Este hotel não é meu. Estes tipos não são da família. Não pertenço a esta genealogia. Este não é o meu carro. Não inventei este agrafador. Não percebo nada de Astrofísica.
    Eu sou o mais baixo, de bigode e cara arredondada.
    STATLER
    LÁ FAMA TEMOS...
    No Google, quando se pesquisa pela palavra "marretas", o nosso blogue é o primeiro link da lista.
    Isto é bom ou é mau?
    STATLER
    FDS SANTO
    Talvez pelo facto de já vivermos na província, não saímos daqui para ir passar a Páscoa. E ao contrário do resto da blogosfera, os Marretas entraram em hiperactividade este fim-de-semana pascal.
    Será a Ressurreição do Blogue? Ou a Passagem (Pessach), com o Animal a fazer de Moisés?
    A ver vamos.
    STATLER
    COGITAÇÃO
    Sempre que há uma insinuação de sexo nos meus posts, o número de marretadas dispara.
    Porque será?
    ANIMAL
    NOVO FETICHE
    Na minha incansável busca de novas filosofias e modos de estar na vida, descobri um novo fetiche. Vindo do Japão. Chama-se "tamakeri" e consiste basicamente em convidar jovens damas a dar pontapés nos coisos de cavalheiros que se disponibilizam para tal. Chamam a estes tipos "consenting adults". Tá bem. Eu, pela parte que me toca, não consinto: qualquer pontapé nos meus coisos será dado sem meu consentimento e considerado uma agressão unilateral. E mal me recomponha, pago na mesma moeda.
    Link aqui. (Tem bolinha no canto superior direito)
    ANIMAL
    CLASSIFICADOS DE PRIMAVERA
    Eu sou lindo, inteligente, charmoso, simpático, genial, criativo, elegante, simpático, sensível, agradável, encantador, forte, ágil, perspicaz, educado, compreensivo, talentoso, engraçado, saudável, fino, sedutor, viril e apaixonante. E cheiro bem.
    Antes eu também era convencido. Mas agora que atingi a perfeição, deixei de ser.
    (Copiado, com algumas adaptações, daqui)
    ANIMAL
    MUSEUS FECHADOS
    Há 13 anos que os funcionários dos nossos museus fazem greve durante o período da Páscoa. Numa época em que Portugal é visitado por milhares de turistas, sobretudo espanhóis, os museus fecham as portas! Apesar desta atitude ser já uma tradição, os sucessivos governos têm optado por ignorar a situação, o que é simplesmente vergonhoso.
    Quando o país atravessa uma profunda crise, estes senhores merecem uma comenda pela brilhante ideia que tiveram: os espanhóis, que agora batem com o nariz na porta dos museus, vão ser obrigados a voltar a Portugal. São receitas a dobrar, meus amigos! Para museus, restaurantes, hotéis, comércio tradicional, gasolineiras, Brisa, etc.
    Quem é amigo da Manuela, quem é?
    WALDORF

    sexta-feira, abril 18, 2003

    Como parece que foi toda a gente para a procissão do Ecce Homo (a mim lembra-me sempre um encontro do KuKluxKlan), deixo uma última pérola de sabedoria do Millôr Fernandes:
    É melhor ter mau hálito que não ter hálito nenhum.
    Fiquem bem, boa páscoa e cuidado com as cáries.
    ANIMAL
    ÚLTIMAS DO THE ONION
    Clinton Emotionally Ready To Start Getting Blow Jobs Again
    NEW YORK — Five years after the Monica Lewinsky scandal, former president Bill Clinton announced Tuesday that, at long last, he is emotionally ready to start receiving blow jobs again. "It has been a long, difficult road, but I am finally at a point in my life where I can receive oral sex from a woman again," Clinton told reporters. "After many years of soul-searching and intensive therapy, I am now able to enjoy getting blown without all that painful emotional baggage overshadowing what should be a wonderful experience."
    Talvez o homem volte para a Casa Branca e dê emprego à Monica. E a administração do império passe a dedicar mais tempo à saúde oral do que ao eixo do mal (rimou de propósito...).
    ANIMAL
    MILLÔR ATACA DE NOVO
    De todas as taras sexuais, a mais estranha é, sem dúvida alguma, a abstinência.
    ANIMAL
    OUTRA VEZ MILLÔR
    Uma coisa é definitiva a favor dos bêbados: nunca ninguém viu cem mil bêbados de um país querendo invadir outro país para estraçalhar cem mil bêbados inimigos.
    ANIMAL
    PROVOCAÇÃO
    A Liberdade existe. Não só existe como é feita de concreto e aço e tem cem metros de altura. Foi doada pelos franceses aos americanos em 1886 porque os franceses naquela época tinham excesso dela e os americanos, pouca. Recebendo-a dos franceses, os americanos colocaram-na na ilha de Bedloe, na entrada do porto de Nova York. Nunca entrou completamente nos Estados Unidos.
    - Livro Vermelho dos Pensamentos de Millôr Fernandes - Liberdade, Liberdade, 1965.
    Preparem as marretas!
    ANIMAL
    SERVIÇO PÚBLICO
    Norma de segurança para espetar um prego sem esmagar um dedo: segurar o martelo com ambas as mãos.
    ANIMAL
    O LADO ERRADO DA NOITE
    O enorme EPC (estou a falar do tamanho da sua cultura geral) critica Luís Delgado por se achar do lado certo da História. Vem aí uma lição de humildade, digo eu. Vai dizer que é difícil perceber o lado bom do mau, que é uma questão de perspectiva, etc. Qual quê...
    O senhor não é um ser esponjoso. Antes do texto acabar diz que Delgado esteve, no assunto Iraque, do lado errado - erradíssimo - e que do lado certo estiveram Chirac-tenham-medo-tenham-muito-medo, Putin-na-Tchetchénia-não-fui-eu, Soares, o Fixe, e Freitas, o Palhinhas. Ele (o Prof. Pardo) sabe distinguir o Bem do Mal. Quem anda em tão boas companhias só pode estar do lado certo - certíssimo - da História e da Vida.
    STATLER
    WISHFUL THINKING
    Vasco Pulido Valente no DN, sobre a unidade da esquerda: «A esquerda nasceu desunida, vive desunida e morrerá desunida _ sonhando com a sua mítica unidade. Nesse capítulo nada mudou e nada mudará
    Caro Prof., venha cá abaixo à blogosfera. O que nós desejávamos que tivesse razão. Aqui a canhota é praticamente uma Frente Popular. E a crescer...
    STATLER
    CONSERVADOR QUE É MODERADO E LIBERTÁRIO...
    Caro Comando
    Os meus resultados foram os seguintes:

    World's Smallest Political Quiz - Centrista
    The Political Compass - de direita, marginalmente libertário
    The Student Center Political Test - Moderado, tendência Partido Republicano
    POLITICAL PHILOSOPHY - # 1 Neoliberal # 2 Social-Liberal # 3 Conservador "americano"
    US Party Matchmaking - Maior afinidade com Partido Republicano
    The Political Quiz Show - 27 pontos (0 = 100% Liberal / 40 = 100% Conservador) (vizinhança: George Bush Sr. = 25 pts, Jack Kemp = 30)
    The WildMonk Iraqi-War Personality Test - Realista (82% pró-americano) escala de racionalidade (0-10) = 10

    Depois de ter lido a frase do Veríssimo, senti-me muito abichanado a fazer os testes.
    Mas a lealdade à União e ao Império estão acima das veadices.
    STATLER

    PS: Já agora... Fui aprovado?
    HOMEM QUE É HOMEM ASSUME-SE
    Tirado do site Releituras, o texto Gaúcho que é Gaúcho, republicado em Portugal como Homem que é Homem, tem um teste para verificar se somos realmente Homens que somos Homens (Gaúchos no original).
    Nunca resulta. Porque "HQEH acha que teste é coisa de veado".
    E eu a fazer testes para determinar a minha orientação política. (A orientação sexual já está determinada e quase terminada.)
    Quero lá saber que digam que sou libertário de direita ou centrista.
    Eu sou conservador. Às vezes reaccionário. Facho só em dias de muita azia.
    STATLER
    HOMEM QUE É HOMEM (2)
    HQEH acha que o movimento gay é coisa de veado.
    HQEH nunca vai a vernissage.
    HQEH diz que não tem preconceito, mas que se um dia estivesse na sala com todas as cantoras da música popular brasileira, não desencostaria da parede.

    Luís Fernando Veríssimo
    HOMEM QUE É HOMEM (1)
    HQEH não vai mais a teatro porque também não gosta que mostrem a bunda à sua mulher. Se você quer ver um HQEH no momento mais baixo de sua vida, precisa vê-lo no ballet. Na saída ele diz que até o porteiro é veado e que se enxergar mais alguém de malha justa mata.
    Luís Fernando Veríssimo
    MARQUESSISMO
    O Animal anda a fazer a revista da blogosfera. E a postar aqui o que mais gosta. Foi ao Contra a Corrente e tirou de lá uma citação de Nélson Rodrigues sobre a ideologia. Eu sigo o exemplo e recito o brasileiro:
    «As cartas de Marx mostram que ele era imperialista, colonialista, racista, genocida, que queria a destruição dos povos miseráveis e “sem história”, os quais chama de “piolhentos”, de “anões”, de “suinos” e que não mereciam existir. Esse é o Marx de verdade, não o da nossa fantasia, não o do nosso delirio, mas o sem retoque, o Marx tragicamente autêntico.
    Se me perguntassem quais seriam as minhas ultimas palavras, eu diria: - “Que besta graduada, o Carlos Marx!”
    Eu quero que a História vá para o diabo que a carregue, e Marx que vá tomar banho.
    »
    Que implicação haverá entre o marxismo e o banho? E entre a História e os piolhentos? Quantos carrapatos caberiam na barba do Marx?
    STATLER

    quinta-feira, abril 17, 2003

    O Mundo (ainda) não está perdido.
    Estou cada vez mais distraido. É hilariante, mas preocupante. Ontem pus um copo de yogurt para lavar. Sim!
    Tirei (sem autorização) daqui.
    ANIMAL
    ISTO NÃO É A ACADEMIA SUECA
    Al-Sahaf era uma espécie de Goebbels alienado, ou como diz o site mais in, o homem era superior à verdade, coisa difícil num tempo e num mundo tão carregado de certezas e verdade absolutas. A morte não o levou. Ele é que foi com ela. É a qualidade que falta ao refugiado da Sierra Maestra.
    Eu proponho que lhes seja atribuído o prémio Lixeira Marjorie, o monte de lixo palavroso na outra série do nosso Criador Henson, Fraggle Rock.
    STATLER
    Isto é jornalismo!
    Tropas americanas capturam meio irmão de Saddam Hussein. "O outro meio foi esmagado pelo nosso tanque", disse um militar.
    ANIMAL
    ENSAIO SOBRE O BURRIÉ
    Nasci, vivi, vivo, viverei e morrerei sequestrado pelos macacos que todos os dias nascem no meu nariz. No fundo, sou uma vítima.
    No blog do maradona, uma pérola, um clássico da ensaística pósmoderna. Ainda há quem fale em Derrida? Tch...
    ANIMAL
    ADITAMENTO À PROPOSTA ANTERIOR
    Fidel Castro também daria um Marreta fixe. Aquelas barbaças, o charuto, a fala arrastada e a capacidade de discursar 7 horas seguidas sem dizer absolutamente nada, fazem dele um candidato tão risível e ridículo como o defunto Al-Sahaf.
    ANIMAL [ainda em convulsões e a espumar ligeiramente]
    PROPOSTA SOLENE
    Diz-se no Blog de Esquerda que "Correm rumores insistentes de que o ministro Al-Sahaf se terá suicidado. É o último capítulo da mediatizada tragédia de um homem ridículo. Vendo bem as coisas, um fim coerente. Para quem vive na alienação, a realidade mata."
    Tendo isso em conta, avaliando o a obra e o perfil do defunto, proponho solenemente a sua nomeação como Marreta Honorário a Título Póstumo. Fica muito bem na nossa geleria de celebridades ao lado do Fózzie e do Chefe Sueco. Se não são os palhaços a defenderem-se uns aos outros, quem nos defenderá?
    ANIMAL [com um ataquinho de solenidade]
    ONDE É QUE JÁ CHEGÁMOS?
    Mas o que é isto? O Blogue da Árvore dos Patafúrdios?
    O Animal não tem respeito por ninguém, os leitores usam o espaço para comentários como uma sala de convívio.
    Vamos lá falar de coisas sérias. O teste diz que sou ligeiramente libertário, não diz que sou uma "maria doida".
    E de direita. Por isso, ordem na casa.
    STATLER
    No Publico:
    O Papa rejuvenesceu? Desde o Natal e, com mais visibilidade, nas últimas semanas, João Paulo II, que completa 83 anos no próximo dia 18 de Maio, tem uma aparência física muito mais robusta, a sua voz é mais clara, a cara já não se inclina tanto para o ombro direito, a face treme menos. Vários testemunhos coincidem em dizer que o Papa está melhor.
    Não será um dos (agora desempregados) sósias do Saddam, ao abrigo das novas leis laborais, a experimentar a "mobilidade" e a "flexibilidade"?
    ANIMAL
    Roxanne, a loira da música do Sting, volta a atacar:
    Bom dia!!
    Encontrei estas fotos de um sapo que penso ser vosso amigo ou pelo
    menos conhecido.
    O que é feito deste marreta? Está numa clínica? Foi para a Colómbia?
    Uma confissão: mal comecei a fazer visitas diárias ao blog, este
    tornou-se tão vital para mim como o Trifene 200.
    1 beijo
    Roxanne


    Para já o beijo é para mim, ok malta?
    Obrigado pelas fotos do nosso amigo Cocas. Na verdade já tínhamos saudades desse malandro. Pelo que podemos ver, ele deve estar mesmo lá para os lados da Colômbia. Mas confesso que as últimas notícias que nos chegaram diziam que ele foi linchado pela Juve Leo que pensou tratar-se do Boloni disfarçado.
    Quanto ao Trifene dos Santos, olhe, não sei que lhe diga, mas acho que somos mais importantes que ele. Afinal diz que precisa de fazer-nos visitas diárias e o Trifene só é necessário dois ou três dias por mês.

    Seu
    WALDORF
    Porque não há mails dos velhotes

    22h04 Animal escreve – velhotes jantam no melhor restaurante da Beira Interior
    22h12 Animal escreve – velhotes pedem mais um naco de vitela mirandesa no forno
    22h17 Animal escreve – Waldorf bebe mais uma Quinta da Espinhosa (tinto)
    22h45 Animal escreve – velhotes sorriem para as doçuras que estão ali mesmo ao lado
    02h57 Animal escreve – velhotes entram num bar … acompanhados
    03h41 Animal escreve – velhotes continuam em amena cavaqueira
    03h54 Animal escreve – Waldorf pede o último Jameson
    04h01 Animal escreve – Velhotes entram cama (cada um para a sua)
    04h30 Animal dorme – Statler escreve um post (parece que já chegou a casa)

    WALDORF [visivelmente … cansado]
    ONDE É QUE ESTOU?
    Depois de um ausência de 24 horas para um briefing com o Império, regresso e deparo-me com mais de uma dúzia de patacoadas do Animal. Dei conta que ele fez um teste de posicionamento ideológico. Fui fazer também. Fiquei aqui. Um bocadinho libertário, mas pouco, uns 33% de direita, nem por isso muito. Afinal sou um boneco moderado. Ora bolas.
    STATLER
    Os últimos 13 posts são meus (com este, 14). Estou a ficar preocupado com os velhinhos. Se calhar morreram, e como estou constipado não sinto o cheirete. Terei de por um anúncio para recrutar outros marretas? Que tal Soares & Freitas? Não? Just wondering...
    ANIMAL
    Correspondência dos leitores
    Sr. Animal,
    Hoje dediquei a tarde a ler o vosso Blog. Sim, fui eu que aumentei o número de visitas...
    Mas depois de o ler tanto, achei-o capaz de me responder a uma questão que me tem intrigado.
    Porque é que o Mohammed Saeed al-Sahaf não aparece nas cartas dos soldados americanos?
    Será o Joker?
    Cumprimentos cordiais.
    Amanhã volto.

    Por partes: gostei do Senhor Animal. O respeito é bonito.
    Fiquei a saber que há alguém que me lê tanto. Faz bem ao ego. Agora, achar-me capaz de responder a uma questão... já é puxar a corda! Mas vou tentar: Penso que o coiso, o Sahaf, não aparece nas cartas porque foi recrutado para o departamento de relações públicas da Microsoft. De cada vez que houver bugs detectados no Windows, o gajo aparece a negar tudo e a acusar o OS-X e o Pinguim Linux de conspiração contra Mr. Geits.
    Cumprimentos para si e volte sempre. Mi blog es su blog.
    ANIMAL
    Roubo esta do contra-a-corrente
    NELSON RODRIGUES, VI
    Na velha Rússia, dizia um possesso dostoievskiano: - “Se Deus não existe, tudo é permitido”. Hoje, a coisa não se coloca em termos sobrenaturais. Não mais. Tudo agora é permitido se houver uma ideologia.
    Perguntaram a um amigo meu: - Você é de direita ou de esquerda?”. Ele calcou a brasa do cigarro no cinzeiro e respondeu: - “Não sou canalha”. Ninguém entendeu. Houve aquele ‘suspense’ irrespirável. Nova pergunta: - “Como assim?”. E o meu amigo: - “O canalha joga em qualquer posição”. E não disse nem mais uma palavra. Mas, se bem o entendi, ele insinuou o seguinte: - só o canalha precisa de uma ideologia, que o justifique e absolva.
    Quando os amigos deixam de jantar com os amigos por causa da ideologia, é porque o país está maduro para a carnificina.

    ANIMAL
    Esquerda-Direita? Autoritário-Libertário?
    Fiz o teste e fiquei a saber onde estou. Aqui.
    Já suspeitava, mas imaginava-me mais na ponta... vá lá, fiquei nas proximidades do Gandhi, a vizinhança é boa e sossegada.
    ANIMAL

    quarta-feira, abril 16, 2003

    O fantasma surrealista ataca de novo!
    No Público:
    Pouco ou nada se passa como previsto na venda do espólio de André Breton. A mais insignificante bugiganga do fundador do surrealismo é capaz de atingir preços estapafúrdios, enquanto os objectos mais publicitados ficam muito aquém das estimativas.
    Breton - 'stávivo - nosnossos - corações! Yeeeeh!
    ANIMAL
    Blog do Animal
    Como parece que só eu escrevo, ainda faço um (novo) putch e nacionalizo esta coisa... os velhinhos estão cada vez mais senis, coitados, mas podiam de vez em quando mandar umas bacoradas, só prá gente saber que ainda respiram...
    ANIMAL
    Contador de acessos
    22.12 (mais 3 horas em Bagdad), o contador dizia 5011.
    Tenho duas viagens à espera (ou melhor: estou à espera de duas viagens): esta dos 5000 acessos, patrocinada pelos amigalhaços da Bravenet, uma visita de estudo ao campo de concentração de Varadero, Cuba, onde segundo consta as mulheres andam praticamente despidas (brrr! com aquele frio glaciar, que crueldade!). Mas sou como o Sr. Tomé que só acreditou na electricidade quando meteu o dedo na ficha, também tenho de ir ver com estes que a terra há-de comer. Depois, já me posso converter.
    A outra viagem, patrocinada pelo Ministro da Presidência, Dr. Morais Sarmento, de volta ao mundo como compensação espiritual por ver o Acontece todos os dias. Uma espécie de metadona, para me libertar deste vício.
    Estou à espera que alguém da agência de viagens me telefone.
    ANIMAL
    No DN:
    ESPAÇO
    Mais de 70 mil pedaços do Columbia recuperados

    A NASA poderia exportar o seu know-how para ver se recuperavam uns pedaços do Museu de Bagdad. Não? Ok, só estava a sugerir... desculpem... não volto a tocar no assunto.
    ANIMAL
    Muito sério
    Eu continuo a ser uma coisa só, apenas uma coisa - um palhaço, o que me coloca num nível bem mais alto que o de qualquer político.
    Charlie Chaplin
    ANIMAL
    Mais um blog
    Recebemos na caixa do correio a notícia de mais um blog. Este.
    Fui espreitar. O template é bonitinho. Diz que é tudo menos política. E cadê o sexo? Ou sexo é política?
    Pode ser que com o avançar da Primavera as coisas se componham. Bem vindos, anyway.
    ANIMAL

    terça-feira, abril 15, 2003

    No Correio da Manhã:
    ABUTRE PRETO VOLTA A PORTUGAL
    Mas o Mobutu não tinha morrido?
    ANIMAL
    Correcção à correcção:
    ...uma mulher...
    ANIMAL
    Atenção! Atenção!
    Provável cena de pancadaria da boa no camarote! Está esgotado na casa! Tenho alguns bilhetes para a 1ª fila! Só 500 Euros!
    ANIMAL
    Correcção ao post anterior:
    ...algumas mulheres...
    ANIMAL
    FINALMENTE
    Desculpa-me Statler, mas não resisto.
    Notícia do DN.
    Tropas americanas acreditam ter encontrado 11 laboratórios químicos e biológicos móveis enterrados a sul de Bagdad.
    Pois eu não tenho qualquer dúvida que estes laboratórios são móveis: se já viajaram dos EUA até ao Iraque!
    Waldorf [num momento de fraqueza ideológica]
    Encontrei esta aqui.
    Descobriu-se a totalidade do genoma humano. Agora só falta perceber a Humanidade.
    Eu tenho ambições mais simples: bastava-me perceber as mulheres...
    ANIMAL
    NOUS NE SOMMES PAS INVEJOISES
    NOUS SOMMES TRÈS ORGULLOISES

    O nosso adorado blogue irmão francês (mas bilingue) Merde in France escreveu:
    "European blog happenings
    (...) Our Portugese language readers should check out Marretas.
    "
    E juntou-nos à lista de blogues europeus. Portugueses, somos nós e os Infames.
    Uma reunião? Por mim, pode ser na Bretanha.
    STATLER
    A nossa leitora Roxanne (a da música do Sting, não confundir com a outra) mandou-nos esta mensagem:
    Olá, olá...
    Na marretada de hoje "E agora, a inveja" o Statler pede "perguntas sérias" e "dúvidas existenciais".
    Pois não sei em qual dos dois pedidos se enquadra a minha questão (sim, sou loira de nascença, logo um caso perdido) mas aqui vai:
    - Porque os jornalistas brasileiros chamam coalizão à coligação?
    Está correcto? Qual a diferença? Será que querem apenas ser diferentes e chamar a atenção? Existem mais palavras sinónimas ou
    substitutas que eu possa utilizar? Sim, também eu quero ser diferente e chamar a atenção.
    Fui ao site da Porto Editora mas o site deles não me satisfaz tanto como o vosso.....

    Até a próxima....
    Foi bom para vocês?


    Olá Roxanne, a loira da música do Sting
    Não sei se a minha idade ainda me permite satisfazer-te, mas vou tentar fazer melhor que a Porto Editora.
    COALIZAÇÃO = Acordo ou aliança de partidos para um fim determinado. Liga ou aliança de potências. Coligação.
    Efectivamente as palavras são sinónimas. Mas acontece que muitos jornalistas ainda não perceberam uma coisa fundamental: o difícil é escrever coisas complicadas de uma forma simples e rigorosa.
    Quanto aos sinónimos, toma lá meia-dúzia.
    Aliança; confederação; liga; união; coalizão; coalização;
    Mas atenção: a tua imagem só melhora se pintares o cabelo de outra cor. Caso contrário pensam que te estás a armar!
    Beijos
    WALDORF [visivelmente… satisfeito]
    Faz falta a caixinha das marretadas...
    Mensagem dos anarquistas para Bagdad:
    Anarquia sim, mas tanta não!
    ANIMAL
    A tradição já não é o que era.
    Então o Saramago desiludido com o Fidel? Já não há estalinistas como antigamente...
    ANIMAL
    E AGORA, A INVEJA
    Por que é que ninguém nos manda mails com perguntas sérias?
    Por que é que ninguém nos manda mails com dúvidas existenciais?
    Por que é que ninguém nos manda comunicados?
    Como lemos noutros blogues, sejam fachos, sejam marxs?
    Porquê?
    A culpa é do Animal e da bandalhice dele, não é?
    Eu e o Waldorf estamos sempre disponíveis a partilhar a sapiência.
    É só mandar um mail, sem chamar nomes, para bloguemarretas@hotmail.com.
    STATLER
    ERA BOM, ERA...
    O contador já lá está.
    Os comentários não. O Blogextra está farto das marretadas exclusivamente esquerdistas que recebemos. Eu também já andava um bocadinho triste com o abandono dos irmãos fachos, confesso.
    E para piorar, as visitas ao blogue decrescem a olhos vistos.
    Não tarda nada fazemos nós um golpe de blogue direitista para voltar às 200 visitas. A não ser que já estejamos, por culpa da sobrepostização do Animal, na categoria de blogue canhoto. Nesse caso, reformo-me de vez.
    STATLER